in

Taylor Swift adia show no Rio de Janeiro; entenda

Apresentação foi remarcada para segunda-feira (20) devido ao calor extremo e após morte de fã

taylor swift billboard estrelas pop 2023
Foto: Divulgação

A cantora Taylor Swift adiou o segundo show da The Eras Tour no Brasil, que aconteceria neste sábado (18) no Rio de Janeiro. Segundo comunicado emitido pela artista nas redes sociais, a apresentação foi adiada para a segurança dos fãs e equipe devido ao calor extremo no Rio de Janeiro.

A apresentação está marcada para segunda-feira (20) e os ingressos de hoje permanecem válidos para a nova data. A produtora Time For Fun informou que informações de ingressos e reembolsos serão divulgadas pelo site da turnê

Leia o comunicado divulgado por Taylor:

“Estou escrevendo isso do meu camarim no estádio. Foi tomada a decisão de adiar o show desta noite devido às temperaturas extremas que se fazem no Rio. A segurança e o bem-estar dos meus fãs, dos meus colegas artistas e da minha equipe têm de estar e estarão sempre em primeiro lugar.”

O anúncio foi feito no Estádio Nilton Santos por volta das 17h40. O público já estava presente no local Veja:

Primeiro show de Taylor Swift no Rio é marcado por calor e tragédia

A série de apresentações de Taylor Swift no Brasil iniciou ontem (17) no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O dia foi marcado por uma extrema onda de calor, com temperaturas que chegaram a 39,1º C, segundo o Inmet, com sensação térmica de 60º C. 

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, mais de mil pessoas desmaiaram no local devido à alta temperatura. Durante a apresentação, uma fã morreu após passar mal. A estudante de psicologia Ana Clara Benevides, de 23 anos, teve uma parada cardiorrespiratória, segundo comunicado divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio. “Foram feitas manobras de reanimação, mas, infelizmente, ela não resistiu”, diz a nota.

A tragédia foi lamentada pela artista. “Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos uma fã hoje à noite, antes do meu show. Eu nem posso te dizer o quão devastada eu estou com isso. Há muito pouca informação. Eu tenho outra coisa além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais”, escreveu Taylor.

A produtora Time For Fun se manifestou sobre a morte de Ana Clara: “É com muita tristeza que informamos o falecimento de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos. Na noite de ontem, Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito. Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado nossos sinceros sentimentos”, diz a nota.

Nas redes sociais, fãs se queixaram da proibição de entrar no show com garrafas de água. Também questionaram a produtora Time For Fun sobre a falta de entrega de água aos presentes no local. A própria Taylor interrompeu o show para dar água aos fãs que estavam próximos ao palco. O uso de tapumes ao redor do estádio, que abafou o local, também foi criticado pelo público. 

Novas regras para acesso à água potável em shows 

Após a morte de Ana Clara, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, manifestou-se nas redes sociais. “A Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça vai adotar as medidas imediatas, com a edição de normas emergenciais e notificações, ainda hoje, acerca de ACESSO À AGUA em shows e outros espetáculos públicos”, escreveu.

Por determinação de Portaria da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, a partir de hoje (18), será permitida a entrada de garrafas de água, de material adequado, em shows e espetáculos para uso pessoal. A Portaria também prevê que “produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em ‘ilhas de hidratação’ de fácil acesso”. A medida tem vigor de 120 dias.

‪A deputada Erika Hilton também protocolou, neste sábado (18), um Projeto de Lei que torna obrigatório o fornecimento de água gratuita em shows. ‬‪Os organizadores também deverão instalar bebedouros em áreas de fácil acesso e não devem impedir o público de ingressar no evento com água para consumo próprio, e empresas que não cumprirem a Lei estarão sujeitas a multas e à suspensão da autorização em realizar eventos.

Além disso, Erika confirmou que denunciou a Time For Fun ao Ministério Público Federal. “Vejo como criminosa a proibição que o público entrasse com ÁGUA no show da cantora Taylor Swift no Rio ontem, onde ocorreu uma morte atribuída ao calor. Por isso, estou denunciando ao Ministério Público Federal a empresa Time 4 Fun, organizadora do evento”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *