in ,

As 130 músicas que mais bombaram em 2017

O ano de 2017 foi marcado pela onda de músicas latinas dominando os principais charts do mundo, comebacks de artistas, drag queens recebendo (finalmente!) reconhecimento no cenário musical brasileiro, Anitta se lançando mundialmente e k-pop arrastando milhares de fãs pelas redes sociais. Mas você se lembra da maioria das músicas lançadas neste ano?

Abaixo listamos 10 músicas que se destacaram em 2017. Confira:

10. “DNA” – BTS

2017 foi o ano em que o K-pop se destacou e um dos principais, se não for o principal, nomes para esse feito foi o grupo BTS. O boygroup composto por 7 meninos conseguiu ser o primeiro a entrar no Hot 100 da Billboard, ficando em 85º lugar. Em outubro eles conseguiram chegar a 67º posição, batendo o recorde do girlgroup Wonder Girl’s.

“DNA” foi a música escolhida para ser trabalhada nos Estados Unidos e foi com ela que o grupo fez o seu debout na TV americana no American Music Awards. Após apresentações em programas como Late Late Show with James Corden e The Ellen DeGeneres Show, o BTS lançou a música “MIC Drop”, que foi a primeira canção de k-pop a alcançar o número 1 no iTunes dos EUA e o 28º lugar no Hot 100.


9. “Look What You Made Me Do” – Taylor Swift

O single de retorno de Taylor Swift após o álbum “1989” era um dos mais aguardados do ano. Na música, Taylor canta sobre questões que construíram a sua reputação ao longo dos anos. A faixa quebrou o recorde de música mais tocada em um dia, com cerca de 8 milhões de execuções. O clipe dirigido por Joseph Kahn, se tornou o mais assistido do Youtube em um dia, com 43,2 milhões de visualizações.

A música e o clipe são considerados pelos fãs e pela mídia como uma resposta as polêmicas envolvendo a cantora. Referencias a Katy Perry, Kim Kardashian, Kayne West, Calvin Harris e a mídia podem ser percebidas.


8. “K.O.” – Pabllo Vittar

A revelação da música pop brasileira de 2017 foi Pabllo Vittar. Obtendo sucesso absoluto, Pabllo emplacou a música “Todo Dia” no carnaval deste ano, onde cantou com Anitta e Daniela Mercury em seus blocos de rua.

Lançada em abril, “K.O.”, tem atualmente mais de 60 milhões de audições, se tornando a música mais bem-sucedida de uma drag queen. O sucesso de de Pabllo Vittar foi fundamental para o reconhecimento de outras drag queens no cenário musical.


7. “Mi Gente” – J Balvin feat. Willy William & Beyoncé

Seguindo a linha das músicas latinas que fizeram sucesso, “Mi Gente” foi um sucesso tanto nos charts como nas plataformas de streaming. Uma nova versão da música com o feat inesperado com Beyoncé lançado em setembro pegou todo mundo de surpresa, e fez com que a faixa alcançasse a 3ª posição, sendo a primeira vez que J Balvin e Willy William chegassem ao top 10 da Billboard.

Junto com “Despacito”, foi a primeira vez que dois singles cantados em outra língua diferente do inglês ficassem no top 10 da Billboard. Poucas pessoas sabem, mas “Mi Gente” é um remix da música “Voodoo Song” de Willy William.


6. “Bodak Yellow” – Cadi B

2017 foi um ótimo ano para Cardi B e o grande responsável por isso foi a música “Bodak Yellow”. Sendo seu primeiro single em uma grande gravadora, ficou em primeiro lugar na Billboard por três semanas, se tornando a 5ª rapper mulher a alcançar o topo, e a segunda rapper sem colaborações.

A canção ganhou como Música do Ano no BET Hip Hop Awards, ganhando de nomes como Kendrick Lammar, Future e DJ Kahled. Atualmente “Bodak Yellow” conta com três certificados de platina nos EUA, pelas três milhões de cópias vendidas.


5. “New Rules” – Dua Lipa

Você conhece as novas regras? Em “New Rules”,Dua Lipa lista três regras para se livrar do ex-namorado. Lançada como single em julho, a música alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e o 14º nos Estados Unidos.

O sucesso,  tanto nos serviços de streaming quanto nas redes sociais, foi imediato. Com a faixa, Dua Lipa alcançou a 2º posição no Spotify Global e os memes com a música são variados.
“New Rules” foi responsável também pela maior visibilidade da cantora não só no Estados Unidos. No Brasil, Dua virou artista queridinha dos fãs de música pop, que chegaram a esgotar os ingressos do único show, realizado em São Paulo, em poucas horas.


4. “Havana” – Camila Cabello feat. Young Thug

2017 foi um ótimo ano para Camila Cabello. Depois de sair do Fifth Harmony, em dezembro do ano passado, a cantora lançou seu primeiro single solo, “Crying In The Club”, que atingiu 47º lugar no Hot 100, uma posição talvez não muito agradável. Mas tudo mudou quando “Havana” foi lançada. Inicialmente uma faixa promocional, a música foi sucesso espontâneo fazendo com que Camila transformasse em single.

Dai em diante foram só conquistas, “Havana” ficou por cinco semanas em primeiro lugar no Reino Unido e na segunda posição da Billboard, além do segundo lugar no Spotify Global. Ficou também em primeiro lugar no Wolrdwide iTunes Song Charts por 34 dias e em primeiro lugar nas rádios pop americanas. O seu clipe é o 5º mais rápido a alcançar 200 milhões de visualizações e a música tem certificação de platina tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido.


3. “Sua Cara” – Major Lazer feat. Anitta & Pabllo Vittar

A colaboração mais aguardada do pop brasileiro em 2017 foi um sucesso absoluto. A parceria entre Anitta, Pabllo Vittar e o trio americano Major Lazer, foi divulgada no EP “Know No Better” em junho. Anitta, Pabllo Vittar e Diplo apresentaram a música juntos pela primeira vez no Prêmio Multishow 2017. O seu clipe, gravado no Marrocos, foi mais rápido a alcançar um milhão de curtidas no Youtube e o 6º mais visto em 24 horas.

A parceria rendeu o top 10 das músicas mais tocadas nas rádios brasileiras, chegou ao 90º lugar no Spotify Global e ficou mais de cinco semanas na parada Dance/Eletronic da Billboard, sendo a única canção em português no ranking.


2. “Shape Of You” – Ed Sheeran

Lançada em janeiro, o single de retorno de Ed Sheeran foi instantaneamente um sucesso. Diferente de outras músicas divulgadas por Ed Sheeran, a faixa é dançante e animada.

Alcançou o primeiro lugar nos Estados Unidos por 12 semanas e no Reino Unido por 14 semanas. Originalmente escrita para a cantora Rihanna, “Shape Of You” é a música mais tocada no Spotify, com mais de 1,4 bilhões de streams. A canção concorre ao Grammy como Melhor Performance Pop.


1. “Despacito” – Luis Fonsi feat. Daddy Yankee & Justin Bieber

Impossível não começar com o mega hit do ano. O remix com os vocais de Justin Bieber alavancaram a música a nível mundial. A faixa foi a primeira música latina a chegar no topo da Billboard desde “Macarena”, de 1996, onde ficou durante 16 semanas. O clipe conta com mais de 4,3 bilhões de visualizações, sendo o vídeo mais assistido da historia do Youtube. “Despacito” é também a música mais reproduzida por streamings, com 4,6 bilhões de reproduções.

O sucesso da música foi tanta, que o turismo em Porto Rico, local do clipe, aumentou 45% desde que “Despacito” foi lançada. Já foram 12 prêmios entregues à música, que concorre também ao Grammy 2018 nas categorias Gravação do Ano, Música do Ano e Melhor Performance Pop (Duo/Grupo). Não existe uma pessoa que não conheça a canção atualmente.

Além das 10 músicas em destaque, você pode ouvir a playlist no Spotify que o Tracklist preparou com as 130 músicas de 2017:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *