29 de junho de 2019 por Giovana Bonfim Escudine.

Stormzy pode não parecer um nome conhecido para alguns, mas, para a maioria dos britânicos o rapper é um destaque. Tanto que, na noite passada (28), ele foi nada menos que headliner do Glastonbury, sendo o primeiro rapper negro britânico e o mais novo artista desde David Bowie a conseguir tal posição.

Leia também: Glastonbury 2019 está apenas a uns dias de distância

Com apenas 25 anos, disse em seu Twitter estar cheio de emoções pelas conquistas antes de subir ao palco. Sua performance já começou icônica: no telão, uma fala de Jay-Z foi exibida.

Jay-Z aparece dizendo: “é importante você pegar e dizer ‘ok, como posso criar uma cultura em torno dessa coisa toda?’ porque a cultura move o mundo. (…) O mundo está pronto para isso! Então quando você pisar naquele palco, você vai ver, porque eles já estão prontos. Isso é cultura“. Após a projeção, com pirotecnias Stormzy entra ao palco.

Ativismo em foco

Vestido com um colete com a bandeira da Inglaterra em preto e branco feita pelo artista Banksy, o rapper deu um show de ativismo e cultura negra. Tudo sempre muito visual e com projeções.

Houve até dançarinos de ballet. Enquanto eles dançavam, no telão aparecia a recente conquista para bailarinos não brancos: as sapatilhas de ballet de outros tons. Ele diz que isso foi uma grande conquista e um passo adiante para os negros, principalmente os que dançam.

Ele também aproveitou sua voz para falar sobre a injustiça de jovens negros sendo criminalizados de forma desproporcional na justiça, usando uma fala de David Lammy, um ministro negro do país.

Pessoas jovens particularmente presos em uma cultura de crueldade. O sistema não está funcionando se as taxas de reincidências são de 46% para homens negros. Então algo não está funcionando.”

David aproveitou e falou do que achou do uso de sua fala no show:

No coração do que Stormzy canta é sobre injustiça social, particularmente para negros e minorias étnicas de jovens homens crescendo em cidades como Londres, Birmingham e Manchester.

Eu fiquei muito feliz que ele capturou algo do que eu falei sobre a falha no sistema criminal”.

Participação de Chris Martin

Além de todos os momentos marcantes de seu show, cantar Kanye West e levar bailarinos ao palco, o rapper ainda contou com a participação de Chris Martin. O líder do Coldplay cantou com ele a música ” Blinded By Your Grace Pt.1 “. Assista:

Mais vídeos do show

É inegável que apesar de pouco conhecido, Stormzy fez um show histórico nessa edição do Glastonbury e que ainda será muito lembrado. Você pode assistir outros vídeos do show abaixo:

Comentários

Mais lidas
Alguns direitos reservados / 2013 - 2017.
Desenvolvido por Lucas Mantoani.