A tão esperada parceria entre Anitta e Alok finalmente chegou! O videoclipe oficial de “Looking For Love“, foi lançado nesta segunda-feira (18), acompanhando a faixa bilíngue que já domina as plataformas digitiais desde a última sexta-feira (14).
Em coletiva de imprensa, Anitta e Alok detalharam as motivações por trás da música. Segundo a cantora carioca, a ideia de uma suposta “competição” entre os dois artistas — que causaram burburinho nas redes sociais no início do mês — foi planejada estrategicamente para dialogar com a realidade atual da indústria musical: “Essa ideia da competição foi para provocar”.
Leia também: Stray Kids no Brasil: veja datas, locais e como comprar ingressos
Em coletiva de imprensa, Anitta e Alok revelam estratégia de “Looking for Love”
Nesta mês dois dos gigantes da música brasileira, Anitta e Alok, finalmente apresentaram ao mundo sua tão aguardada colaboração: “Looking For Love”. A faixa bilíngue, que causou um burburinho nas primeiras semanas de novembro, chega como uma crítica contra a superficialidade da indústria musical atual.
“Procurando por amor”, em tradução livre, segundo os próprios artistas, se trata do amor do público, e não romântico; da busca constante por sempre ser amado pelos fãs, seguido e ter os melhores números nas plataformas de streaming. “Essa ideia da competição, na verdade, foi uma ideia minha por saber que as pessoas estão sempre, hoje em dia, cada vez mais, ligadas nessa coisa da competição e dos números e muito preocupados com esses números de um e de outro. As pessoas quase que não falam mais sobre a qualidade do trabalho musical de um artista, falam só sobre os números, só sobre o alcance”, revelou Anitta.
A voz de “Envolver” falou, ainda, de como as mídias digitais influenciam o cenário atual. “E hoje em dia, com a internet, com essa coisa do algoritmo e tudo mais, uma música fazer sucesso, é muito mais questão do marketing, da equipe, do investimento, do que a qualidade da música em si. Então a minha ideia da competição era mais para dar ao público o que eles gostam: ficar medindo quem fez mais número, quem bombou mais, ao invés de escutar a qualidade da música e debater a qualidade daquele som”, continuou.
Relembrando o burburinho causado pela divulgação da faixa, Alok comentou: “Eu cometi um erro no passado, que foi postar que eu era o brasileiro mais ouvido no mundo. Mas eu estava só celebrando, não queria dizer que eu estava sendo mais ouvido do que a Anitta. Era uma matéria que, na verdade, falava sobre a questão dos números. Celebrei e tal e aí, logo depois, eu acabei apagando, porque começou a gerar essa parada. Mexer com a fanbase da Anitta, é uma parada que eu não recomendo para ninguém. Então, foram dois dias meio caóticos ali nas redes sociais, mas depois a gente se amenizou e já fizemos as pazes.”, disse aos risos.
“E eu só fui ver que ele fez agora, porque assim, eu não tô nem ligada nessas coisas. E você vê que o próprio artista, a gente não tá ligado nisso, sabe? A gente mostrou pra galera que era só pra provocar mesmo e mostrar pra galera o quanto só eles se importam com essa coisa da competição”, explicou Anitta.
Falando sobre a produção da faixa, a “Girl From Rio” revelou que, no planejamento inicial, não haveria clipe, no entanto, ela quis mostrar a narrativa da música por outra perspectiva. “A minha ideia principal do clipe era mostrar esse vício no amor do público, né? Ter mais números, mais fãs, mais seguidores e, ao mesmo tempo, mostrar para as pessoas, o backstage, mostrar como que é gravar tudo isso. Então foi meio que para desmistificar esse glamour da vida da fama e da busca por atenção. Essa foi a ideia”.
Faixa engavetada
A parceria musical entre eles teria saída há sete anos, mas não aconteceu devido a questões de gravadora, conforme contou Alok. No enanto, diferente do que os fãs especulavam, “Looking For Love” não era a tal canção engavetada.
A antiga faixa, que inclusive chegou a ser gravada, contava com a participação de Rita Ora e a banda 5 Seconds of Summer. “Até te peço desculpas aqui, Anitta, porque te pedi para gravar português, espanhol… E acabou não rolando (risos) — disse o produtor musical aproveitando a coletiva.