A edição de 2023 do Festival Sensacional! acontecerá no dia 24 de junho – e a programação do evento está recheada de surpresas! Pela segunda vez, a festividade será sediada no Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Leia mais: Tudum 2023: veja a programação completa do evento da Netflix
Além do evento principal, o festival contará com uma Noite de Abertura. O especial, que está marcado para o dia 23 de junho, trará o show “Nós a gente”, apresentado por Gilberto Gil e família.
Já na data da festividade principal, os presentes poderão curtir concertos de Gloria Groove com participação de Valesca Popozuda; Marina Sena; Flora Matos; Fundo de Quintal com participação de Leci Brandão e muito mais.
É possível garantir ingressos para o festival e para a Noite de Abertura através da plataforma Shotgun.
Programação do Festival Sensacional! 2023 promove experiência multissensorial; veja mais
Line-up
O line-up do festival inclui: Gloria Groove convida Valesca Popozuda; Nação Zumbi apresenta Manguefobia (Fred 04, Cannibal e Fábio Trummer); Marina Sena; Flora Matos; Fundo de Quintal convida Leci Brandão e Yago O Próprio convida Criolo.
Além disso, a programação apresenta Baile Reggae da Céu; Hermeto Pascoal; Mc Luanna convida Clara Lima; Mc Tha; Getúlio Abelha; Deska Sound; Masterplano; La Coya (Equador/França); Augusta Barna e experiências como o ritual indígena “Caminhos de Pachamama”.
Arte, cultura e ações sociais
Além das apresentações musicais, o Sensacional! oferecerá uma ampla gama de espaços interativos. O público poderá, por exemplo, aproveitar intervenções artísticas da Festa da Luz, que estará no evento pela segunda vez consecutiva.
A parceria trará instalações como “Desperta Kundalini” da argentina Paula Duró, o letreiro neon com versos da artista Nívea Sabino, e parte do “Templo da Luz”, do português AKACORLEONE.
Além disso, o movimento “Deixem o Onça beber água limpa” apresentará suas práticas de conservação ecológica num estande temático, dividido com outros movimentos sociais da cidade. Voluntários do COMUPRA estarão disponíveis para compartilhar conhecimentos valiosos sobre a importância da preservação do Ribeirão do Onça e a despoluição da Lagoa da Pampulha e de todo o Ribeirão do Onça.
E uma novidade da décima edição do festival é o Espaço Indígena Umuarama, que vai proporcionar ao público uma pausa tranquila e revigorante. O espaço é uma realização do Comitê Indígena Mineiro, e contará com exposição de artesanato, defumação com ervas e palo santo, esteiras e caixa de som com música indígena ambiente.