in , ,

Billie Eilish: 6 marcos do “When We All Fall Asleep, Where Do We Go?” que fizeram história!

Há 2 anos era lançado o primeiro álbum de Billie Eilish, o When We All Fall Asleep, Where Do We Go? Sendo seu primeiro projeto discográfico, a cantora colhe frutos do seu mais prestigiado trabalho até hoje, e com isso, mesmo após o seu lançamento, Billie segue fazendo história com o disco.

Aos 18 anos e detendo de apenas um material, com exceção do EP dont smile at me, o álbum When We All Fall Asleep, Where Do We Go? conquistou grandes feitos e se tornou um marco na carreira da artista e da indústria fonográfica. Afinal, se concretizou como o disco de maior sucesso comercial do ano de 2019.

Desde o single bad guy a participação na trilha sonora do clássico filme James Bond, Eilish trilhou um significativo caminho como artista promissora da sua geração. Mas, quais foram esses recordes que fizeram não só Billie Eilish, como também o projeto musical, a marcarem na história da indústria ? Vem que a gente te mostra!

Lea também: Review: “The World’s a Little Blurry”, documentário de Billie Eilish

Como o álbum debut de Billie Eilish fez história?

1. Billie Eilish: artista mais jovem a ser indicada às principais categorias do Grammy

No Grammy Awards 2020, Billie chegou e deu seu nome! Indicada ao maior prêmio da música aos 17 anos, a norte-americana não se ateve somente as seis nomeações que levou, mas também as principais da cerimônia. Afinal, naquela noite, fazia história ao ver seu trabalho sendo disputado na já conhecida “Big 4”, termo que incluem as 4 principais categorias do Grammy, Gravação do Ano, Álbum do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação.

A britânica Adele já tinha sido nomeada aos quatro prêmios, mas em anos diferentes. Enquanto isso, Taylor Swift deteve por 11 anos o título da artista mais jovem indicada ao Álbum do Ano com Fearless aos 19 anos. Porém, logo esse feito foi obtido por Billie Eilish com o álbum When We All Fall Asleep, Where Do We Go? que teve sua nomeação feita aos 17 anos.

Mesmo que não tivesse conseguido levar para casa os quatro principais gramafones da cerimônia, a cantora já tinha marcado seu nome na história com as quatro indicações recebidas.

2. Billie Eilish: primeira mulher e artista mais jovem a vencer oBig 4″

Embora a voz de “Hello” tenha ganhado as quatro principais categorias do Grammy durante a sua carreira, isso não se deu na mesma noite. Ao contrário dela, Billie foi a grande responsável por esse recorde, pois ela foi a primeira a levar os quatro prêmios principais em uma mesma edição desde 1981. Bem como seu disco de estreia que venceu o maior prêmio da noite, contemplando-se como o Álbum do Ano.

Aos 18 anos, Billie Eilish repetiu o feito de Norah Jones que em 2003 faturou 8 Grammys. Entretanto, há uma observação: “Don’t Know Why”, eleita a Canção do Ano naquela edição, foi composta por Jesse Harris. Sendo que “bad guy”, a vencedora da categoria, foi escrita por ela e seu irmão e produtor Finneas O’Connel.

E assim se deu a primeira e inesquecível cerimônia para a artista que saiu daquela noite com os seis prêmios que havia recebido nomeação, incluindo Melhor Álbum de Pop Vocal e Melhor Engenharia de Álbum Não Clássico.

3. Artista feminina com mais streams no Spotify em um ano

O ano de 2019 foi dominado por inúmeros artistas, especialmente por Billie Eilish e o som presente no When We All Fall Asleep, Where Do We Go?. Afinal, diante a era dos streamings essa realidade não poderia ser outra a não ser que fosse da cantora e o seu projeto musical. E mesmo em um ano anormal como o de 2020, a vencedora do Grammy continuou a deter poder sobre mais um ano depois do seu grande sucesso em 2019.

O disco de debute lançado em 29 de março de 2019, bateu a marca de 3.201.958.131 reproduções na plataforma de streaming Spotify no ano de 2019 e superou o thank u, next de Ariana Grande. Além desse, em 2020, a intéprete de “therefore i am” continuou seu reinado liderando a lista em mais um ano consecutivo como a artista feminina mais transmitida na plataforma em 2020.

4. When We All Fall Asleep, Where Do We Go? o álbum mais ouvido do Spotify em 2019

E claro que o When We All Fall Asleep, Where Do We Go? não estaria de fora desse ranking. Além de altamente aclamado pela crítica e premiações, o disco figurou-se como o álbum mais ouvido da plataforma de streaming. Assim, detendo faixas de sucesso como “bad guy” e “when the party’s over” que acumulam hoje mais de 1 bilhão de plays no Spotify, o When We All Fall Asleep, Where Do We Go? em 2019 encerrou o seu ano com 990 milhões de streamings.

5. When We All Fall Asleep, Where Do We Go? álbum mais vendido de 2019

Com grandes destaques a sua volta como o grupo sul-coreano BTS e o seu álbum Map Of The Soul: Persona que comercializou 4.225.000 cópias e ocupou o segundo lugar, a jovem cantora conseguiu atingir mais um recorde em 2019. Ela possui o álbum mais vendido daquele ano fechando a conta com 4.360.000 vendas no mercado fonográfico mundialmente.

Segundo a United World Chart, parada que contabiliza os resultados dos principais comércios fonográficos do mundo, a artista apareceu não apenas uma, mas duas vezes na lista, em 16° com o hinário EP Don’t Smile At Me.

O primeiro álbum e as 14 faixas de Billie Eilish foi co-escrito pela cantora junto com seu irmão Finneas O’Connel, produtor do trabalho. Billie, começou a compor as próprias canções aos 11 anos e lançou seu primeiro single “Ocean Eyes” no SoundCloud, em 2016, onde logo viralizou.

6. When We All Fall Asleep, Where Do We Go? de Billie Eilish foi o maior álbum do ano

A norte-americana encerrou 2019 no topo como seu trabalho sendo reconhecido como o maior álbum do ano. O conjunto ficou no topo da parada de álbuns da Billboard 200 no final do ano. Eilish se tornou a artista mais jovem a ter o disco em 1º lugar no final do ano. Quando o material foi lançado em primeiro lugar, o gráfico semanal da Billboard 200 datado de 13 de abril de 2019, ficou três semanas no topo da lista e passou o resto do ano no ranking entre os 10 primeiros.

Aliás, Billie não só teve o álbum da Billboard 200 no final do ano, mas também concretizou-se como a melhor nova artista do ano. Assim, a jovem foi a primeira artista não-R&B ou hip-hop a ser a melhor nova artista do ano desde o quinteto vocal pop One Direction em 2012.

Billie Eilish no SunLight Studios em Los Angeles para promoção do seu primeir álbum. Ela usa cabelo azul, um cordão de corrente e está na frente de uma parede estampada amarela, branca e azul.
Foto: Heather Hazzan

Agora, é com você! Gosta do When We All Fall Asleep, Where Do We Go?When We All Fall Asleep, Where Do We Go? e da Billie Eilish? Então acompanhe as nossas redes sociais para mais notícias como esta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *