Faleceu nesta quinta-feira (20), em Miami, nos Estado Unidos, aos 88 anos, o ator Donald Sutherland. Ele enfrentava uma “longa doença”, não especificada.
Leia também: “MUSE”: veja tracklist e mais detalhes do álbum de Jimin
Donald Sutherland, ícone do cinema, morre aos 88 anos
A confirmação foi feita pelo filho do ator, Kiefer Sutherland, por meio das redes sociais. “Com o coração pesado, digo-lhes que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Pessoalmente, considero um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se deixou intimidar por um papel, seja ele bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida”.
Natural do Canadá, Sutherland se tornou um dos grandes rostos e até mesmo um dos nomes mais ativos de Hollywood -chegando até a atuar em quatro filmes por ano- ao longo de seis décadas.
Sua trajetória no cinema ficou marcada por sua participação em obras como “Os doze condenados” (1967), “M.A.S.H” (1970), “Os guerreiros pilantes” (1970), “Orgulho e preconceito” (2005) e “Jogos Vorazes” (2012), onde deu vida ao vilão Presidente Snow.
Vencedor do Emmy, pelo trabalho no telefilme “Cidadão X” (1995) e do Globo de Ouro, Sutherland nunca chegou a ser indicado ao Oscar, no entanto, recebeu uma estatueta honorária pelo conjunto de sua obra em 2017.
“Essa homenagem é muito importante para mim e minha família. É como se uma porta tivesse sido aberta e um vento refrescante tivesse tomado a sala. Queria poder agradecer a todos os personagens que interpretei e a multidão de pessoas responsáveis por eu estar aqui”, agradeceu o artista na época.
Ele deixa sua esposa, Francine Racette, os filhos Roeg, Rossif, Angus, Kiefer e Rachel, além de quatro netos.