in ,

‘Bodak Yellow’ e a ascensão de Cardi B

“Sei que você provavelmente já ouviu falar de mim”. Esse trecho de “Bodak Yellow”, da rapper americana Cardi B, vem cada dia mais se tornando verdade. A música, lançada em junho deste ano, chegou essa semana a #3 na Billboard Hot 100 e já acumula mais de 100 milhões de visualizações do clipe no YouTube, além de quase 50 milhões de reproduções no Spotify.

Mas quem exatamente é Cardi B?

Nascida em 1992 no Bronx, em Nova York, como Belcalis Almanzar, de mãe trinitina e pai dominicano, Cardi se tornou aos 16 anos membra da gangue de rua “Blood” e, aos 19 anos, começou a trabalhar como stripper, para “escapar da pobreza e da violência doméstica”. Ao longo dos anos, a rapper ganhou atenção no Instagram, onde, com seus vídeos “sem papas na língua”, se tornou uma celebridade virtual.

A carreira musical e o reconhecimento do grande público começou em 2015, quando Cardi foi escalada para participar da sexta temporada do reality show “Love & Hip Hop: New York”, do canal VH1. Sua personalidade ficou bem marcada durante o programa, com demonstrações do seu humor, mas também por suas brigas e discussões. Apesar disso, Cardi sempre lutou para sua música ser levada a sério.

Suas falas durante sua participação no programa tomavam grande efeito e se tornaram memes e jargões dentro do próprio show. Além disso, os jargões se tornavam tema para suas músicas, como em “Foreva”, que ganhou vida após a famosa frase “If a bitch beef with me we gon beef foreva!”:

Desde então, Cardi lançou duas mixtapes: Gangsta Bitch Music Vol. 1 e Vol. 2. Entre suas influências, a americana menciona a rapper Missy Elliot, mas também lista Madonna e Lady Gaga como algumas de suas artistas favoritas. Seu estilo musical lembra liricamente o rap de Lil’ Kim, mas com sonoridade mais urbana, e tem associação também com Remy Ma (com quem Cardi já se apresentou junto, ao lado de Lil’ Kim).

Bodak Yellow, presente e futuro

Em Fevereiro de 2017, Cardi B assinou seu primeiro contrato solo com uma gravadora, a Atlantic Records. “Bodak Yellow” foi lançada em Junho deste ano sob o selo. A música, que exalta conquistas e a vida da americana, foi ganhando espaço aos poucos e recebeu, recentemente, o certificado de ouro, concedido pela RIAA, a associação americana da indústria fonográfica, além de se apresentar no pré-show do VMA, no último dia 27.

Com o contrato com a Atlantic Records, e o sucesso de “Bodak Yellow”, é esperado que a rapper lance, enfim, seu primeiro álbum. Cardi construiu sua carreira, e apesar do começo difícil, emprestando versos de “Bodak Yellow”, ela agora “não dança, faz o dinheiro movimentar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *