Na última quinta-feira (14), o Tokio Marine Hall, em São Paulo, recebeu o Franz Ferdinand para um show único no país, parte do Popload Gig. Essa foi a nona visita da banda escocesa ao Brasil, que retornou após seis anos — a última passagem aconteceu em 2018, com apresentações em São Paulo e Curitiba. O grupo aproveitou a ocasião para divulgar seu próximo álbum, “The Human Fear“, com lançamento previsto para janeiro de 2025.
O vocalista Alex Kapranos, ao lado de Bob Hardy (baixo), Dino Bardot (guitarra), Julian Corrie (teclados e guitarra) e Audrey Tait (bateria), apresentou um setlist que mesclou músicas do novo disco com sucessos da carreira do grupo. O evento teve abertura do cantor brasileiro Tom Ribeira, que recebeu elogios de Kapranos: “Derreteu meu coração. Ele tem uma linda voz”, destacou o vocalista durante a apresentação.
Franz Ferdinand em São Paulo resgata hits que marcaram os anos 2000
Pouco depois das 22h, o grupo entrou no palco e não esperou muito tempo para cravar uma sequência de clássicos. Faixas como “The Dark of the Matinée” (do álbum “Franz Ferdinand“, de 2004), “Walk Away” (de “You Could Have It So Much Better“, de 2005) e “Do You Want To” (2005) abriram o show com grande entusiasmo e nostalgia.
Quase 20 anos depois e ainda cantamos Do You Want To como se tivesse lançado ontem. Franz Ferdinand, você sempre será especial! pic.twitter.com/0mze8NwFzX
— tai (@d4rksidem00n) November 16, 2024
Não é para menos: afinal, o Franz Ferdinand carrega consigo o título de um dos grandes nomes do rock alternativo no início dos anos 2000. Seguindo o movimento de bandas como The Strokes, Arctic Monkeys, Interpol e Yeah Yeah Yeahs, o grupo – na época, formado por Kapranos, Hardy, Nick McCarthy e Paul Thompson – também ajudou a revitalizar a cena trazendo em seus dois primeiros álbuns uma clara influência do pós-punk com riffs característicos e arranjos pulsantes, mesclando baladas com faixas explosivas.
Desde então, a banda traz uma energia notória no estúdio e nas apresentações ao vivo que não oscilou mesmo com os novos caminhos sonoros retratados em seus próximos trabalhos e com a dissolução do quarteto original. Ao vivo, essa efervescência é reforçada pela presença de palco dos integrantes, sobretudo a de Kapranos, que mantém vitalidade durante todo o show – ponto que ajuda a explicar a sinergia entre banda e público mesmo nas sete canções inéditas apresentadas em São Paulo.
Só que clássicos são clássicos, não tem jeito. A contemplação diante de faixas novas como “The Doctor” e “The Birds” deu lugar à exaltação e ao coro durante o mega sucesso “Take Me Out” (2004) e “Ulysses” (do disco “Tonight: Franz Ferdinand“, de 2009), que se mantiveram após o encore com “Jacqueline” (2004) e “Michael” (2004). Ainda faltava mais um protagonista: a explosiva (com o perdão do trocadilho) “This Fire” (2004), que encerrou a noite com Kapranos pedindo ao público que se abaixasse antes de pular em sincronia no refrão. Foi prontamente atendido.
Show apoteótico e inesquecível do Franz Ferdinand em São Paulo. Parecia que estávamos todos de volta a 2006@FranzBR pic.twitter.com/RyZJ4UPa1M
— Renan (@RenanSep1) November 15, 2024
Mesmo com alterações nos arranjos ao vivo, o show manteve clara a essência da banda e, mais do que isso, a relação construída com o público brasileiro, que segue firme. Prestes a lançar um novo material, o grupo mostrou que está disposto a abraçar o novo sem perder o frescor que marcou o começo de sua carreira – e o show do Franz Ferdinand em São Paulo provou que o legado construído ao longo de mais de 20 anos ainda ressoa com força.
Setlist:
- The Dark of the Matinée
- No You Girls
- Night or Day
- Walk Away
- Stand on the Horizon
- Build It Up
- Do You Want To
- The Fallen
- Bar Lonely
- Darts of Pleasure
- Evil Eye
- The Doctor
- Love Illumination
- Take Me Out
- The Birds
- Ulysses
- Hooked
- Outsiders
Encore:
- Jacqueline
- Audacious
- Michael
- This Fire