in

“Todas as Flores”: novela da Globoplay abordará deficiência visual

O lançamento é exclusivo da plataforma de streaming e chega dia 19 de outubro

Foto: Divulgação

Escrita por João Emanuel Carneiro, “Todas as Flores” é a próxima novela da Globoplay, sendo exclusiva da plataforma de streaming. A produção traz, em sua trama principal, uma protagonista com deficiência visual, ponto de onde a trama se desenrola.

“Todas as Flores”, da Globoplay

Em coletiva de imprensa com o elenco do núcleo da empresa Rhodes, os atores de “Todas as Flores” contaram um pouco mais sobre seus personagens e os desafios que cada um enfrenta, principalmente sobre a questão da deficiência visual.

Filho do dono da empresa Humberto (Fabio Assunção), Rafael (Humberto Carrão) vive um perfumista que criou um projeto de inclusão para deficientes visuais na Rhodes, parte que demanda mais atenção dele. 

Trabalhando ao lado dele, tem a Gabriela (Camila Alves). A atriz é cega e está pela primeira vez fazendo uma novela. “É tudo muito novo para mim. A Gabriela é uma das participantes da oficina olfativa coordenada pelo Rafael na Rhodes. É uma mulher que, na trama, experimenta um amor livre, é bissexual”, conta. 

Nas cenas, ela é a humana com cão-guia, Astor. O cachorro é seu cão-guia na vida real há quatro anos. “Gabriela também é uma mulher que gosta de samba, é alegre, descontraída. A maior participação dela na trama é poder trazer mais camadas nas narrativas da deficiência que a gente coloca no audiovisual hoje em dia”, explica Alves.

“Eu acho que a gente tem um problema estrutural histórico com relação às representações da deficiência no audiovisual”, refletiu a atriz. Para ela, a chegada de Gabriela e dos outros personagens cegos na trama estão fazendo mudanças nessas representações.

Isso porque a protagonista Maíra (Sophie Charlotte), é uma personagem cega que perdeu seu pai e reencontrou sua ambiciosa mãe, Zoé (Regina Casé). A personagem também trabalha como perfumista na empresa Rhodes, ao lado de Rafael, com quem se relaciona. 

Rafael, por outro lado, sofreu um acidente quando novo que prejudicou sua visão, passando cerca de dois anos cego, situação que foi revertida após um transplante de córnea. “Eu encho muito o saco da Camila com áudios, perguntas e mensagens, e ela também, porque claro, ela mais do que ninguém entende a responsabilidade do que estamos fazendo”, relata Carrão, ao se preparar para seu personagem.

“Toda a relação com cenas diretamente ligadas ao tema da deficiência [visual], eu e Sophie estamos o tempo inteiro em contato com a Camila, conversando sobre isso, porque sabemos que é uma responsabilidade”, detalha Humberto.

A sinopse de “Todas as Flores” , de acordo com o site do Gshow, é sobre “um conto de fadas moderno, um thriller contemporâneo regado por histórias de amor, vingança e redenção em meio aos universos da perfumaria, da moda e do samba”. Estreia exclusivamente na Globoplay dia 19 de outubro, dividida em duas temporadas em blocos de cinco capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *