in

Conheça Lewis Capaldi, o dono do álbum mais ouvido no Reino Unido

Lewis Capaldi tem sido um sucesso por suas músicas e senso de humor nas redes sociais.

O que alguém precisa para fazer sucesso na indústria musical hoje em dia? Uma boa equipe de Relações Públicas? Presença forte nas redes sociais? Talento? Será que existe mesmo uma fórmula?

Bem, sejam quais forem as respostas, um artista em particular parece estar conquistando vários fãs ao redor do mundo, com apenas três coisas: carisma, uma voz poderosa, e um senso de humor autodepreciativo peculiar. Ele se chama Lewis Capaldi.

Quem é Lewis Capaldi?

Nascido em West Lothian, na Escócia, o cantor e compositor de 22 anos já realizou algumas conquistas impressionantes. Tanto na vida real, quanto nas redes sociais: todas admiráveis para a pouca idade.

Lewis começou a tocar guitarra e bateria com apenas 2 anos de idade! Aos 9, já fazia shows em alguns pubs da região, “agenciado” por seu irmão mais velho, Warren. Aos 17, ele já tinha suas próprias músicas, e se dedicava totalmente à carreira musical.

Ele começou a ganhar notoriedade em 2017, com o lançamento de seu primeiro EP, “Bloom”. O projeto contou com produção de Malay, colaborador de longa data de Frank Ocean e que já ganhou um Grammy Awards.

Uma das faixas pertencentes ao “Bloom”, chamada “Bruises”, acumulou rapidamente mais de 28 milhões de reproduções. E detalhe: isso só no Spotify!

Esse sucesso levou a outro: o cantor quebrou um recorde, sendo, na época, o artista independente mais rápido da história, a ter conseguido 25 milhões de streamings em uma música.

Pouco depois dessas conquistas, ele assinou com as gravadoras Virgin EMI Records e Capitol Records.

E não foi só aí que ele quebrou um recorde. Durante participação no programa “The Late Late Show With James Corden“, algo inédito aconteceu. O apresentador do show afirmou que ele e sua equipe estavam “encantados com Lewis“. Tanto, que ele decidiu convidá-lo para participar novamente do programa, no dia seguinte. Lewis aceitou.

O rei das redes sociais

Por meio de diversas postagens hilárias em suas redes sociais, inclusive rebatendo haters, Capaldi tem se tornado cada vez mais conhecido e querido por internautas do mundo inteiro. Isso tudo ao mesmo tempo em que se consolida, como um dos artistas mais bem-sucedidos do Reino Unido.

É até irônico que ele seja tão engraçado. Afinal, suas músicas são, em sua maioria, tristes e sobre dor (algo que ele mesmo brinca a respeito). Lewis é uma espécie de Adele, mas com muitos óculos de sol inusitados.

Conquistas e participação no Glastonbury 2019

Mas não pense que só de piadas e situações engraçadas vive Lewis. O cantor tem uma voz potente e impressionante técnica e controle vocal. Além, é claro, de uma habilidade de composição incrível, já que sua inspiração para novas músicas parece nunca acabar.

No Reino Unido, seu álbum de estreia, “Divinely Uninspired to a Hellish Extent”, é atualmente o mais vendido de 2019. O disco também é o que vendeu mais rápido, e o que ocupou essa posição por mais tempo (mesmo tendo perdido a colocação por uma semana, ele já a recuperou). Ele superou nomes como Jonas Brothers, Billie Eilish, Mark Ronson, Two Door Cinema Club, dentre outros.

Capaldi também já teve músicas na primeira posição das paradas, e, atualmente, “Someone You Loved” ocupa o sexto lugar. A Official Charts, responsável pela contagem de vendas dos álbuns e músicas, lançou um video muito divertido, onde Lewis comemora a posição do álbum. Veja a seguir.

Além de tudo isso, Lewis Capaldi já abriu shows para o Bastille, Kodaline, Rag’n’Bone Man, Milky Chance, e, mais recentemente para o The Killers. O escocês também se apresentou em festivais importantes como: Bonnaroo, Firefly, e TRNSMT.

Inclusive, este ano, ele fez sua estreia no famoso Glastonbury Festival, no palco Other.

O músico, tinha adiantado um pouco da sua participação na véspera, fazendo um show surpresa, com seis músicas, no palco da BBC Introducing.

Além disso, Lewis também participou do show da banda Bastille no palco Pyramid. Com a banda, ele cantou a música “Joy”, pertencente ao “Doom Days“, novo álbum do grupo.

Noel Gallagher x Lewis Capaldi x Liam Gallagher

Recentemente, em entrevista à Radio X, Noel Gallagher (ex-Oasis) falou sobre Lewis Capaldi. Na ocasião, ele foi perguntado sobre a situação do mercado musical atualmente. Noel afirmou estar decepcionado com a nova geração e disse “Quem é Lewis Capaldi, por exemplo?“.

Lewis, que já possui um histórico de rebater críticas de forma bem humorada, postou uma série de Stories em seu Instagram. Com o trecho do vídeo em que Noel o menciona, ele disse que aquele era um “sonho realizado” e um “dia incrível“. Além disso, o músico postou em seguida várias homenagens ao Oasis e ao próprio Noel.

A sequência de vídeos logo viralizou, chegando até Noel, que resolveu rebater. Dessa vez, com um vídeo de seu filho cantando “Someone You Loved”. Noel disse no vídeo que Lewis deveria “encontrar um pouco de alegria em suas músicas“.

Em meio a todo esse burburinho, Liam Gallagher, que não poderia ficar de fora da discussão, teve uma reação, como sempre, bem contrária a do irmão. Quando perguntado no Twitter se ele gostava de Lewis, ele respondeu “agora gosto“.

Lewis Capaldi e seus amigos famosos

Ainda que esteja começando a ganhar um público maior agora, Lewis Capaldi já é conhecido e querido por muitos artistas. Uma delas é Nina Nesbitt. A cantora e compositora britânica gosta tanto do trabalho de Lewis, que o convidou para cantar com ela várias vezes. A primeira delas foi no festival TNRSMT. Depois, em um show em Londres.

A mais recente das parcerias entre Nina e Capaldi aconteceu em abril de 2019, em um show solo de Nina em Glasgow.

Outro músico que já convidou Lewis para cantar foi James Bay. Juntos, eles apresentaram “Let It Go” (de James) e “Somedoby You Loved” (de Capaldi).

Lewis Capaldi: o que você precisa saber

Músicas mais conhecidas: “Someone You Loved”, “Bruises”, “Hold Me While You Wait”.

Ideal para quem gosta de: Gavin James, James Bay, Tom Walker, e Ruel.

Por que ouvir? O cantor mantém o sotaque escocês nas músicas, o que já chama atenção. Além disso, a habilidade vocal e letras facilmente relacionáveis, cheias de emoção, tornam suas músicas únicas.

Leia Também: Lewis Capaldi lança cover de Billie Eilish e nova versão para seu single

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *