in

Festival Turá São Paulo 2024 traz música brasileira para todos os gostos

Festival aconteceu nos dias 29 e 30 de junho no Parque Ibirapuera, em São Paulo

Pabllo Vittar foi convidada pela banda Fresno durante show no Turá. Foto: Isabella Zeminian/Tracklist

Nesse último final de semana (29 e 30), o Festival Turá tomou conta do Parque Ibirapuera, em São Paulo, e trouxe um line-up tomado de artistas nacionais de diversos gêneros – em dois dias, foram mais de 20 nomes distribuídos em dois palcos distintos.

Em sua terceira edição, neste ano o Turá trouxe um segundo palco que recebeu artistas que têm ganhado cada vez mais destaque na cena da música brasileira, como Filipe CattoAssucenaOs Garotin Mãeana.

Banda Uó. Foto: Isabella Zeminian/Tracklist

Curadoria do Festival Turá São Paulo 2024 é acerto

Como o próprio nome sugere, o Turá promove uma mistura de elementos da música brasileira. Ver Chitãozinho e Xororó tocando para o mesmo público de Fresno, por exemplo, não é algo corriqueiro na curadoria de outros festivais – e unir diversas vertentes da cultura popular no mesmo espaço é algo que o Turá consegue fazer de forma orgânica e fluida.

Os sertanejos fizeram um show redondo e ovacionado pelo público no sábado (29), que contou com a participação de Lucas Silveira, da Fresno, durante a música “Brincar de ser feliz”. Outros grandes sucessos da dupla, como “Confidências” e “Sinônimos”, entraram no setlist, assim como a clássica “Evidências”, que finalizou a apresentação.

Também no sábado, Fresno se apresentou no Parque Ibirapuera – em dado momento, Pabllo Vittar se juntou à performance. A drag e a banda apresentaram, pela primeira vez ao vivo, a faixa “Te Amo/Eu Te Odeio (Iô Iô)”, que teve bateção de cabelo de ambas as partes. Uma versão rock da música “Disk Me”, de Pabllo, também entrou no repertório. Mais cedo, a Banda Uó fez um show colorido e divertido, trazendo sucessos antigos como “Cremosa” e “Faz Uó”.

Lucas Silveira, da Fresno, e Pabllo Vittar. Foto: Isabella Zeminian/Tracklist

A pluralidade do festival também foi celebrada no domingo (30) com o show de Alcione. A artista entregou uma performance plena e energética, que aqueceu o público ao meio do frio da noite paulistana, e cantou sucessos atemporais como “Loba” e “Além da Cama”.

Alcione. Foto: Isabella Zeminian/Tracklist

Quem também subiu ao palco do Turá foi Djavan, que encerrou com chave de ouro a segunda noite. Carismático e cheio de ginga, o cantor entregou entusiasmo em canções como “Eu Te Devoro” e emocionou o público em diversos momentos da apresentação – dentre eles, durante “Flor De Lis” e “Oceano”.

Djavan. Foto: Isabella Zeminian/Tracklist

O f estival também recebeu nomes como Chico César, Zeca Baleiro e Nação Zumbi no sábado, e MC Cabelinho, Adriana Calcanhotto, Rubel e Armandinho no domingo.

Além dos shows, a estrutura do festival também agradou o público. A escolha do Parque do Ibirapuera não só abrilhantou a paisagem, como possibilitou que áreas de descanso fossem distribuídas estrategicamente pelo entorno do palco.

Em agosto, o Turá embarcará para Recife e receberá nomes como Maria Rita, Baco Exu do Blues, Joelma, Lulu Santos, Nando Reis, Lagum e Marina Sena.