in

Maggie Smith, a inesquecível Minerva de “Harry Potter”, morre aos 89 anos

Notícia foi confirmada pelos filhos da atriz, Tobey Stephens e Chris Larkin

Foto: Reprodução/Youtube

Bruxos de todo o mundo, levantem suas varinhas para homenagear uma das mais brilhantes estrelas do cinema: a icônica atriz britânica Maggie Smith faleceu nesta sexta-feira (27), aos 89 anos. Famosa por seus papéis marcantes em “Harry Potter” e “Downton Abbey”, Maggie deixa um legado imensurável.

Morre Maggie Smith aos 89 anos

Nesta sexta-feira, Tobey Stephens e Chris Larkin, filhos de Maggie Smith, confirmaram a morte da multipremiada atriz britânica. “Ela morreu pacificamente, no hospital, na manhã desta sexta-feira (27). Uma pessoa intensamente reservada, esteve com seus familiares e amigos até o fim. Ela deixa dois filhos e cinco amados netos que estão devastados com a enorme perda de sua extraordinária mãe e avó”.

Nascida Margaret Smith em 1934, em Ilford, Essex, ela começou sua carreira no teatro ainda jovem, debutando nos palcos da Oxford Playhouse nos anos 1950. Logo, integrou a renomada companhia londrina Old Vic, e depois o prestigiado Royal National Theatre, onde brilhou ao lado de seu então marido, o também ator Robert Stephens.

Maggie Smith conquistou seu primeiro Oscar em 1969, com a comédia “Primavera de uma Solteirona”, no papel de uma professora excêntrica. Em 1978, veio o segundo, agora como Melhor Atriz Coadjuvante, por sua atuação em “Suíte Califórnia”. Ao longo de sua carreira, foi laureada com múltiplos prêmios, incluindo o British Academy Film Awards, destacando-se por filmes como “Uma Janela Para o Amor” (1985) e “Paixão Solitária” (1987).

Além disso, em reconhecimento ao seu imenso impacto no teatro e cinema, foi nomeada Dama Comandante da Ordem do Império Britânico em 1990 e, em 2014, recebeu o título de Companheira de Honra.

Leia também: CCXP 24: saiba como votar no Concurso Cosplay Master