in

Christina Aguilera com álbum em espanhol? Outras cantoras já fizeram

Foto: reprodução/ Instagram

Christina Aguilera está prestes a lançar seu segundo álbum em espanhol, porém, ela não é a única a se aventurar no idioma. Assim como outras cantoras, projetos de discos em língua espanhola já são esperados na indústria musical.

Foto: reprodução/ Instagram

Em 2000, Christina Aguilera lançou o seu segundo álbum de carreira e seu primeiro em espanhol. Intitulado Mi Reflejo, o disco inclui versões em espanhol de canções do primeiro álbum autointitulado, e novas faixas. Além disso, Mi Reflejo foi vencedor da categoria Melhor Álbum Vocal Pop Feminino no Grammy Latino.

Apesar do longo tempo desde seu primeiro projeto discográfico em espanhol, Christina confirma que o sucessor do Liberation lançado em 2018 será totalmente na língua espanhola.

A americana participou do especial de comédia Yearly Departed, da Amazon Prime Video, e em divulgação do episódio, concedeu entrevistas a veículos de imprensa, o que acabou confirmando a chegada do seu segundo álbum no idioma em 2021. Confira o trecho em que ela revela o lançamento do material:

https://twitter.com/TeamXtinaBrasil/status/1344849122772348929?s=20

Segundo a cantora, ela está muito animada para o acontecimento. “Sim, o álbum em espanhol vai acontecer. Eu tive tempo em 2020 para organizar os meus pensamentos e decidir o esquema exato” — revelou Christina.

Em entrevista para a Apple Music em 2020, a voz de “Beautiful” falou sobre o processo de criação do projeto:

Dessa vez, quero entrar fundo na raiz e no núcleo dele. Não queria simplesmente fazer por fazer, mas sim explorar um ambiente que eu gostaria de explorar, que é um ambiente mais passional, esse ambiente de objetivos realinhados, de estabelecer agora meu plano para o próximo ano e para os próximos três ou cinco anos também. Explorar isso a fundo e decidir desde já.

Christina pretende estar próxima de colaboradores nativos, como anda fazendo ao ser aproximar da cantora espanhola Rosalía desde 2019.

Outras cantoras que lançaram um álbum em espanhol

1) Beyoncé

Em Irreemplazable, Beyoncé trouxe versões em espanhol dos últimos sucessos do seu álbum B’Day e da trilha sonora do filme Dreamgirls, protagonizado pela cantora. Assim, incluindo oito temas em espanhol, entre parcerias com o cantor mexicano Alejandro Fernández na faixa de abertura “Amor Gitano” e três versões do dueto com Shakira, “Beautiful liar”, em espanhol, inglês e “espanglês”.

Bem como em “Oye”, a versão em espanhol de “Listen”, tema de “Dreamgirls – Em busca de um sonho e a versão original e remix da faixa título “Irreemplazable”. Por fim, o remix feito pelo compositor e produtor americano Timbaland para a canção “Get me bodied” junto com o artista de reggaeton Voltio, de Porto Rico.

2) Fifth Harmony

A Girlband lançou em novembro de 2013 um EP em espanhol intitulado Juntos que contém cinco faixas. Sendo assim, o disco é uma versão espanhola do EP de estreia, Better Together, que veio logo após o término da participação do grupo no programa The X Factor em terceiro lugar.

Enquanto isso, há também a versão acústica do disco:

3) Jennifer Lopez

Filha de porto-riquenhos, a nova iorquina lançou em 2007 seu primeiro álbum em espanhol, Como Ama Una Mujer, que foi produzido pelos colombianos Julio Reyes e Estéfano. Além de contar com a produção do seu ex-marido e pai de seus filhos, Marc Anthony, com quem entrou em turnê na época.

Atualmente, JLo se uniu ao colombiano Maluma na colaboração Pa’ Ti e Lonely que serão destaque no filme Marry Me, da Universal Pictures, que é coestrelado por Jennifer Lopez e Maluma.

Dessa forma, ainda há o lançamento do álbum colaborativo entre os dois artistas que servirá como trilha sonora para o longa que tem estreia marcada para 12 de fevereiro, e conta com a atuação do ator Owen Wilson.

Selena Gomez e o suposto projeto em espanhol

Como bem sabemos, a cantora, que é filha de mexicano, já mostrou orgulho de suas raízes latinas e até mesmo emprestou seus vocais ao lado de Ozuna e Cardi B para o hit reggaeton Taki Taki do DJ Snake. Porém, parece que há mais vindo aí!

Segundo insiders, o novo álbum de Selena Gomez, sucessor do Rare, será interaimente em espanhol e o lead single é uma parceria com o cantor porto riquenho, Rauw Alejandro. Assim, como já adiantado pelo CEO da Interscope, o material é visual.

Em dezembro para a Billboard, Selena Gomez que foi capa da nova edição do periódico, nomeado “edição nº 1” por trazer artistas que chegaram no topo das paradas no ano de 2020 revelou que “tem um punhado de coisas legais a caminho” e a revista completou dizendo que “pode incluir um projeto na língua espanhola”.

E você, qual artista desejaria que fizessem um álbum inteiro em espanhol? Conta para a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *