in ,

Entrevista: DFONNSO conta sobre seu novo EP, projetos futuros e carreira

Nascido em Miracema, interior do Rio de Janeiro, Ygor Affonso Gomes Barros, mais conhecido como DFONNSO, desde os 11 anos vem trilhando o caminho da música. Aos 17, recebeu seu primeiro prêmio musical com o cover de “Hello”, da Adele.

Agora, o cantor acabou de lançar o seu primeiro EP autoral, “Manual”, na última sexta-feira (26), que traz um pouco da sua história e carreira até aqui. Em entrevista ao Tracklist, DFONNSO nos contou um pouco sobre sua vida, inspirações e projetos futuros. Confira!

Entrevista com o DFONNSO para o Tracklist

Foto: Felipe Braga/Divulgação

TRACKLIST: Sabendo da sua história tão cedo na música, como foi a sua trajetória até aqui, prestes a lançar um novo EP? Quais foram os principais ideais e pessoas que te ajudaram a construir o seu caminho?

DFONNSO: A minha trajetória até aqui foi complicada, é difícil mudar de cidade e ficar longe de família e amigos. Se não fosse a minha família, alguns amigos muito próximos e o Vitor Visuêllo, não sei se teria conseguido.

O Vitor é meu empresário e amigo, o suporte que ele deu para mim e para minha família quando eu perdi meu pai… e isso aconteceu quando eu estava no meio de todo esse processo de carreira, o que dificultou tudo ainda mais.

Passei por vários desafios pessoais, várias inseguranças minhas. O Alberto [Moura; amigo e parte da equipe da Melina Tavares] também me ajudou demais, sou muito grato a ele. É graças a eles dois e à minha família que eu estou perseguindo minha carreira e crescendo.

A perda do meu pai foi uma fase bem complicada, mas que serviu para eu evoluir, amadurecer, abrir minha visão e seguir em frente. Eu estou muito orgulhoso da pessoa e do artista que eu estou me tornando. Estou feliz demais com esse momento, com esse EP, e é só o começo.

No novo EP, as letras estão vindo bem emocionais e sinceras, certo? Elas estão relacionadas às suas vivências? Se sim, de que forma?
É um EP muito sincero. Eu e minha equipe quisemos dar essa identidade para ele, exatamente por ser o primeiro, para apresentar quem eu sou, dizer de onde eu venho. Inclusive, uma das músicas, “Miracema”, é exatamente sobre isso. É uma música muito verdadeira e que eu acredito que muita gente vai se identificar.

“Manual”, que dá nome ao EP, é uma música que me lembra muito o meu pai, meu xodó e da qual faço parte da composição. Ela é uma reflexão sobre a vida, que às vezes você não tem tempo de se despedir, como aconteceu comigo e com meu pai. Essas letras têm muito de mim, e esse projeto começou em um songcamp muito massa e com pessoas incríveis.

Já tem mais projetos em mente, depois do lançamento do EP “Manual”?
Tenho sim! Fiquei muito ansioso para soltar essas novas músicas. Acredito que em janeiro já teremos uma surpresa, não garanto, mas está nos planos (risos). Eu e minha equipe estamos trabalhando e nos planejando, estamos em um caminho muito bacana, com muito trabalho e muita música boa. Estou muito ansioso para 2022, com novos projetos e a volta dos shows.

Com tantos covers de sucesso no seu canal do YouTube, você pensa em um dia lançá-los em estúdio?
Nunca pensei, não é algo que está nos planos, mas também não descarto a possibilidade. Comecei com os covers e é algo que eu gosto muito de fazer também.

Quais os maiores desafios dentro da música que você vê, hoje, que ainda precisam ser superados?
É um processo muito louco. Até hoje eu já superei muita coisa, quem está comigo desde o começo sabe sobre as minhas inseguranças, autoestima baixa, de não acreditar no meu próprio potencial. Eu nunca fui de dar as costas para nada, sabe? Eu sempre vou tentar, mesmo que eu esteja com medo, inseguro e desacreditado.

Na maioria das vezes eu consigo fazer tudo o que me proponho. Eu aprendi que é um processo, uma barreira que está na minha cabeça. Superei já alguns desses obstáculos, mas ainda existem muitos outros que preciso contornar. O mundo é complicado, mas esses desafios são mais pessoais, a nossa visão de nós mesmos é diferente do que as outras pessoas enxergam. Hoje, devido à vivência, maturidade, eu já me enxergo diferente, me vejo um artista e bola pra frente.

Quais dicas você daria para as pessoas que estão também correndo atrás dos seus sonhos?
Minha dica é valorizar a família e amigos próximos, pois sozinho é complicado. Eles são combustível. Também diria para não se penalizar tanto com os primeiros erros ou ficar chateado com frustrações, tudo faz parte do crescimento. Não desiste. Se é o que você quer, corre atrás.

Pode soar clichê, mas não desiste e coloca a cara pra jogo, se prenda aos seus pilares, ao que te dá força, toma o impulso e vai. Vai ser difícil, mas no final vale a pena. Isso é o que eu sempre coloco na minha cabeça. Você só aprende errando, vivendo e fazendo. Tudo isso faz parte.


Escute o novo EP do DFONNSO aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *