in

Olimpíadas 2024: Pódio do solo feminino pode mudar; entenda a polêmica

Caso será analisado pela Federação Internacional de Ginástica

Foto: Alexandre Loureiro/COB.

O pódio formado por Rebeca Andrade, Simone Biles e Jordan Chiles, no solo da ginástica artística feminino nas Olimpíadas de Paris 2024, gerou uma polêmica inesperada. O imbróglio começou quando a equipe da Romênia questionou a justiça das notas dadas às ginastas Ana Barbosu e Sabrina Voinea, que ficaram na quarta e quinta colocações, respectivamente. Especialmente em relação à pontuação de Chiles, que levou o bronze. Dessa forma, o governo romeno se manifestou pedindo uma revisão, aumentando a tensão nos bastidores do evento.

Leia também: Olimpíadas 2024: quadro de medalhas do Brasil [ATUALIZADO]

Últimos desdobramentos da polêmica envolvendo o pódio do solo feminino

Desde a contestação, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) afirmou que a pontuação foi justa e seguiu todos os protocolos. Entretanto, o governo romeno pediu uma investigação mais profunda, alegando que a atleta Sabrina Maneca-Voinea poderia ter sido prejudicada.

A FIG anunciou que revisará o caso, mas enfatizou que as decisões dos juízes são finais e raramente alteradas. Enquanto isso, Rebeca Andrade continua a receber apoio dos fãs e de colegas ginastas, que têm comentado bastante nas redes sociais acerca do desempenho da atleta nas Olimpíadas 2024. Vale destacar que, mesmo que a FIG retroceda a decisão dos juízes, a colocação da brasileira não será afetada.

A polêmica repercutiu também nas redes sociais. Um usuário do X, antigo Twitter, inclusive criou uma thread onde relatou todas as reviravoltas em volta dessa história. Confira:

Não perca nenhuma novidade! Nos siga no X/Twitter, no Instagram e no TikTok!