in

CHARTS: James Arthur alcança o topo da parada britânica pela primeira vez

Apesar de terem passado por uma semana de lançamentos tímidos, as paradas musicais americana e britânica mantiveram a sua inconstância de praxe. Em ambas as regiões, a popularidade local de artistas como Rae SremmurdDrake James Arthur foram postas à prova e os garantiram boas colocações – incluindo uma estreia no topo do Official Charts com o novo álbum do vencedor da edição do Reino Unido do reality show “The X Factor”.

Com seu novo disco, “Back From The Edge”, Arthur chega ao primeiro lugar da tabela britânica de álbuns pela primeira vez, feito este que não conseguiu alcançar com o seu auto-intitulado trabalho de estreia por uma posição de diferença.

Já nos Estados Unidos, grandes nomes do rap e do country comprovaram o estrondoso sucesso de ambos os gêneros no país – algo que não é tão predominante em outras nações. Nomes como Kenny ChesneyMeek Mill Jeezy – este que agora assume o topo da lista de discos com seu novo álbum, “Trap Or Die 3” – conseguiram estrear entre as três primeiras colocações na Billboard 200 e tornaram evidente a influência de seus estilos musicais sob a indústria local.

BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS

Após doze semanas na primeira colocação da parada de singles, a parceria entre o duo eletrônico The Chainsmokers e a cantora Halsey voltaram a quebrar novas marcas. Agora, “Closer” é a canção com maior tempo no topo da tabela desde “See You Again”, colaboração de Wiz Khalifa com Charlie Puth que manteve-se líder na Billboard Hot 100 entre os meses de abril e julho de 2015.

Enquanto as cinco primeiras posições da tabela permanecem sem alterações, as novidades ficam por conta de sua outra metade. Ariana Grande alcançou um novo pico na lista com sua mais recente música de trabalho, “Side To Side”, produzida em parceria com a rapper Nicki Minaj, ao desbancar Bruno Mars na 6º posição.

O rápido sucesso de “Black Beatles”, de Rae Sremmurd Gucci Mane, fizeram com que a dupla registrasse um salto de sete posições em direção à 9ª colocação. Espera-se ainda que a canção volte a subir na próxima atualização da lista, uma vez que esta é, no momento, a faixa mais vendida do iTunes americano.

“Black Beatles” é a primeira canção tanto de Rae Sremmurd quanto de Gucci Mane a alcançarem as dez primeiras posições da Billboard Hot 100. Até então, os maiores picos de ambos haviam sido com as 16ª e 35ª colocações com os singles “No Type” e “Wasted”, respectivamente

Assim como já era esperado, “Fake Love”, o novo lançamento surpresa de Drake, conseguiu um espaço entre os primeiros lugares da Billboard Hot 100 com seus surpreendentes números de de streaming, que ultrapassaram a marca de 17,6 milhões de audições na última semana.

Confira as dez primeiras posições da Billboard Hot 100:

1. “Closer”, The Chainsmokers e Halsey (-)
2. “Starboy”, The Weeknd e Daft Punk (-)
3. “Heathens”, Twenty One Pilots (-)
4. “Let Me Love You”, DJ Snake e Justin Bieber (-)
5. “Broccoli”, D.R.A.M. e Lil Yachty (-)
6. “Side To Side”, Ariana Grande e Nicki Minaj (7-6)
7. “24K Magic”, Bruno Mars (6-7)
8. “Juju On The Beat (TZ Anthem)”, Zay Hilfigerrr e Zayion McCall (9-8)
9. “Black Beatles”, Rae Sremmurd e Gucci Mane (16-9)
10. “Fake Love”, Drake (24-10)

Já a tabela americana de discos teve seu topo destronado novamente. O antigo posto de Lady Gaga agora pertence ao rapper Jeezy, que alcançou a marca de 89 mil downloads e 73 mil cópias físicas vendidas na semana de lançamento de seu mais novo álbum de estúdio, “Trap Or Die 3”.

A estreia de Jeezy no topo da Billboard 200, entretanto, quase não ocorreu devido ao sucesso comercial do novo álbum de Kenny Chesney. O décimo sétimo trabalho da discografia do cantor, “Cosmic Hallelujah”, superou o rapper em vendas digitais, mas obteve um percentual geral menor, resultando assim em uma estrei na segunda posição.

Entre as outras estreias da tabela, encontram-se títulos como “DC4”, nova mixtape de Meek Mill que é o primeiro capítulo da série de trabalhos “Dreamchasers” a figurar no Billboard 200, e “The Stage”, lançamento surpresa do Avenged Sevenfold que garantiu à banda californiana a quarta colocação da lista.

Confira as dez primeiras colocações da Billboard 200:

1. “Trap Or Die 3”, Jeezy (*)
2. “Cosmic Hallelujah”, Kenny Chesney (*)
3. “DC4”, Meek Mill (*)
4. “The Stage”, Avenged Sevenfold (*)
5. “Joanne”, Lady Gaga (1-5)
6. “A Pentatonix Christmas”, Pentatonix (3-6)
7. “Views”, Drake (5-7)
8. “Suicide Squad: The Album”, trilha sonora de “Esquadrão Suicida” (7-8)
9. “Hamiton (Original Broadway Cast Recording)”, elenco de “Hamilton” (8-9)
10. “Nobody But Me”, Michael Bublé (2-10)

OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO

Na terra da Rainha, o Little Mix se mantém pela terceira semana consecutiva na primeira posição com sua mais recente música de trabalho, “Shout Out To My Ex”, que ainda deve apresentar maior crescimento comercial ao longo das próximas semanas com o lançamento do novo álbum da girlband, “Glory Days”.

Enquanto o quarteto britânico lidera o topo do Official Charts, alguns nomes norte-americanos registraram crescimentos de uma semana para outra. É o caso de Drake e Bruno Mars, que alcançaram as 10º e 6º posições com os seus mais recentes singles, “Fake Love” e “24K Magic”, respectivamente. Vale destacar que a canção do rapper canadense, que estreou no 37º lugar da lista, registrou um aumento de 27 colocações.

Na semana passada, Bruno Mars esteve presente no Live Lounge da rádio britânica BBC Radio 1 para uma apresentação intimista de “24K Magic” e ainda aproveitou a ocasião para performar um cover de “All I Ask”, faixa que compôs para o mais recente disco de Adele,”25″. Com a sua participação no programa, as vendas de sua música de trabalho alavancaram e o fizeram atingir um novo pico na tabela de singles

Entre os outros destaques das dez primeiras posições da lista, está o novo single do Clean Bandit em parceria com Sean Paul e Anne-Marie, “Rockabye”, que após estrear na sétima colocação, agora se encontra no terceiro lugar. De acordo com estimativas recentes, é esperado que a música assuma o topo da tabela já em sua próxima atualização, tornando-se assim a segunda canção do grupo a atingir tal marca.

Confira as dez primeiras posições da tabela britânica de singles:

1. “Shout Out To My Ex”, Little Mix (-)
2. “Say You Won’t Let Go”, James Arthur (-)
3. “Rockabye”, Clean Bandit com Sean Paul e Anne-Marie (7-3)
4. “Starboy”, The Weeknd e Daft Punk (-)
5. “Closer”, The Chainsmokers e Halsey (3-5)
6. “24K Magic”, Bruno Mars (11-6)
7. Starving”, Hailee Steinfeld com Grey e Zedd (5-7)
8. “Sexual”, NEIKED (6-8)
9. “The Greatest”, Sia e Kendrick Lamar (8-9)
10. “Fake Love”, Drake (37-10)

Assim como a tabela de singles, que atualmente é liderada por um nome britânico, a lista de discos também passa a ter o topo ocupado por um artista local após James Arthur estrear na primeira posição com seu segundo álbum de estúdio, “Back From The Edge”, que alcançou a marca de 41 mil unidades vendidas no Reino Unido.

Com a estreia, James Arthur se torna o segundo vencedor da edição britânica do “The X Factor” a alcançar o topo da parada britânica de álbuns com seu segundo trabalho. O primeiro caso foi de Leona Lewis, que assumiu a primeira posição da lista com “Echo”, em 2009.

É importante também destacar as estreias de artistas como CourteenersMadnessJack Savoretti Alexander Armstrong, que agora encontram-se nas 4ª, 5ª, 6ª e 8ª posições, respectivamente, com seus novos trabalhos. Além disso, a coletânea de sucessos de Robbie Williams também reestreou na tabela, antecedendo o recém-lançado disco “The Heavy Entertainment Show”, que deve alcançar o topo da lista na próxima semana.

Confira os dez melhores colocados álbuns do Official Charts:

1. “Back From The Edge”, James Arthur (*)
2. “The Wonder Of You”, Elvis Presley (1-2)
3. “Nobody But Me”, Michael Bublé (2-3)
4. “Mapping The Rendezvous”, Courteeners (*)
5. “Can’t Touch Us Now”, Madness (*)
6. “Sleep No More”, Jack Savoretti (*)
7. “The Singles”, Phil Collins (6-7)
8. “Upon A Different Shore”, Alexander Armstrong (*)
9. “Greatest Hits”, Robbie Williams (*)
10. “WALLS”, Kings Of Leon (5-10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *