Nesta quinta-feira (28), o grupo de K-pop NewJeans anunciou, por meio de uma coletiva de imprensa, que irá deixar a gravadora ADOR – ligada à empresa de entretenimento sul-coreana HYBE Corporation.
Leia mais: Spotify e Prêmio da Música Brasileira unem forças em capacitação para artistas
Formado pelas integrantes Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein, o quinteto fez seu debut oficial em julho de 2022, com o single “Attention”. Posteriormente, elas lançaram os EPs “New Jeans” e “Get Up”, incluindo as faixas “Super Shy” e “ETA”.
Neste ano, o NewJeans divulgou os EP “How Sweet”, que incluem o single homônimo e “Bubble Gum”; e “Supernatural”, que apresentou ao público a faixa de mesmo nome, além da canção “Right Now”.
NewJeans anuncia saída da ADOR em coletiva de imprensa; saiba mais
A disputa entre o NewJeans e os executivos da ADOR não é uma novidade. Há duas semanas, o grupo enviou à empresa uma série de demandas para que pudessem seguir com o contrato – incluindo a restituição de Min Hee-jin ao seu antigo cargo na companhia.
A empresária é conhecida pela produção do próprio NewJeans; e atuava, anteriormente, como CEO da ADOR. No entanto, após o início de uma grande batalha jurídica com a HYBE Corporation, a executiva foi retirada do cargo, e passou a preencher a posição de diretora interna.
Mas, na última semana, Hee-jin decidiu renunciar ao atual cargo. Assim, ela deixou a HYBE e, consequentemente, a ADOR. Agora, as integrantes do NewJeans declaram que essa e outras demandas não foram atendidas, levando-as à situação atual.
Confira a posição do grupo e da empresa
Durante uma coletiva de imprensa realizada recentemente, o grupo de K-pop manifestou publicamente sua intenção de deixar a gravadora ADOR. Hanni declarou: “Nós enfrentamos maus-tratos não apenas contra nós, mas também contra nossa equipe […] É uma empresa que não tem mais nenhuma sinceridade na arte e na música que está criando, e está fixada em apenas parecer uma empresa que trabalha bem; apesar de só pensar em ganhar dinheiro e não ter nenhuma consciência sobre o efeito negativo que cria por meio de seus meios não autênticos”
“Este não é o tipo de ética de trabalho que respeitamos, nem queremos fazer parte, e continuar trabalhando em uma empresa que não tem a intenção de proteger o NewJeans só nos faria mal. É por isso que nós cinco, juntas, concordamos em deixar a ADOR”, completou a integrante.
O quinteto declarou, também, que não possui a intenção de desistir do nome NewJeans, e que lutarão para ter o direito de usar o título do grupo. Elas também afirmaram que, inicialmente, não irão entrar com um processo para encerrar o contrato – mas desejam trabalhar com Min Hee-jin.
Em resposta, a ADOR enviou um comunicado à imprensa: “Lamentamos que uma coletiva de imprensa para rescindir os contratos exclusivos tenha sido planejada e realizada sem revisão suficiente, mesmo antes de receber uma resposta definitiva. Os contratos exclusivos entre a ADOR e os membros do NewJeans permanecem válidos. Portanto, pedimos que as programações futuras continuem sendo realizadas com a ADOR como antes”.
“Solicitamos reuniões com as artistas várias vezes, mas não obtivemos sucesso. Mesmo agora, esperamos que elas abram seus corações para nos encontrarem e termos uma conversa honesta. A ADOR fará o máximo para apoiar o NewJeans em suas atividades e ajudá-las a crescer ainda mais como artistas globais”, diz o texto.
Não perca nenhuma novidade! Nos siga no X/Twitter, no Instagram e no TikTok.