4 de setembro de 2017 por Lucas Almeida.

“Sei que você provavelmente já ouviu falar de mim”. Esse trecho de “Bodak Yellow”, da rapper americana Cardi B, vem cada dia mais se tornando verdade. A música, lançada em junho deste ano, chegou essa semana a #3 na Billboard Hot 100 e já acumula mais de 100 milhões de visualizações do clipe no YouTube, além de quase 50 milhões de reproduções no Spotify.

Mas quem exatamente é Cardi B?

Nascida em 1992 no Bronx, em Nova York, como Belcalis Almanzar, de mãe trinitina e pai dominicano, Cardi se tornou aos 16 anos membra da gangue de rua “Blood” e, aos 19 anos, começou a trabalhar como stripper, para “escapar da pobreza e da violência doméstica”. Ao longo dos anos, a rapper ganhou atenção no Instagram, onde, com seus vídeos “sem papas na língua”, se tornou uma celebridade virtual.

A carreira musical e o reconhecimento do grande público começou em 2015, quando Cardi foi escalada para participar da sexta temporada do reality show “Love & Hip Hop: New York”, do canal VH1. Sua personalidade ficou bem marcada durante o programa, com demonstrações do seu humor, mas também por suas brigas e discussões. Apesar disso, Cardi sempre lutou para sua música ser levada a sério.

Suas falas durante sua participação no programa tomavam grande efeito e se tornaram memes e jargões dentro do próprio show. Além disso, os jargões se tornavam tema para suas músicas, como em “Foreva”, que ganhou vida após a famosa frase “If a bitch beef with me we gon beef foreva!”:

Desde então, Cardi lançou duas mixtapes: Gangsta Bitch Music Vol. 1 e Vol. 2. Entre suas influências, a americana menciona a rapper Missy Elliot, mas também lista Madonna e Lady Gaga como algumas de suas artistas favoritas. Seu estilo musical lembra liricamente o rap de Lil’ Kim, mas com sonoridade mais urbana, e tem associação também com Remy Ma (com quem Cardi já se apresentou junto, ao lado de Lil’ Kim).

Bodak Yellow, presente e futuro

Em Fevereiro de 2017, Cardi B assinou seu primeiro contrato solo com uma gravadora, a Atlantic Records. “Bodak Yellow” foi lançada em Junho deste ano sob o selo. A música, que exalta conquistas e a vida da americana, foi ganhando espaço aos poucos e recebeu, recentemente, o certificado de ouro, concedido pela RIAA, a associação americana da indústria fonográfica, além de se apresentar no pré-show do VMA, no último dia 27.

Com o contrato com a Atlantic Records, e o sucesso de “Bodak Yellow”, é esperado que a rapper lance, enfim, seu primeiro álbum. Cardi construiu sua carreira, e apesar do começo difícil, emprestando versos de “Bodak Yellow”, ela agora “não dança, faz o dinheiro movimentar”.

Comentários

Mais lidas
Alguns direitos reservados / 2013 - 2017.
Desenvolvido por Lucas Mantoani.