A artista pernambucana Ananda Paixão lançou, recentemente, o single “Emocionada” – o primeiro gostinho de seu futuro álbum de estreia! O lançamento, que veio acompanhado de um videoclipe oficial, apresenta referências à Ana Carolina e Gabriela, personagem criada por Jorge Amado. Confira:
Em entrevista recente ao Tracklist, a cantora e compositora falou sobre a nova faixa; o recente EP “Mabuia”; seu futuro álbum de estúdio e mais. Acompanhe a conversa abaixo!
Leia mais: Entrevista: Lauana Prado fala sobre “Sombra Desconhecida” e mais
Entrevista: Ananda Paixão fala sobre a faixa “Emocionada” e mais
Você lançou, recentemente, o single “Emocionada”. Como foi o processo de produção da música?
“‘Emocionada’ é a primeira música dentro do meu álbum. Ao longo de um ano e meio eu fui escrevendo histórias que eu queria contar e, quando eu sentei com o Douglas Moda para a gente fazer as músicas, eu já tinha todas as ideias. E para ‘Emocionada’, especificamente, [me inspirei em] uma música da Ana Carolina, que se chama ‘Nua’ – onde ela fala que vai pichar a rua da pessoa, e que vai bater na porta dela à noite completamente nua, e ‘Quem sabe, então assim / Você repara em mim’. Eu amo essa música, eu cresci ouvindo ela. E eu me identifico um pouco com isso, eu sou uma mulher emocionada, não só nos relacionamentos mas com a vida, assim [risos]”.
“Quando eu peguei essa frase no meu bloquinho de notas, eu e a Jenni [Mosello] – que é uma das compositoras do álbum -, sentamos e começamos; e foi muito rápido, foi exatamente com essa frase: ‘Eu vou descer pela sua rua / Nua / Para chamar sua atenção’. Aí eu falei: ‘Cara, vamos falar então sobre essa mulher emocionada, que gosta de viver a vida, que é emocionada nos relacionamentos’. E isso me representa muito, então foi muito simples de fazer essa música. E, obviamente, eu queria fazer um forró. Queria que trouxesse as raízes do Nordeste, então a gente fez um forró-pop, que é uma das vertentes da minha música. E foi bem gostoso de fazer”.
E que mensagem você deseja passar com essa faixa?
“Eu gosto muito de falar sobre mulheres fortes e empoderadas, e de fazer músicas que representem essas mulheres. E eu sempre trago um pouco de mim nas histórias, elas sempre são inspiradas em histórias que aconteceram comigo – e com ‘Emocionada’ não é diferente. Mas quero que elas também sirvam para outras mulheres. Ela pode ser apaixonada pela vida, ficar pelada, dançar um forrozinho… então é uma música de empoderamento feminino, eu diria”.
O single mistura o pop com o forró. De onde veio a ideia de fazer essa mescla? E, vindo de Recife, como começou sua ligação com o ritmo tradicional nordestino?
“Todas as minhas músicas têm influência do ritmo nordestino, pelo menos um pouco; e o meu álbum não é diferente. Eu queria fazer algo solar, alegre, e ‘Emocionada’ é uma música assim. E ela tem vertentes da minha raiz nordestina, do forró, do brega… o álbum como um todo tem essas referências. E são ritmos nordestinos, são ritmos de raiz que a gente transforma em música pop”.
“O forró [para mim], especificamente, vem do meu avô. Ele é caminhoneiro e é sanfoneiro nas horas vagas. Nunca estudou música, nunca conseguiu ser músico, mas ele sempre tocou onde quer que fosse com o caminhão dele. Então eu cresci ouvindo ele tocar aquela sanfona dele, aquele acordeão, e cresci dançando forró escutando ele tocar. E, óbvio, o Nordeste tem tudo a ver com isso. Então essas são minhas duas raízes: meu avô tocando sanfona; e o forrozinho que tem muito lá no Nordeste, o brega. E eu trouxe isso para dentro do meu álbum e para dentro de ‘Emocionada’”.
Outro lançamento recente é o EP “Mabuia”, composto durante a pandemia. Como esse período influenciou no seu processo criativo?
“Acho que dentro do período da pandemia todo mundo ficou um pouco mais introspectivo. E para mim, como compositora de músicas alegres, divertidas, para cima, forró e brega e afins, não foi diferente. Quando a pandemia veio, eu escrevi ‘Mabuia’, que fala sobre fé na vida… acho que é um EP pouco mais introspectivo e mais profundo no geral. E a pandemia fez isso com a minha composição. Acho que depois de ‘Mabuia’, eu consegui juntar minhas músicas alegres, divertidas e solares com uma caneta um pouco mais profunda. A gente só ficava trancado em um quarto, e eu só conseguia escrever músicas com letras mais pesadas, eu diria – mais pesadas no sentido de mais profundas, mesmo. E isso me ajudou a melhorar no meu trabalho como compositora. Então foi bem importante, para ser sincera”.
Já pensa em lançar o seu primeiro álbum de estúdio? O que mais está preparando neste sentido?
“Com certeza. ‘Emocionada’ faz parte de um projeto maior, que é o meu primeiro álbum. E eu estou muito animada, porque acho que ele me estabelece no mercado como uma cantora que realmente veio para ficar, sabe? Que não está só de passagem, lançando singles e, enfim… [me estabelece] como alguém que tenha uma história para contar. Então o meu álbum está vindo muito forte, cheio de referências, cheio de histórias. Não são só músicas alegres, tem uma música triste aqui ou ali. E todas com influências e sons nordestinos, como o brega, o brega funk, o forró. Enfim, tem muita mistura de ritmos, o R&B, também”.
“Eu estou muito animada, porque ele conta muitas coisas íntimas, e eu espero que seja muito lindo para quem estiver escutando. O álbum faz muito sentido na minha cabeça, e está muito especial. E é meu primeiro álbum, né. Acho que vai marcar uma era e um momento da minha vida. Eu cheguei no mercado musical com ‘Arretada’, e agora eu vou ficar para valer com esse álbum. Estou muito feliz”.
O que os fãs podem esperar da Ananda Paixão ainda neste ano?
“Tem tanta coisa, mas tanta coisa para acontecer esse ano. As oportunidades vão surgindo na minha vida, e eu só tenho a agradecer a Deus por isso; porque é pouquíssimo tempo de carreira, só um ano e meio, e eu já conquistei muita coisa e sigo conquistando ainda mais. Esse ano tem muita novidade, que eu ainda não posso falar [risos]. Mas, se acontecer, vai ser realmente incrível, talvez seja até uma virada de chave na minha carreira. Então podem esperar mais shows, isso é um fato; o álbum, com certeza; e, enfim, muita divulgação das músicas. Acho que vai ser muito legal esse processo da nova era – a minha primeira era como uma cantora pop no mercado nacional. Vai ser muito legal”.
Não perca nenhuma novidade! Nos siga no X/Twitter, no Instagram e no TikTok.