in

Da Argentina para o mundo: entendendo o fenômeno Nathy Peluso

Nascida na Argentina, na região de Saveedra em Buenos Aires, Nathy Peluso hoje é uma das artistas mais interessantes em ascensão. De feats grandiosos a indicações em premiações renomadas, venha conhecer um pouco mais da carreira dessa artista que já é um fenômeno e tem tudo para dominar a música global!

Foto: Reprodução/Instagram @nathypeluso

Os primeiros passos de Nathy Peluso

Influenciada pelo ambiente musical em sua casa, desde muito jovem Nathy foi acostumada a escutar todo tipo de gênero musical. Da música clássica, soul ao jazz, salsa e bossa nova, as suas principais inspirações são Ella Fitzgerald, João Gilberto e Atahualpa Yupanqui. E já desde muito cedo, ainda que com vários contratempos, Nathy parecia já muito determinada em alcançar o que queria: viver de música.

Foto: Reprodução/Instagram @nathypeluso

Foi em 2005 que a sua vida mudou definitivamente, quando a artista saiu da Argentina para morar na Espanha. Durante esse período, a cantora nunca perdeu de vista a paixão pela música, ainda que parecesse um sonho distante, já que afinal ela tinha que pagar as suas contas, não é mesmo? Nesse período inicial, Nathy estudou Comunicação Audiovisual, e posteriormente Belas Artes, em Madrid, onde se especializou em pedagogia de artes visuais e dança. Mas além disso também trabalhava como garçonete em vários estabelecimentos, e até proclamava poesia e cantava músicas na rua, além de também começar a ficar conhecida na cidade por cantar em hotéis e restaurantes, com covers de Nina Simone, Etta James e diverso outras referências musicais.

Em entrevista para Billboard, Nathy até destaca que criar poesias nas ruas da Espanha foi um momento muito importante como artista, já que a ajudou a escrever em versos e posteriormente a fazer rap. “Esse foi um período lindo para mim, eu finalmente senti que eu poderia trabalhar em minhas criações, e até fazer algum dinheiro com isso”, comentou a cantora.

https://twitter.com/JulianMarin/status/1462515489075249160

Foi então em 2017 que Nathy Peluso deu oficialmente o ponta pé inicial em sua carreira na música, de forma independente, com a mixtape “Esmeralda”, que trazia uma influência muito forte do hip-hop. Já no ano seguinte foi a vez do EP “La Sanduguera”, que começou a chamar atenção dos críticos da época, com um repertório que fez uma fusão dos ritmos latinos e tradicionais com o soul, r&b e hip-hop.

Chamando atenção cada vez mais do público e crítica, Nathy foi aos poucos se estabelecendo na cena musical e desenvolvendo a sua capacidade artística, que combinava com estéticas bem executadas e uma presença ímpar de palco, carisma e personalidade. Ficando ainda mais evidente quando ela começou a sair em turnê, participando de grandes festivais pela Europa, como o prestigiado Primavera Sound 2018.

Leia mais: Opinião: Rosalía, C.Tangana e mais: seria o retorno da tendência da bachata no pop latino?

Calambre: a virada de chave na carreira de Nathy

Mas foi em 2019 que as coisas começaram a ganhar uma outra proporção, quando Nathy assinou o seu contrato com a gravadora Sony Music Espanha. A partir desse momento, entre vários singles avulsos que ajudaram a estabelecer massivamente o nome de Peluso no mundo da música, que surgiu então o primeiro álbum de estúdio, “Calambre”.

Foto: Divulgação/@jp._.bonino

Construído com uma mistura de referências como o r&b, salsa, hip-hop e pop, o álbum lançado no final de 2020 conta com destaques como “BUSINESS WOMAN”, “SANA SANA”, “BUENOS AIRES” e “PURO VENENO”. Sendo bem recepcionado pelo público e pela imprensa internacional também, “Calambre” exala e transparece toda a emoção contagiante da personalidade única de Peluso, mostrando também a sua devida versatilidade e coesão dentro de um mesmo trabalho. Inclusive, é capaz de você já ter visto a performance de Nathy no programa COLORS, que viralizou nas redes sociais.

Desde então, o disco tem chamado atenção também da internet, e principalmente agora em 2021 parece que Nathy tem conquistado uma atenção ainda mais especial. No último mês a cantora ganhou na categoria “Melhor Álbum Alternativo”, no Grammy Latino e foi indicado ao Grammy 2022, na categoria “Melhor Álbum Latino de Rock ou Alternativo”.

Recomendo assistir as suas performances ao vivo porque se já não bastasse grandes músicas, estéticas e videoclipes, Nathy domina os palcos também! Da só uma olhada aqui:

Ah, e sem contar que já queremos muito dançar funk com ela aqui no Brasil, porque pelo visto ela já tá preparada para esse momento!

https://twitter.com/NathyPeluso/status/1344745890897080322?s=20

O futuro de Nathy

Com a popularidade em alta, os convites de feat não iam faltar, não é mesmo? Destaco aqui a excelente parceria com uma grande artista da Espanha no momento, C.Tangana, na faixa “Ateo”. A parceria com a rainha do reggaeton, KAROL G, em “GATO MALO“. E pro último o recente single de Christina Aguilera, que também rendeu uma performance no Grammy Latino desse ano, “Pa Mis Muchachas”.

No fim, Nathy Peluso é aquele tipo de artista completa, sabe? Estéticas deslumbrantes, álbum coeso e domínio em cima do palco, com músicas que contagiam e se mantem fiéis às suas origens e emocionam o ouvinte. Além de por si só ser uma personalidade extremamente carismática e única, dentro de um época que se destacar em meio ao grande volume de consumo é difícil. Nathy parece cumprir muito bem o dever de casa de furar essa bolha e aos poucos vai conquistando o mundo. Então, fica aí de olho que em 2022 tenho certeza que ainda vamos ouvir muito falar nela!

Leia também: Christina Aguilera com álbum em espanhol? Outras cantoras já fizeram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *