in ,

Se cada música do ‘folklore’ fosse uma série ou filme, qual seria?

folklore serie

Folklore, oitavo álbum de estúdio da carreira de Taylor Swift, era lançado há exatamente um ano, apenas onze meses após o lançamento de Lover. No dia anterior da estreia, a cantora surpreendeu os fãs com o anúncio do disco, já que os admiradores nem sonhavam que o projeto estava sendo preparado. “Durante o isolamento, minha imaginação correu solta e este álbum é o resultado. Eu contei essas histórias com a minha melhor capacidade e com todo amor, admiração e capricho que elas merecem”, escreveu a artista nas redes sociais no dia de lançamento.

Por Isabela Berrogain e Mariana Alves

Leia também: #TBTrack: O primeiro ano de Folklore, 3º álbum do ano de Taylor Swift no Grammy

Durante a divulgação do trabalho, Taylor chegou a falar algumas vezes sobre o folklore ser um mundo criado por ela mesma, não necessariamente partindo de experiências pessoais. “Eu me encontrei não apenas escrevendo sobre minhas próprias histórias, mas também escrevendo sobre ou a partir de perspectivas de pessoas que eu nunca nem encontrei, pessoas que eu conheci ou aqueles que eu queria não ter conhecido”, escreveu a cantora no Twitter. Partindo desta informação e em comemoração do primeiro aniversário do disco, selecionamos aqui alguns filmes e séries que poderiam ser músicas do folklore. Confira!

folklore serie
Foto: Divulgação

Uma série ou filme para cada música do ‘folklore’

1. the 1 – Little Women

É difícil encontrar alguém que tenha assistido ‘Adoráveis Mulheres’ sem torcer ao menos uma vez para que o romance entre Jo March e Laurie desse certo. Entretanto, a jovem confusa em seus sentimentos e com diferentes prioridades, não consegue demonstrar esses sentimento, quebrando expectativas na parte final do filme. “Se você me queria você realmente deveria ter demostrado”.

“Persisto e resisto a tentação de te perguntar. Se uma única coisa fosse diferente, será que tudo seria diferente hoje? Nós éramos algo especial, você não acha?”.

2. cardigan Normal People

Logo quando Taylor Swift lançou folklore, diversos fãs começaram a linkar o lead single do álbum com a série de TV Normal People. O seriado conta a história de Marianne Sheridan e Connel Waldron, um casal que se relaciona, entre idas e vindas, do ensino médio até o fim da faculdade. Mesmo durante os términos, Marianne e Connel permaneciam como melhores amigos, sempre encontrando conforto um no outro.

“E quando eu senti como se eu fosse um cardigã velho / Debaixo da cama de alguém / Você me vestiu e disse que eu era seu favorito”.

3. the last great american dynasty – The Great Gatsby

the last great american dynasty‘ poderia sozinha inspirar um filme, já que mostra, mais uma vez, o storytelling impecável de Taylor Swift ao contar a história de vida luxuosa de Rebeca Harkness.

A adaptação do romance de F. Scott Fitzgerald, The Great Gatsby, conta a história do milionário Jay Gatsby, que entre muitas festas de luxo, tem o sonho de construir uma vida ao lado de Daisy Buchanan. Entretanto, a jovem não consegue alcançar as altas expectativas exageradas de Gatsby e acaba se tornando a antagonista da história dele.

“Quem sabe, se ela não tivesse aparecido, o que poderia ter sido. Lá se vai a mulher mais louca que essa cidade já viu. Ela se divertiu muito estragando tudo”.

4. exile (feat. Bon Iver) – This Is Us

Apesar das diversas histórias contadas em This Is Us, ‘exile‘ lembra facilmente a relação de Kevin e Sophie. Juntos desde crianças e casados muito novos, o relacionamento passou por diversas idas e vindas ao longo dos anos. Os dois tentaram seguir em frente algumas vezes, mas acabavam se procurando novamente e sentindo a dor de ver um antigo amor seguindo em frente.

“Você era minha coroa, agora estou em exílio vendo você partir. Eu acho que já vi esse filme antes, então estou partindo pela porta lateral”.

5. my tears ricochet – História de Um Casamento

Taylor contou em uma entrevista à Entertainment Weekly que começou a escrever ‘my tears ricochet‘ após assistir ao filme História de Um Casamento, da Netflix. A música conta a história de um relacionamento tóxico e falido que acabou machucando ambas as partes.

