in , ,

Dia Internacional da Mulher: 7 filmes e séries sobre protagonismo feminino

Confira grandes produções com protagonistas femininas marcantes da TV e cinema

viola davis a mulher rei
Foto: Divulgação

Por Manuela Sant’Ana e Vitória Roque – Nesta quarta-feira, 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Comemorada em mais de 100 países, a data promove a reflexão sobre as lutas sociais e políticas das mulheres.

Nesta data, o Tracklist selecionou sete produções audiovisuais que destacam o protagonismo feminismo em diversos gêneros e assuntos. Acompanhe abaixo!

Dia Internacional da Mulher: 7 filmes e séries sobre protagonisto feminino para assistir

1) “A Mulher Rei”

Dirigido por Gina Prince-Bythewood e protagonizado por Viola Davis, A Mulher Rei” retrata a representação feminina e negra. A história é baseada em fatos reais e traz para a tela as mulheres Agojie – um grupo de elite do exército do Reino do Daomé, formado exclusivamente por guerreiras mulheres.

O enredo do longa acompanha a história da General Nanisca, uma Agojie que treina uma nova geração de mulheres e as prepara para proteger o reino de um inimigo estrangeiro. O título está disponível para aluguel e compra em diversas plataformas, como Amazon Prime Video, Apple TV+ e YouTube.

 2) “Joy: O Nome do Sucesso”

O filme estadunidense Joy: O Nome do Sucesso possui direção de David O. Russell e conta com Jennifer Lawrence no papel principal. O longa também é baseado em fatos reais – desta vez, retratando a história da empresária Joy Mangano.

Joy é uma mãe solteira que mora com seus três filhos, ex-marido e pais divorciados na mesma casa. Ela decide, então, investir em uma invenção: um esfregão autolimpante. Assim, a trama mostra como uma jovem mulher de origem simples consegue construir um grande império comercial. É possível encontrar o longa na plataforma Star+.

3) “Ginny & Georgia”

A série de comédia dramática “Ginny & Georgia conta a história de Georgia Miller, mãe solteira de dois filhos; e Ginny, filha de Georgia, uma adolescente de 15 anos. A produção aborda temas como o conflito entre as duas gerações, questões sexuais e raciais e o amadurecimento.

O seriado é criado por Sarah Lampert. Brianne Howey vive Georgia Miller e Antonia Gentry interpreta Ginny. As duas temporadas da produção estão disponíveis no catálogo da Netflix.

4) “A Criada”

O filme “A Criada” apresenta direção de Park Chan-wook e é protagonizado por Kim Taeri e Kim Min-hee. O enredo é ambientado na Coreia dos anos 1930, durante a ocupação japonesa no território.

A jovem Sook-hee é contratada para ser criada de Hideko, uma herdeira que vive com seu tio autoritário. No entanto, Sook-hee planeja, junto a um vigarista, roubar a fortuna da moça. No entanto, o plano muda quando a jovem criada passa a entender as motivações de Hideko.

5) “Estrelas Além do Tempo”

Estrelas Além do Tempo” é mais um dos filmes para nossa lista do Dia Internacional da Mulher. Com direção de Theodore Melfi e traz no filme uma história verídica e inspiradora sobre Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monae), três mulheres da NASA que serviram como o cérebro por trás de uma das maiores operações da história: o lançamento do astronauta John Glenn em órbita. O longa é de 2016 e está disponível para assistir na Disney+.

6) “Coisa Mais Linda”

O seriado da Netflix estrelado por Maria Casadevall, Pathy Dejesus, Mel Lisboa e Fernanda Vasconcellos se passa no Brasil nos anos 1950, quando a paulistana Malu se muda para o Rio de Janeiro com o marido para abrir um restaurante.

Porém, ao descobrir que foi abandonada, em vez de sofrer, decide ficar na cidade e abrir um clube de bossa nova. Além disso, mostra a trajetória das quatro mulheres lutando pelos seus direitos independentemente dos maridos. Foi criada por Giuliano Cedroni e Heather Roth.

7) “Maravilhosa Sra. Maisel”

A série “Maravilhosa Sra. Maisel” é ambientada em 1958 em Nova York. Midge (Rachel Brosnahan) vê sua vida nos eixos, com marido, filhos e elegantes jantares em seu apartamento no Upper West Side. Porém, uma reviravolta a faz pensar no que ela mais sabe fazer.

Tornar-se uma comediante é uma escolha inusitada para todos, menos para ela. O seriado está disponível na Prime Video e é vencedor do Globo de Ouro, Emmy Awards, entre outras premiações.


Qual outro filme ou série com protagonismo feminino você indica para a gente? Comente no Twitter e Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *