No dia 07 de setembro, dia em que se comemora a Proclamação da Independência do Brasil, não poderíamos deixar de falar sobre os ritmos musicais que embalam o nosso país!
Temos as músicas regionais, que são típicas de algumas regiões brasileiras, e as músicas que fazem sucesso no país inteiro.
Do sertanejo ao Axé, e do Funk ao Forró, o Brasil é diverso, e é isso que comemoramos hoje! Viva a diversidade cultural!
Confira a playlist dos ritmos com os artistas que os representam:
Axé – Ivete Sangalo
É inevitável falar de Ivete Sangalo quando se fala em música brasileira! Ela representa muito bem o Brasil com a alegria do Axé:
Forró – Aviões do Forró
O grupo Aviões do Forró leva muita gente aos shows. É muito sucesso, principalmente no Norte e no Nordeste brasileiros:
Calypso – Banda Calypso
A banda Calypso, com a mistura de ritmos e com a exuberância, faz muito sucesso no país inteiro:
Forró Ostentação – Cavaleiros do Forró
Esse gênero musical é a “onda” do momento no Nordeste brasileiro! Depois do Funk virar ostentação, o Forró também ostenta! Uma das bandas que representa o ritmo é a Cavaleiros do Forró, que, apesar de nunca ter feito shows no Sul do país, faz, em média, 50 shows por mês só no Norte e no Nordeste atualmente:
Funk – Anitta
Apesar de Anitta estar cada vez mais voltada ao mundo Pop, ela ainda representa o universo do Funk e, desde o ano passado, não sai das paradas de sucesso das rádios do país inteiro:
Funk Ostentação – MC Gui
Nesse gênero que, atualmente, embala a juventude brasileira, principalmente a carioca, e é conhecido pela ostentação de carros, de ouro e de mulheres nos clipes dos funkeiros, MC Gui é quem está fazendo muito sucesso. Ele, apesar da pouca idade e do tempo de carreira, já tem uma legião de fãs e representa muito bem o gênero:
Pagode – Thiaguinho
Quando se fala em Pagode, o nome Thiaguinho representa muito bem o gênero na atualidade. Ele manteve o sucesso e continua nas paradas musicais após a extinção do grupo Exaltassamba, do qual era vocalista:
https://www.youtube.com/watch?v=HbUJimd4v5U
Sertanejo – Tonico e Tinoco
A extinta dupla sertaneja Tonico e Tinoco foi uma das pioneiras no Sertanejo. Ela serviu de referência para sertanejos que surgiram posteriormente, como Chitãozinho e Xororó e Sérgio Reis por exemplo. Essa raridade é do “fundo do baú”:
Sertanejo Universitário – Luan Santana
No ritmo contemporâneo, que mistura o romantismo do Sertanejo com outros ritmos brasileiros, Luan Santana se destaca entre os cantores que levam multidões a shows:
Música Tradicionalista Gaúcha (CTG):
Esse ritmo de música conta a história do Sul do Brasil e é apreciado nos Centros de Tradições Gaúchas, os famosos CTG. O gaúcho mantém a tradição viva com esse gênero musical, apesar de outros tipos de música também serem ouvidas lá:
MPB Clássica – Marisa Monte
Marisa Monte é a cantora que faz milhares de pessoas apreciarem a boa música romântica há muitos anos. Ela sempre faz sucesso quando lança um álbum:
Pop – Skank
No gênero Pop nacional, não tem como não citar Skank. A banda mineira faz sucesso há mais de 20 anos e sempre se reinventa. Curta um clipe novo deles:
Rock – Capital Inicial
O Capital Inicial representa o Rock nacional há mais de 30 anos. Não é preciso falar o porquê deles serem escolhidos: