in

Entrevista: LYYA fala sobre seu novo single, “Voltada Para o Novo”

Música e clipe já estão disponíveis nas plataformas digitais

Foto: LYYA e os dançarinos do clipe de "Voltada Para o Novo"/Divulgação

A cantora e compositora LYYA entra em contato com o seu íntimo em lançamento que explora novos ares de sua música. Seu novo single, “Voltada Para o Novo”, vem de encontro com um constante amadurecimento artístico em sua carreira, que agora desabrocha em batidas de synth-pop e visuais carregados de nostalgia. Assinando tanto a produção da faixa como também a direção do clipe, em entrevista ao Tracklist, LYYA comenta mais sobre suas inspirações para a faixa, tanto a sonoridade quanto os visuais, projetos futuros e mais.

Entrevista: LYYA fala sobre o single “Voltada Para o Novo”

Tracklist: O que mais pode contar sobre o processo criativo e de produção do seu novo single, “Voltada Para o Novo”?
LYYA:
A produção e composição de “Voltada Para o Novo” nasceu de um lugar peculiar. Estava estudando algumas técnicas de produção musical em 2021 com a produtora americana Little Monarch e um dos exercícios era reproduzir alguns timbres de músicas já lançadas. Comecei a tentar reproduzir o synth arp do refrão da música “Fire For You”, da banda Cannons, e fiquei extremamente inspirada por esse som.

“Voltada para o Novo” rapidamente nasceu depois disso. Mostrei a demo para o meu produtor Edu [Figueira], ele adorou e logo foi gravar o baixo extremamente marcante na faixa e reprogramou algumas baterias. A cereja no bolo foram os sintetizadores gravados pelo Paulo Vaz que completaram a vibe vintage e disco da música. O timbre do synth arp acabou ficando tão parecido com o da música do Cannons que eu e o Edu ficamos em um embate se ele ainda deveria ser o elemento principal no refrão de “Voltada Para o Novo” ou se iam nos acusar de plágio (risos).

Acredito que no cenário atual da música é importante expor isso, considero o arp em “Voltada Para o Novo” uma homenagem à música do Cannons e a sua produção que me inspiraram e foram referências importantes para mim, na construção desse single e do EP ao qual ele pertence.

Por se tratar de uma música mais sentimental, em que momento você diria que esse lançamento se encontra na sua carreira atual?
Esse single estreia uma nova fase na minha carreira onde abraço todas as minhas personalidades que me formaram como pessoa e como artista. Esse single faz parte de uma LYYA em amadurecimento, dando seus primeiros passos na vida adulta tanto no trabalho com música quanto nos seus relacionamentos. 

É a síntese desses três anos compondo, produzindo, viajando e me relacionando. Cada música do EP, que leva o mesmo nome de seu single de estreia, “Voltada Para o Novo”, foi escrita com um relacionamento em mente, ao mesmo tempo que reflete meu crescimento perante todas as situações cantadas nas músicas. “Me deixa aqui, voltada para o novo, desconhecido e temeroso, sentimento de sentir” é a frase da música que sintetiza esse movimento para mim. Está na hora de amadurecer, viver e sentir de verdade. 

Qual a principal mensagem que você gostaria de passar para os seus ouvintes?
Quando escrevo músicas me sinto exposta, pois gosto de escrever sobre minhas experiências e sentimentos. Em uma indústria de muitas aparências, gostaria de passar para meus ouvintes sentimentos reais e crus com produções indies e pop que misturam elementos orgânicos e alguns sons diferentes. A ideia é que possam se inspirar em letras ou timbres tanto quanto eu me inspiro.

E quanto à sonoridade e os visuais, quais foram as suas principais influências?
Como já citado a banda Cannons foi uma das referências sonoras e visuais, mas também os álbuns “Future Nostalgia”, da Dua Lipa, e o “De Primeira”, da Marina Sena. Fiquei apaixonada pela mistura do pop com brasilidades e considero esse álbum uma das obras-primas do pop brasileiro atual. Nos visuais também nos inspiramos nos clipes do Jungle e a vibe dos anos 70 que eles trazem, por isso o clipe tem figurinos, maquiagens e arte com vibes vintage glamour e coreografias que compuseram os muitos elementos do clipe, que ficou com cara de produção refinada.

Já pensa em projetos futuros? Pode nos adiantar alguma coisa sobre os próximos passos?
O EP “Voltada Para o Novo” sai agora em setembro com mais quatro músicas novas para além do single. São músicas que tenho muito orgulho em botar no mundo, todas muito sinceras para mim e com produção assinada em parceria com o Edu Figueira.