Nesta segunda-feira (5), o filme “Não Se Preocupe, Querida” teve sua estreia oficial no Festival de Cinema de Veneza. Em meio a algumas polêmicas envolvendo os bastidores da produção, o elenco principal – formado por Florence Pugh, Harry Styles, Chris Pine e Gemma Chan – compareceu à première, na companhia da diretora Olivia Wilde.
Leia mais: Harry Styles fala sobre sua carreira de ator: “Não tenho ideia do que estou fazendo”
A tarde começou com uma coletiva de imprensa, na qual notou-se a ausência da protagonista, Pugh. A mídia internacional havia reportado que a atriz não participaria das promoções do longa, em decorrência de um mal-estar com Wilde. No entanto, a diretora negou o boato:
“Não posso dizer o quanto estou honrada em tê-la como nossa protagonista”, disse (via W Magazine). “Quanto a todas as fofocas e barulho interminável dos tabloides por aí, a internet se alimenta por si só. Não sinto necessidade de contribuir”.
Apesar das notícias sobre a ausência de Florence, ela chegou no evento no horário do tapete vermelho, e posou com os outros membros do elenco. Apesar disso, a mídia internacional comentou que houve uma notável falta de interação entre a atriz britânica, seu co-protagonista, Styles, e a diretora do filme.
Entenda melhor as polêmicas por trás de “Não Se Preocupe, Querida”
A confusão nos bastidores de “Não Se Preocupe, Querida” começou no ano passado, mas só veio à tona recentemente. Em agosto, Olivia Wilde revelou para a revista Variety que teria demitido Shia LaBeouf de seu filme. Ele faria o papel assumido por Harry Styles – com quem a diretora teria iniciado um relacionamento durante as filmagens.
A demissão teria acontecido pois o ator “não condizia com o ethos exigido em suas produções”. Segundo ela, a decisão também levou em consideração os sentimentos de Florence Pugh, que não queria trabalhar com LaBeouf.
Na mesma semana, porém, Shia LaBeouf enviou para o veículo algumas provas de que, na verdade, a diretora o implorou para que ele não deixasse o elenco. “Acho que isso pode ser um alerta para a senhorita Flo, e quero saber se você está disposto a tentar isso comigo, conosco”, diz Olivia em um vídeo enviado pela equipe do ator para a Variety.
O mal-estar se estendeu para outros aspectos. Em entrevista recente para a revista Harper’s BAZAAR, Pugh admitiu que não está contente com a maneira que o longa está sendo promovido. “Quando reduz-se a cenas de sexo, ou a assistir ao homem mais famoso do mundo dar em cima de alguém, não é por isso que fazemos isso. Não é para isso que estou nessa indústria”, falou.
“Claro, com a natureza de contratar o maior pop star do mundo, você vai ter conversas como essas. Mas não é isso que eu vou discutir, porque o filme é maior e melhor que isso. E as pessoas que o fizeram são maiores e melhores que isso”, completou.
Filme não anima a crítica especializada
Além de todas as polêmicas envolvendo a produção, o longa ainda enfrenta outro problema: as críticas negativas. No website Rotten Tomatoes, que engloba as reviews de diversos veículos, a estreia de “Não Se Preocupe Querida” conquistou apenas 39% de aprovação. Agora, o filme conta com uma aprovação de apenas 46%.
Entre as observações, a mídia conclui que, apesar da boa performance de Florence Pugh e da bela estética do filme, a trama não é forte ou inovadora o suficiente para prender a atenção do espectador.
“É uma história bastante rotineira e sem imaginação sobre escapar do patriarcado – algo que já foi feito antes, e melhor”, comentou Hannah Strong, do veículo Little White Lies.