O filme, por sua vez, mostra de forma profunda e intensa as falhas de marido e mulher que levaram Charlei e Nicole ao processo doloroso do divórcio. Em determinado momento, que até mesmo viralizou nas redes sociais, Charlie diz que desejava que sua esposa estivesse morta. “Se eu estou morta para você, por que você está no velório? Xingando meu nome, desejando que eu tivesse ficado. Veja como minhas lágrimas ricocheteiam”.

6. mirrorballCisne Negro

Em Cisne Negro, Nina Sayers recebe a difícil missão de ocupar o cargo de bailarina principal da sua companhia de dança. Apesar do talento nos palcos, Nina passa por sérios problemas pessoais e familiares, o que acaba afetando seu desempenho e suas performances. Em meio aos desentendimentos dentro de casa, a dançarina ainda passa a enxergar uma concorrência desleal de suas colegas de companhia ao se preparar para interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de O Lago dos Cisnes, maior desafio de sua carreira.

“Eu quero que você saiba / Eu sou um globo espelhado / Eu vou te mostrar todas as suas versões esta noite / Eu vou te levar para a pista de dança / Cintilando beleza / E quando eu quebro, é em um milhão de pedaços”.

7. sevenO Primeiro Amor

Desde os sete anos de idade, Julianna Baker, protagonista de O Primeiro Amor, vive uma paixão não-correspondida pelo vizinho Bryce Loski. Bryce, por sua vez, sempre considerou Julianna excêntrica e procurava evitá-la. No entanto, aos treze anos, o avô de Loski, Chet Duncan, passa a morar com o neto e cria uma estranha amizade com Baker, o que acaba aproximando os adolescentes.

Assim como no filme, Taylor Swift relembra em seven de um relacionamento da infância, cantando os versos “Por favor, me imagine nas árvores / Eu atingi meu pico aos sete”.

8. augustDesejo e Reparação

Desejo e Reparação narra o amor interrompido de Robbie Turner e Cecilia Tallis. Ao perceber o interesse romântico entre Robbie e sua irmã Cecilia, Briony Tallis, apaixonada por Turner, acusa injustamente o rapaz de um crime que ele não cometeu, no intuito de dar um fim no relacionamento dos dois. Com a acusação, o rapaz acaba sendo preso e, mais tarde, obrigado a se alistar no exército britânico para lutar na Segunda Guerra Mundial. Ao se reencontrarem anos depois, já durante a guerra, Robbie e Cecilia, que se torna enfermeira, trocam promessas de amor eterno.

“Querer já era o suficiente / Para mim, era o suficiente / Viver pela esperança disso tudo / Cancelei os planos, só para o caso de você ligar”.

9. this is me tryingThe Crown

O relacionamento entre a princesa Diana e o príncipe Charles é um dos principais plots da 4ª temporada de The Crown. No seriado, vemos o sofrimento que Lady Di passou na vida real, se desdobrando para manter seu relacionamento com Charles. Assim como diz o nome de uma das faixas do folklore, “isso sou eu tentando“, a princesa, apaixonada pelo marido, buscou driblar até as traições do príncipe pelo bem do casamento.

“E é difícil estar em uma festa / quando me sinto como uma ferida aberta / É difícil estar em qualquer lugar esses dias / quando tudo que quero é você”.

10. illicit affairs – Sex and The City

Em ‘illicit affairs‘ é possível perceber até mesmo algumas referências, intencionais ou não, ao casal Carrie e Big, de Sex and The City. No geral, a música consegue retratar as problemáticas das traições que levaram ao relacionamento dos dois. “Você me mostrou cores que sabe que não consigo enxergar com mais ninguém”.

Além disso, ao longo da série, Big constantemente usa os apelidos ‘kid’ e ‘baby’ com Carrie, contrastando com o trecho “don’t call me kid, don’t call me baby‘.

11. invisible stringSimplesmente Acontece

O filme Simplesmente Acontece conta a história de Alex Stewart e Rosie Dunne, uma dupla de melhores amigos que compartilham todos seus momentos e experiências desde a infância. Ao longo da amizade, fica claro o interesse amoroso entre os dois, porém, Alex e Rosie decidem manter a amizade em primeiro lugar.

Eventualmente, a dupla cresce e Stewart muda de país para estudar medicina em Harvard, Estados Unidos. Com a distância, surgem os primeiros segredos e novos interesses amorosos dos dois. No entanto, o destino continua atraindo Alex e Rosie um ao outro, como se houvesse uma corda invisível (“invisible string“) os conectando.

