Os Institutos Vini Jr. e Alok uniram forças em nome da educação pública do Brasil para juntos inaugurar dois CTs Base. O primeiro foi inaugurado nesta semana em Búzios (RJ), na Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Shermam. A inauguração contou com a presença de representantes dos dois institutos, alunos e professores da escola. Ituberá (BA) será a segunda cidade contemplada com o projeto, com previsão de inauguração para o segundo semestre deste ano. Saiba mais a seguir.
Base Ancestral: Institutos Vini Jr. e Alok criam parceria em projeto pedagógico com foco na educação antirracista em escolas públicas quilombolas
A intenção é usar o propósito do Instituto de Vini Jr. de unir futebol e tecnologia; e o do DJ Alok é apoiar ações sociais em benefício das populações mais vulneráveis, para a melhoria do rendimento dos alunos nas matérias do currículo oficial, com especial atenção para ERER – Educação para as Relações Étnico-Raciais.
Assim, serão implantados Centros de Tecnologias Educacionais Base, que são polos de inovação educacional, com ambientação especial e infraestrutura tecnológica: TV, tablet, notebook e 10 smartphones, além de fones de ouvido fornecidos pela empresa WAAW. Os CTs contam com mobiliário moderno, inspirado no futebol e na música, chão de grama sintética e adesivação com referências à dupla.
O projeto Base Ancestral também prevê a interação entre os personagens Vini Jr. e Alok no Aplicativo Base, que é o software educacional desenvolvido pelo Instituto do jogador e norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No ambiente virtual, eles motivam e empoderam os alunos em matérias tradicionais e na seção de ERER. Além disso, o projeto oferecerá suporte contínuo aos docentes, bem como oficinas que abordam essas relações.
“Essa escola, com raízes quilombolas, nos traz uma grande lição sobre a educação como um processo de troca, de valorização de saberes e de conhecimentos compartilhados entre educadores e educandos. O Instituto Vini Jr. e o Instituto Alok estão juntos para que esse espaço valorize ainda mais a sua ancestralidade e potências”, pontua Victor Ladeira, diretor executivo do Instituto Vini Jr..
Com a atuação dos Institutos, voltada para professores e alunos de escolas públicas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, o ensino, a inclusão digital e a educação antirracista serão incentivadas, tornando o ambiente escolar mais plural, democrático e inovador.
“Contribuir para o melhor rendimento escolar dos alunos da escola pública é um desejo do Instituto Alok, e estamos felizes em encontrar no Instituto Vini Jr. a parceria que nos permite vislumbrar bons resultados. Temos certeza de que a presença de personagens que representam Alok e Vini Jr. no aplicativo ofertado aos alunos e professores será um estímulo a mais para as crianças, além de toda a ambientação do espaço físico nas escolas com elementos do futebol e da música.”, comenta Devam Bhaskar, diretor do Instituto Alok.
“A ênfase que estamos colocando no desenvolvimento da educação antirracista e de valorização das culturas ancestrais indígena e de matriz africana reflete o compromisso de ambos os institutos por uma educação capaz de gerar uma nova consciência sobre a formação da civilização brasileira”, completa Bhaskar.