O grupo do camarote do BBB22 tem sido um dos maiores destaques da edição. Seja pela falta de comprometimento no jogo ou por “palestrinhas”, participantes como Tiago Abravanel, Jade Picon e Linn da Quebrada estão entre os que mais geram engajamento nas redes sociais – seja por um motivo positivo ou negativo. E, dentre esses nomes, quem vem atraindo os olhares do público nos últimos dias é Arthur Aguiar.
O ator e cantor, ex-Rebelde e atual parte do elenco de globais da emissora se tornou alvo dos trending topics nos últimos dias por diversos motivos. Um deles é por conta da rixa que tinha com o participante Rodrigo, do grupo pipoca, visto como seu antagonista na visão de jogo. Mas algo além captou a simpatia dos fãs do programa: sua alegria ao comer carboidratos e doces na casa.
Leia também: Enquete: após a saída de Rodrigo, quem deve ganhar o BBB22?
Arthur Aguiar: a imagem antes do BBB22
Aguiar já era um nome cotado para o BBB22 semanas antes da divulgação, o que atiçou a curiosidade do público que o acompanhava. Para além de seu trabalho na TV e na música, ele também teve seu nome em inúmeros sites e perfis de fofoca de celebridades por conta do seu relacionamento com Maíra Cardi, ex-BBB e conhecida na web como coach fitness dos famosos.
O casal está junto desde 2017 e são pais de Sophia, de 3 anos. No entanto, nem tudo é só romance – nos últimos meses, Aguiar e Cardi foram alvo de histórias que narravam traição no casamento. Isso contribuiu para que a imagem de Arthur fosse abalada fortemente, tendo em vista que, aparentemente, não foi um caso único, e sim vários.
A própria Maíra chegou a participar de podcasts e ceder entrevistas a respeito. Ela justificou as ações do marido, afirmando que “um homem tem suas necessidades” e que “se ele pegou várias e quis ficar comigo, é porque tenho habilidades especiais”.
Nas redes sociais, a situação foi debate entre fãs e curiosos que não entendiam o motivo pelo qual eles ainda mantinham a relação, uma vez que a confiança e fidelidade (dentre boa parte das pessoas, essenciais para a manutenção de qualquer relacionamento) haviam sido quebrados.
O que mudou com o BBB
Não foi surpresa nenhuma Arthur Aguiar ser marcado como “o camarote que traiu a esposa X vezes”. Foi até mesmo engraçado a forma que ele evitava olhar e abraçar as mulheres da casa, esquivando-se sem que conseguia. Ele chegou a ser questionado por Naiara Azevedo, também participante da edição, se existe amor quando há traição, e vice-versa. “Você acha que quem ama, trai?”, perguntou a cantora sertaneja.
Arthur chegou a ponderar a resposta, e devolveu que “sim, porque pra mim, uma coisa não tem nada a ver com a outra”. Logo em seguida, as câmeras do pay-per-view foram cortadas para outro ambiente da casa, não permitindo que o espectador soubesse o restante da conversa.
De fato, as traições de Arthur não são tema para debate na casa. E também não é o intuito desse texto fazer você questionar se é certo ou errado, ou o que faríamos nessa situação. Esse parece ser um tópico evitado pelo próprio Arthur, enquanto Maíra não vê problema em esclarecer de que, ainda assim, está feliz com o parceiro.
A questão é que, em tempo curtíssimo de confinamento, Arthur Aguiar conseguiu sair do “ciclo da fofoca” ao estar feliz com coisas comuns do cotidiano. A primeira delas é sobre comer carboidratos, como pão e purê de batata, algo que deve ser proibido pela esposa, especialista em emagrecimento. Maíra Cardi chegou a gravar um story, via Instagram, mostrando sua “indignação” com aquele momento.
Outros “deslizes” de Arthur também viraram motivo de piadas e memes na internet, uma vez que o ator se vangloria de sua capacidade de comer tantos pratos diferentes nas festas. Ele chega a indicar outros brothers a fazerem o mesmo, contando tudo o que é servido.
Se as traições de Arthur eram levadas com muito peso antes de sua entrada no reality show, durante o programa, tudo está mudando. E com apoio da própria vítima da situação, a esposa.
A prova disso é que os principais tweets virais usam da situação para parabenizar atitudes assertivas do ator no jogo. Isso ocorreu, por exemplo, quando Arthur falou tudo o que queria para Rodrigo, durante o último jogo da discórdia, na segunda-feira (31). “O Rodrigo tenta discutir com o cara que traiu a esposa 16 vezes e ainda tá casado” foi um dos principais comentários.
Conclusão: camarotes e pipocas têm objetivos diferentes – e, por isso, muda-se o conceito do jogo
Um dos pontos levantados por alguns espectadores mais detalhistas foi justamente como o BBB22 está servindo de apoio para o gerenciamento de crise de Arthur Aguiar. Afinal, se o ator entrou no programa “cancelado” pelo público aqui fora, hoje, ainda que o seu histórico seja mencionado, já não é visto com tanta negatividade – pelo menos, até o momento.
Isso deve ser considerado principalmente para quem diz que essa edição do BBB está morna (o que não é exatamente mentira, pelo menos até o momento). Claramente, há outros objetivos para os membros do camarote, que, muitas vezes conseguem ganhar R$1,5 milhão de maneira muito mais rápida e fácil que os pipocas.
Para a maioria que já tem um certo reconhecimento em seus respectivos nichos, o BBB é a chance de expansão para as massas, aumento no engajamento para marcas patrocinadoras, e apresentação de seu próprio trabalho. Já para os anônimos, é exclusivamente ganhar dinheiro. Embora o carisma precise ser muito mais bem explorado para chamar atenção, como foi o case de sucesso de Juliette Freire (BBB 21) , o enredo do jogo também precisa ajudar – e isso só pode se construído entre eles.
Por fim, os objetivos entre os participantes são, até certo ponto, opostos. A finalidade ainda é conseguir uma grana e mudar de vida. Ao final, se um dia um participante de edições passadas eram só lembradas como ex-BBBs ou sequer isso, nas edições mais atuais temos uma visão muito mais clara de quem foi o quê, tanto que conseguimos lembrar de maneira bem clara desde que houve essa mudança na estrutura do programa. Se isso é um ponto positivo ou não, ou se a dinâmica dará certo dessa maneira, cabe a nós esperar para ver.