in

Greve de atores de Hollywood: entenda como a ação afeta a indústria

Agora, o Sindicato dos Atores de Hollywood se junta à greve implementada pela Associação de Roteiristas da América

greve atores hollywood
Foto: Reprodução/Instagram/@sagaftra

Na última quinta-feira (13), o Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) anunciou uma greve oficial após uma votação unânime. Com isso, os atores se juntam aos roteiristas em uma grande paralisação.

Leia mais: “Oppenheimer”: como comprar ingressos na pré-venda?

A Associação de Roteiristas da América (WGA) está em greve oficial desde maio deste ano, o que afetou a produção de diversos filmes e séries. Agora, os dois sindicatos de trabalhadores da área do entretenimento buscam a negociação de algumas exigências com a Aliança de Produtores de Filmes e Televisão (AMPTP).

Uma série de estrelas já se pronunciaram a favor da paralisação. Em meio às promoções de “Barbie”, Margot Robbie disse ao veículo Sky News: “Eu apoio muito todos os sindicatos e eu faço parte do SAG, então estou, com toda a certeza, do lado deles”.

O elenco e a equipe de “Wicked” também abandonaram temporariamente a produção do musical. Através de seu Instagram, Ariana Grande apoiou a greve.

ariana grande greve atores
Foto: Reprodução/Instagram

Bruna Marquezine, que está presente em “Besouro Azul”, também mostrou seu apoio ao Sindicato dos Atores de Hollywood. Por conta da ação, as promoções do filme da DC Entertainment serão pausadas.

“Sempre estarei ao lado de iniciativas que lutem pelo progresso da comunidade artística, seja no meu país ou no exterior”, declarou ela em uma publicação no Instagram.

Entenda o motivo da greve e como a ação afeta a indústria de Hollywood

Assim como os roteiristas, os atores estão exigindo alguns pontos para a finalização da greve. A principal reivindicação é o aumento da remuneração mínima nas áreas do entretenimento e o aumento dos “residuais” – ou seja, o lucro proveniente da exibição na TV e no streaming; e venda de filmes e séries em mídias como DVD e blu-ray.

Os sindicatos também pedem melhores condições de trabalho em todas as áreas ligadas à Hollywood. Além disso, os trabalhadores exigem uma regulação e limitação no uso de inteligência artificial na indústria.

Por conta da paralisação, os atores ligados ao sindicato não podem participar de filmagens e divulgações de projetos. Dessa forma, os filmes e séries irão atrasar a etapa de produções, causando um atraso no lançamento de diversos títulos. Eventos promocionais e premiações como o Emmy correm, ainda, o risco de serem adiadas.

Vale lembrar que essa é a primeira vez desde a década de 60 em que os sindicatos de atores e roteiristas de Hollywood se unem para reivindicar direitos. Na época, os trabalhadores pausaram suas atividades por cerca de 5 meses, o que resultou em um aumento de salário e melhores condições trabalhistas.

Nos siga no Twitter e no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *