in

Dia Mundial do RBD: relembre as grandes conquistas da banda

dia mundial rbd
Foto: Divulgação

Neste 4 de outubro, diversos rebeldes dos mais variados países comemoram o Dia Mundial do RBD, uma das bandas mexicanas de maior sucesso dos últimos tempos. A data coincide com o aniversário de 17 anos do lançamento da novela “Rebelde“, responsável por dar início ao sexteto musical. Além de homenagem dos fãs, os próprios integrantes do grupo foram às redes sociais celebrar o dia.

Com a data comemorativa, os fãs do RBD ficaram na expectativa do anúncio da possível turnê do grupo, que já foi citada por alguns dos integrantes em entrevistas. Apesar da confirmação da tour não ter ocorrido, os admiradores da banda foram surpreendidos com um comunicado feito por Anahí, Christopher, Maite, Christian e Dulce. “Aqui vocês irão encontrar notícias sobre nossa música, surpresas e tudo que vem por aí. Nos vemos em breve!”, escreveram os cantores. O texto foi o suficiente para levar os fãs à loucura ao deduzirem que o comunicado faz uma possível referência à futura turnê.

dia mundial rbd
Foto: Reprodução

No Dia Mundial do RBD, relembre as grandes conquistas do grupo

Maior turnê de um artista internacional no Brasil

Na sua primeira turnê oficial pelo país, o RBD já quebrou recordes. Iniciando em setembro de 2006, o grupo realizou treze shows da turnê Generación RBD, que passou por Belém, Fortaleza, Recife, Goiânia, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Esta foi considerada, na época, a maior tour feita por um artista internacional no Brasil. Cerca de 275 mil pessoas foram aos shows do grupo, ao longo das treze apresentações.

Fora das turnês, o RBD também fez história no Brasil, desta vez em relação à venda de discos. Em levantamento feito pela ChartMasters, o grupo encontra-se, até hoje, em segundo lugar na lista de artistas que mais venderam álbuns no país, ficando atrás apenas de ninguém mais, ninguém menos que Michael Jackson. Estima-se que a banda vendeu cerca de 2,37 milhões de discos em terras brasileiras.

Premiações

Além de ser considerado das bandas mais premiadas mundialmente, o RBD concorreu em categorias de dois prêmios de muito prestígio: Grammy Latino e Premios Oye!. A banda foi nomeada ao Grammy duas vezes na categoria Melhor Álbum Pop por Grupo ou Dupla, por “Nuestro Amor“, em 2006, e por “Empezar Desde Cero“, em 2008.

Já nos Premios Oye!, cerimônia de maior consagração voltado para a indústria musical mexicana, o grupo levou para casa, em 2005, os troféus de Artista Revelação do Ano, Álbum Pop do Ano e Melhor Álbum Pop Vendido do Ano.

Outros prêmios de prestígio vencidos pelo RBD foram o Tu Mundo, da Billboard Latin Music Awards, dado apenas a bandas que superam mais de sete recordes mundiais. O grupo também foi nomeado 16 vezes ao Billboard Music Awards, vencendo seis prêmios.

Recordes batidos após 12 anos do fim da banda

Spotify

Mesmo 12 anos após o anúncio do fim da banda, o RBD manteve sua relevância dentro da indústria musical. Após muita espera, a discografia do grupo foi finalmente disponibilizada nas plataformas digitais em setembro de 2020, fazendo com que músicas lançadas originalmente há mais de uma década voltassem para o topo das principais listas de sucesso.

dia mundial rbd
Foto: Divulgação

Nas primeiras 24 horas de criação, a playlist “This Is RBD” acumulou 175 mil curtidas, recorde que antes era pertencente ao grupo de k-pop BTS. Além disso, o sexteto alcançou o recorde de maior número de faixas de um artista mexicano no Top 200 do Spotify, a música “Sálvame” obteve a melhor estreia de um artista de língua espanhola no Top 200 Global e, no dia do lançamento, o grupo foi o artista mais tocado simultaneamente em nível mundial.

Já no Youtube, o canal do RBD ganhou o prêmio “YouTube Silver Creator”, por alcançar a marca de mais de 100 mil inscritos antes do lançamento oficial.

Live “Ser o Parecer 2020”

A live “Ser o Parecer 2020“, tributo à banda realizado no fim do ano passado, também foi um sucesso. A apresentação tornou-se um dos maiores shows virtuais da história e acumulou mais de 1 milhão de espectadores nas primeiras 12 horas de transmissão.

https://twitter.com/RBD_oficial/status/1346214870774112256

E você, como celebrou o Dia Mundial do RBD? Para acompanhar mais novidades sobre a possível turnê e volta do grupo, siga o Tracklist nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *