in

FIXE.LAB: conheça o LAB gratuito para criadores negros e indígenas

O laboratório contará com a presença de Igão e Mítico, do Podpah; Mariana Bardan e Eduardo Melo, autores de “Cangaço Novo” e mais

fixe.lab
Foto: Divulgação

A agência GatoMÍDIA divulgou, recentemente, a iniciativa FIXE.LAB: um laboratório gratuito voltado para criadores de mídia digital e audiovisual negros, indígenas, africanos em diáspora residentes no Brasil e LGBTQIAP.

Leia mais: Entrevista: Tritom fala sobre novo EP “Tons”, parcerias e mais

A ideia do projeto é ajudar no aperfeiçoamento dos criadores de conteúdo em seus projetos de comunicação, TV, mídias sonoras e audiovisuais e mais. Serão oferecidas 30 vagas para produtores de todo o país.

A iniciativa possui apoio da Fundação Heinrich Böll. Thamyra Thamara, fundadora e diretora geral do GatoMÍDIA (agência idealizadora do projeto), falou sobre o projeto em nota para a imprensa:

“O papel do GatoMÍDIA nesse Lab é justamente ampliar o acesso à área das transmídias a pessoas negras e indígenas. Temos cada vez mais tentado inserir o público que participa dos nossos processos educacionais de criação audiovisual no mercado, visto que é de extrema importância ter narrativas não-brancas construindo a comunicação e as imaginações na ficção e não-ficção”, afirmou.

Foto: Divulgação

FIXE.LAB: confira participações e como se inscrever

O laboratório terá duração de uma semana, e funcionará em modelo semipresencial. A fase inicial acontece de forma online, via Zoom, entre os dias 2 e 6 de outubro, às 16h. Igão e Mítico, do Podpah, conduzirão cinco aulas, onde contarão suas jornadas e processo de criação do podcast.

Depois, o FIXE.LAB apresentará duas masterclasses com roteiristas e diretores de cinema – como Juliana Vicente, que trabalhou no documentário “Racionais MC’s – Das Ruas de São Paulo pro Mundo”; e Mariana Bardan e Eduardo Melo, autores da série “Cangaço Novo”.

Para falar de ficção e filmes autorais, o LAB contará com aulas exclusivas com Gabriel Martins, roteirista e diretor do filme “Marte Um”. Além disso, João Inada, co-fundador do Festival Imersivo das Favelas (FIF); e Daniel Faria, redator final do “Domingão com Huck”, falarão sobre programas de TV e entretenimento.

No fim do laboratório, os selecionados participarão de uma imersão presencial no dia 7 de outubro, às 14h, no Rio de Janeiro. Lá, estarão Rosane Svartman autora da novela “Vai na Fé”; e Samantha Almeida, Diretora de Diversidade e Inovação de Conteúdo dos Estúdios Globo. 

Os interessados podem se inscrever no FIXE.LAB até o dia 27 de setembro. Para isso, basta preencher um formulário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *