in ,

Hayley Williams e suas várias influências

Hayley

Quem acompanha o Paramore, com toda certeza, já parou para observar a voz que compõe a banda no quesito estilo e atitude. É óbvio que Hayley Williams seria um pouco mais notada que Taylor e Jeremy no quesito moda, uma vez que é a única garota presente na banda. E não somente isso: Hayley tornou-se uma grande referência de estilo para suas fãs.

A verdade é que, mesmo que Hayley tenha um estilo ”único”, bastante ousado e até mesmo arriscado, tudo o que compõe a sua imagem física não se trata apenas de algo autoral: ela busca referências que pra metade de seu público não faz diferença, mas que em um contexto geral faz parte de todo um conceito, uma história e de referências que vem desde o movimento punk enraizado com as groupies até os famosos hipsters que temos encarado com freqüência hoje em dia.

Ouvimos por aí, por qualquer lugar, que o que a gente veste é exatamente o reflexo de quem nós somos; e isso não é mentira, uma vez que temos a Hayley pra provar essa teoria. Vamos começar por algumas imagens que mostram um passado (não tão distante) da cantora, dentro do Paramore, de onde nunca saiu, que a mostram desde mais nova, onde nunca hesitou em carregar nas influências.

large

Nas três imagens, podemos observar as misturas de estampa: o combo xadrez x oncinha tem muita história pra contar. E, certamente, Hayley pensou nos primórdios ao montar os looks um pouco tanto quanto duvidosos. Quer ver? Olha só:

* Estampas de oncinha eram claramente usadas pelas groupies, que eram as garotas que mantinham algum relacionamento com caras de banda, ou apenas corriam atrás deles como tietes. É certo que isso tornou-se um símbolo no mundo da moda e isso é indiscutível. O lance da oncinha era bem visto em groupies como Nancy (ex namorada do Sid Vicious – do Sex Pistols) e também de Courtney Love (ex esposa do Kurt Cobain). Vem muito da época glam rock também, porém, é um assunto pra outra hora.

– > Além disso, a relação entre Hayley e oncinha vai muito além de nossa imaginação, e a história é muito longa. Tudo começou quando o Paramore abria shows pro No Doubt, e a partir disso, Hayley viu em Gwen Stefani um ponto de inspiração mais que qualquer outro. Se você duvida, temos algumas imagens que podem comprovar. E toda a relação de amor não é notável apenas nas roupas, mas também nos pontos de voz que se assemelham muito.

* Por mais que o xadrez não tenha uma época definida, podemos associar a grandes e várias etapas da história da moda: grunge, punk na era Sex Pistols e até os anos atuais. O xadrez é como o jeans e nunca, nunca sairá das linhas de estilo ou terá um rótulo para grupos de estilo e gênero.

large (1)

 

hayley1

Pra quem acompanha a cantora desde algum tempo, pôde e pode notar que seu estilo varia entre ”sou menininha hoje porque eu tô afim, mas amanhã quero ser mais garotinho sem problema algum”, característica de quem adere ao estilo boyish – aquilo que tem referências masculinas. É certo que em tempos atuais, é no mínimo estranho acentuar características masculinas ou femininas pra algum estilo, já que está tudo tão moderno e bem ”conjunto/uniforme”. Porém, tratando-se de Hayley, acredito eu que a proposta seja exatamente essa: de misturar acessórios e alguns elementos masculinos com outros femininos. Assim em sua plena consciência, ela chega a um consenso entre o uniforme e o autoral.

01780d0d-f111-40e9-b0ed-9c5a754b6b26_119898789

O uso constante de coturnos e outros sapatos mais pesados, camisas de banda, jeans, meia rasgada, e até mesmo seus próprios cabelos refletem a mulher moderna de atitude que Hayley procura ser. Nas fotos acima, pudemos observar que seu estilo era muito adolescente, jovial e sem muita direção do que realmente era no quesito roupa. Mas é importante que fique explícito que, de alguma forma, isso seja reflexo do que Hayley já foi e tornou-se de uns tempos pra cá. Hoje, a cantora preza por conforto e rapidez na hora de vestir, onde em constante turnê é necessário que quanto menos roupa e menos coisa, melhor.

hayley-williams-performing-at-mtv-upfront-presentation-april-2014_1

Hoje, aos 25 anos, mais madura, Hayley não mudou o estilo; ela apenas encontrou uma direção por qual seguir, e usando os mesmos elementos de antes: muito couro, jeans, meias, coturnos,cropped, creepers, saias metalizadas, hot pants, disco pants e muita t-shirt. Apesar disso, a uniformidade de todo seu look e identidade encontra-se mais limpa, menos jovial e sempre mais moderna. Hayley sempre será moderna, mesmo que, para isso, ela use e abuse de contextos sociais que, na mente de muitos, não façam mais tanta diferença.

Lembra que falei que as referências dela vinham de várias vertentes?! Pois bem, hoje em dia ela tem usado boas referências do novo movimento intitulado SEAPUNK – que nada mais são os punks que vem do mar. E se a nossa Hay já investia bastante no movimento Punk, imagina agora? O ponto chave desse subgênero ficou bastante explicito quando ela usou esse colar (Tattoo Choker Necklace), que estavam nos auge dos anos 90 e que todo mundo usava. Seria Hayley a nova SeaPunk do Século XXI?!

Confira alguns looks atuais de Hayley, onde todos os elementos citados nesse texto podem ser encontrados em calças, botas, croppeds e outros:

hayley-williams-black-white-print-crop-top hayley-williams-floral-jersey-outfit hayley-williams-sequin-sun-halter-top hayley-williams-walking-dead-tank-top

 

Para finalizar, é importante que os cabelos da Hayley também sejam pontuados: ela começou com um cabelo enorme em crushcrushcrush e hoje em dia cultiva os fios curtos. E como se não bastasse, vive mudando as cores: hoje opta por spray, pela praticidade na hora de tingir os fios. Mulheres mais velhas com cabelos mais curtos procuram pela modernidade, e se a cantora sempre pinta de cores ousadas, significa nada mais nada menos que: ”sou mais velha, mas minha alma de jovem nunca morrerá”. Venhamos e convenhamos que isso nada mais é que a cara da nossa Hay.

Hayley Williams tornou-se uma grande mulher, em todos os sentidos; e nunca perdeu a sua essência, por mais madura que esteja. A tendência é sempre melhorar e evoluir de acordo com o que seu profissional pede, de acordo com o que o ser mulher dela pede. E o mais importante de tudo é que mesmo com tantas influências e referências, Hayley sempre será ela mesma, com bastante atitude e muita voz.

O melhor de tudo isso é que, se ela já era maravilhosa antes, qual o adjetivo que podemos dar a ela agora? Conte pra gente nos comentários, e lembre-se: ”be nice, or go away!” 😉

Um comentário

Leave a Reply

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *