O ano de 2021 tem sido um importante ano para John Mayer, que comemora seu aniversário neste sábado (16/10). Completando seus 44 anos, o artista tem muitos motivos para celebrar, como os 20 anos do lançamento de seu álbum de estreia e seu novo álbum “Sob Rock“. Em comemoração ao aniversário de John Mayer, relembramos 5 momentos marcantes da carreira do músico. Confira!
Leia também: Review: John Mayer revisita os anos 80 em seu novo disco, “Sob Rock”
Relembre 5 momentos marcantes da carreira de John Mayer em comemoração ao aniversário do cantor
1. “Room for Squares” e Grammy
Mesmo se tratando apenas da estreia de John Mayer na indústria musical, o álbum “Room for Squares” foi responsável por consagrar o artista no mundo da música. Lançado em 2001, o disco, que foi composto inteiramente por Mayer, chegou a conquistar a oitava posição na Billboard 200 e rendeu ao cantor seu primeiro Grammy. “Your Body is a Wonderland“, segundo single do trabalho e uma das músicas de maior sucesso de John até hoje, levou o prêmio de Melhor Performance Vocal Pop Masculina. Na ocasião, o próprio músico afirmou que tudo estava acontecendo “muito, muito rápido”.
No total, John Mayer coleciona sete prêmios Grammy, incluindo Música do Ano e Melhor Álbum Vocal Pop, e 19 nomeações.
2. John Mayer Trio
No ano de 2005, John Mayer expandiu seus horizontes e foi responsável por formar a banda de blues-rock John Mayer Trio. Mayer fez parte do trio ao lado dos renomados músicos (e ídolos pessoais) Steve Jordan e Pino Palladino. O grupo lançou, no mesmo ano, “Try!“, álbum ao vivo que foi nomeado à categoria de Melhor Álbum de Rock na 49ª edição do Grammy.
Na estrada, a banda foi a escolhida por abrir alguns shows da A Bigger Bang Tour, dos Rolling Stones. Já nos shows de John Mayer, o trio apresentou um set memorável de oito músicas na gravação do DVD “Where The Light Is“, um dos trabalhos mais conhecidos de Mayer. Em 2017, Jordan e Palladino fizeram parte da banda da The Search for Everything Tour, turnê de John que passou pelo Brasil em outubro.
3. Comeback e “Born and Raised”
“Born and Raised“, quinto álbum de estúdio de John Mayer, marcou um dos períodos mais difíceis na carreira do cantor. O lançamento do álbum estava previsto para o final de 2011, mas foi adiado devido a um granuloma encontrado na garganta do artista, perto das cordas vocais. Na época, o cantor passou por uma cirurgia e teve que ficar um mês de repouso vocal completo.
Após a recuperação, o disco foi finalmente lançado em maio de 2012, antecedido pela estreia do single “Shadow Days” em fevereiro. O trabalho marcou o terceiro #1 de Mayer na Billboard 200 e se tornou o primeiro álbum de John a passar mais de uma semana na liderança da lista.
Uma turnê mundial do “Born and Raised” estava marcada para o fim de 2012, no entanto, o músico foi forçado a cancelar a série de shows após descobrir que o granuloma havia voltado. Mais uma vez, Mayer foi submetido à uma cirurgia e se viu obrigado a dar uma “pausa indefinida” dos palcos.
Finalmente, em janeiro de 2013, John pôde se apresentar ao vivo pela primeira vez desde abril de 2011, em Montana, Estados Unidos, local onde mora. Já a Born and Raised World Tour deu seu pontapé inicial em julho de 2013, durando pouco mais de um ano.
4. Rock in Rio
O Rock in Rio 2013 marcou a primeira vinda de John Mayer para o Brasil. O cantor, que se apresentou logo antes do headliner Bruce Springsteen, realizou um dos shows mais marcantes de sua carreira, com direito a uma performance de quase 10 minutos do hit “Gravity“.
Antes da passagem pelo Rio de Janeiro, o artista também realizou uma apresentação em São Paulo, que fez parte da Born and Raised World Tour, para mais de 30 mil pessoas.
Em 2017, Mayer retornou ao país durante a turnê The Search For Everything. Desta vez, a passagem foi mais longa e incluiu datas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte.
5. Dead & Company
Em 2015, John Mayer teve, mais uma vez, a oportunidade de se juntar a ídolos pessoais em um novo projeto: Dead & Company. O grupo, formado por Bob Weir, Mickey Hart e Bill Kreutzmann, ao lado de Mayer, Oteil Burbridge e Jeff Chimenti, surgiu da preparação para as comemorações do aniversário de 50 anos da banda Grateful Dead.
Desde então, o grupo realiza, anualmente, turnês pela América do Norte relembrando os grandes sucessos do Grateful Dead. Apesar de não existirem álbuns de estúdio lançados pela banda, as performances das últimas tours têm sido lançadas nos serviços de streaming e em forma física.
Atualmente, Dead & Company tem sido um dos principais projetos de Mayer, que concilia o grupo com suas turnês solo e projetos pessoais.