in

5 anos de “Despacito”; relembre conquistas da faixa

5 anos despacito
Foto: Divulgação/Omar Cruz

Nesta quinta-feira (13), a canção “Despacito” completa 5 anos de lançamento. O superhit de Luis Fonsi com participação de Daddy Yankee se tornou um verdadeiro marco na história da música latina.

Leia mais: Veja line-up do Coachella, com Harry Styles, Anitta, Pabllo e mais

A música é um single pertencente ao nono álbum de estúdio de Fonsi, chamado “Vida”. Apresentando uma batida reggaeton-pop, a faixa rapidamente se transformou em um viral, conquistando ouvintes no mundo todo.

Três meses depois da divulgação oficial da canção, uma nova versão com Justin Bieber foi revelada. O remix conseguiu transformar o sucesso em algo ainda maior, principalmente nos países de língua inglesa.

Relembre algumas conquistas de “Despacito”, que completa 5 anos de lançamento

Foto: Divulgação

É praticamente impossível não conhecer “Despacito”. A música do porto-riquenho Luis Fonsi dominou o ano de 2017 e bateu diversos recordes globais, transformando de vez o reggaeton em um ritmo mundialmente reconhecido. Veja, abaixo, alguns dos feitos da música.

Recorde no Youtube

No Youtube, o videoclipe da faixa soma incríveis 7.7 bilhões de visualizações, sendo o segundo vídeo mais visto da história da plataforma – perdendo apenas para “Baby Shark”, que conquistou o topo do ranking em 2020.

Sucesso na parada de singles dos Estados Unidos

Na semana de 27 de maio de 2017, a versão da música que inclui o canadense Justin Bieber chegou ao primeiro lugar da parada de singles da Billboard, a Hot 100; posteriormente repetindo o feito por 16 semanas consecutivas.

Na época, a canção empatou com “One Sweet Day”, de Mariah Carey e Boyz II Men como single que passou mais semanas em 1º lugar no chart. Essa conquista só conseguiu ser superada em 2019, com “Old Town Road”, de Lil Nas X.

Prêmios

“Despacito” foi destaque não só pelos números, mas também pelo reconhecimento em premiações. Na cerimônia do Billboard Music Awards de 2018, a música garantiu 5 prêmios. Na versão latina do evento, chamada de Billboard Latin Music Awards, foram 6 vitórias: incluindo as categorias Hot Latin Song Of The Year e Latin Pop Song Of The Year.

O hit também possui 4 Latin Grammys (incluindo Record Of The Year e Song Of The Year). No Grammy Awards, apesar da música não ter conquistado nenhum gramofone, foram 3 indicações, sendo 2 em categorias de General Field – provando sua influência e importância na música global.

“Despacito” no Brasil

A canção foi uma febre em inúmeros territórios, e não poderia ser diferente em terras brasileiras. De acordo com dados da Universal Music Brasil, “Despacito” vendeu mais de 6,2 milhões de unidades ajustadas no país. Isso significa que, se transmitindo o número para certificados, a faixa é 39x Diamante.

Além disso, estima-se que a música já foi ouvida mais de 605 milhões de vezes por aqui. Luis Fonsi já aproveitou para fazer promoções no Brasil, em programas como “Domingão do Faustão”; “Encontro com Fátima Bernardes” e “The Noite”, como pode ser visto abaixo.

5 anos despacito
Foto: Divulgação/Omar Cruz

Nos siga no Twitter e no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *