O Rock in Rio 2022 começou nesta sexta-feira (2), em grande estilo. Com o primeiro dia da programação reservado para o clássico dia do Metal, a lineup trouxe grande versatilidade com destaque para bandas do cenário nacional.
Essa edição do festival acontece com um ano de atraso devido à pandemia de covid-19, que impossibilitou que o evento ocorresse em 2021 como era previsto, o que torna essa edição ainda mais especial. A programação mesclou bandas consagradas com estreantes no festival. Confira um pouco do que rolou no primeiro dia do festival.
Black Pantera homenageia Elza Soares no Rock in Rio
A banda mineira Black Pantera foi quem abriu o festival em apresentação no início da tarde no Palco Sunset. A performance abordou a representatividade preta, que começou com um poema de Victoria Santa Cruz , intitulado “Me gritaron negra”. O discurso do vocalista Charles Gama também comemorou a presença no festival:
“É a realização de um sonho, a gente fica emocionado porque isso aqui é incrível. Quanto cara aí embaixo, quanta mina aí embaixo sabe como é esse corre de ter uma banda underground, de ser um preto do c*ralho tocando metal aqui nessa p*rra, é f*da”.
A Black Pantera dividiu o palco com a banda Devotos, também estreante no evento e representante do cenário do metal negro do país. O show mostrou o entrosamento dos artistas no palco em setlist bem trabalhado. E juntas, as bandas cantaram “A Carne”, de Elza Soares, e homenagearam a cantora, que faleceu em junho de causas naturais.
Cenário Heavy Metal nacional bem representado
Além da Black Panteras e Devotos, a lineup do dia de Metal trouxe novamente ao festival a banda Sepultura, o mais importante grupo de heavy metal do país. A Sepultura abriu os trabalhos no Palco Mundo acompanhados da Orquestra Sinfônica Brasileira. A apresentação inédita mesclou perfeitamente a leveza do som erudito e a potência do metal, onde foi uma versão heavy metal da 9ª Sinfonia de Beethoven.
No Palco Supernova, os Ratos de Porão fizeram sua estreia no Rock in Rio após 41 anos de carreira, e dividiu o espaço com grupos da nova geração do cenário, as bandas Crypta, Surra e Matanza Ritual. Os Ratos apresentaram um show rápido, potente e com manifestações políticas entoadas durante todo show pelo vocalista, João Gordo.
O palco Rock District e Espaço Favela também foram inteiramente dedicados à artistas do metal/hardcore nacional, com destaque para as apresentações de Revengin, Affront e Gangrena Gasosa no Espaço Favela, inaugurado na última edição do festival, em 2019 e é dedicado a promover maior pluralidade no evento.
Ansioso para Rock in Rio? Post Malone curte show da plateia
Parece que não éramos só nós que estávamos ansiosos com mais uma edição do Rock in Rio, o cantor Post Malone, que chegou ao Brasil hoje (2), aproveitou para curtir o show do Iron Maiden da plateia. O cantor vestia uma camisa da seleção brasileira e acompanhou a performance do meio da multidão.
Post Malone se apresenta no Rock in Rio no sábado (3) e é o headliner do dia.
Problemas técnicos em show headliner do primeiro dia
O show mais aguardado do dia teve que lidar com alguns percalços. No início da apresentação o Iron Maiden teve um problema com o som, que estava muito baixo. Mas os veteranos mostraram porque são headliners do Rock in Rio desde 1985, e reverteram a situação, deixando a plateia em êxtase.
O trabalho difícil ficou para o Dream Theater, que teria que manter a plateia eufórica depois do show do Iron Maiden. Mas a banda estreante no festival conseguiu dar conta do recado sem esforço, mesmo com quase uma hora de espera entre uma apresentação e outra, o público se manteve atento ao show que encerraria a primeira noite do Rock in Rio 2022.
O Rock in Rio acontece até o dia 11 de setembro. Acompanhe a cobertura completa dos próximos dias de festival aqui na Tracklist!