“E não é bem bonito pensar / Que o tempo todo havia uma / Corda invisível / Amarrando você a mim?”.

12. mad womanGarota Exemplar

Os versos de mad woman, “Que pena que ela ficou louca / Ninguém gosta de uma mulher louca / Você a deixou assim”, definem bem a história da protagonista de Garota Exemplar, Amy Elliott Dunne. No filme, Amy planeja seu próprio desaparecimento após flagrar seu marido, Nick Dunne, com outra mulher, Andie Fitzgerald. No intuito de incriminar o esposo, Elliot Dunne chega a criar páginas falsas em seu diário, fingir uma gravidez e plantar uma arma do crime na casa do casal.

“Um escorpião pica ao revidar? / Eles atacam para matar, e você sabe que eu vou fazer isso / Você sabe que eu vou”.

13. epiphany – O Resgate do Soldado Ryan

Epiphany‘ mostra o ponto de vista do avô de Taylor Swift, Dean Swift, da época em que lutou na Segunda Guerra Mundial. A música retrata a dor de viver em um momento como esse e o desejo de uma sensação de alívio em meio a angústia.

O filme ‘O Resgate do Soldado Ryan’ se passa também durante a Segunda Guerra Mundial, com representações muito gráficas e intensas da época. Enquanto procuram pelo sobrevivente Ryan, o capitão Miller e seus companheiros enfrentam diversos momentos de tragédia. “Apenas vinte minutos para dormir, mas você sonha com alguma epifania, apenas um único vislumbre de alívio para entender o que você viu”.

14. betty – Atypical

A faixa narra a história de um romance adolescente, com erros, arrependimentos e reconciliações. Casey Gardner e Izzie Taylor, personagens da série Atypical, vivem momentos turbulentos no relacionamento que se assemelham as histórias contadas em ‘betty‘.

Enquanto se descobrem e aceitam os sentimentos que possuem uma pela outra, alguns erros de ambas as partes resultam em mágoas. Porém, o amor jovem consegue se sustentar por fim. “Eu só tenho 17 anos, eu não sei de nada, mas sei que sinto sua falta”.

15. peace – Jogos Vorazes

Peace‘ se encaixa perfeitamente com a história de amor entre Peeta e Katniss em Jogos Vorazes. A música fala sobre um amor colocado em dúvida durante situações de perigo e a insegurança de não ser suficiente. O relacionamento dos protagonistas começa durante os Jogos, onde eles estão fadados a morrer. Por isso, Katniss em alguns momentos sente dificuldade em admitir seus sentimentos por Peeta.

“Mas eu sou fogo e vou manter seu coração frágil quente se sua tristeza em forma de cascatas e ondas do oceano vier. Todas essas pessoas acham que o amor é para se mostrar, mas eu morreria por você em segredo.”, é um trecho da música que consegue resumir brevemente a história dos dois, já que Katniss é representada pelo fogo e o amor deles surgiu de um ‘reality show’ onde o objetivo era sobreviver.

16. hoaxNamorados Para Sempre

Assim como Taylor Swift canta sobre um relacionamento em crise em hoax, o filme Namorados Para Sempre retrata um período difícil no casamento de Cindy e Dean. Mesmo com diversas incertezas, o casal está disposto a seguir em frente e superar os problemas, se agarrando aos motivos pelos quais se apaixonaram um pelo outro.

No verso “Não quero nenhum outro tom de azul além de você”, a música faz até uma possível referência ao título original do filme, Blue Valentine.

17. the lakes – Sociedade dos Poetas Mortos

“Me leve para o lago onde todos os poetas foram para morrer” é um trecho que logo remete ao premiado filme ‘Sociedade dos Poetas Mortos’. A faixa bônus do ‘folklore‘ fala sobre um sentimento de não pertencimento, sentimento esse que pode ser notado também no enredo do longa.

No filme, Neil decidi reviver a Sociedade dos Poetas Mortos quando descobre que o professor John Keating foi membro ilegal do grupo em sua época de estudante. Os métodos rigorosos da escola não permitiam o envolvimento com a arte, obrigando os garotos a se encontrarem em uma caverna para lerem poesias e compartilharem suas próprias escritas. Era necessário que fizessem escondidos, já que não se encaixava nas regras da escola preparatória.

“Eu quero auroras e prosas tristes”.


Quais filmes e séries você relaciona a cada música do ‘folklore‘? Conta pra gente nas nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *