Recentemente a empresa criada pelo filho do falecido Renato Russo, Legião Urbana Produções, divulgou na rede um comunicado de que logo seria inaugurado um novo site oficial para o Legião Urbana. Neste novo site seriam divulgados vídeos inéditos, imagens e músicas gravadas quando Renato ainda era vivo.
Uma página em construção foi posta no ar como o prometido. No fundo um vídeo da Banda com um aviso de “Em Breve” e um link de redirecionamento para a página oficial do Renato.
Assim como todos os fãs da banda Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá só ficaram sabendo do projeto assim que foi divulgado. Em um comunicado enviado pela dupla o projeto “não conta com a participação, apoio ou qualquer tipo de consentimento e/ou autorização” deles.
A produtora detém temporariamente o poder sobre a “marca” Legião Urbana, mas um processo ainda corre na justiça onde Dado e Bonfá lutam pelos direitos e, enquanto esse processo não tiver um fim, nada pode ser lançado utilizando da banda.
O comunicado postado na página dos dois integrantes é bem claro quanto a sua posição e fecha o caso com da seguinte forma:
Como publicado num comunicado assinado pela própria família Manfredini e por nós no dia 5 de setembro de 2009: “não existe Legião Urbana sem Renato, Dado e Bonfá.
RENATO RUSSO = RENATO RUSSO
LEGIÃO URBANA = DADO VILLA-LOBOS + RENATO RUSSO + MARCELO BONFÁ
Até agora nada foi decidido. Para conferir o comunicado na integra você pode clicar aqui, todos as complicações processuais a respeito do caso dito acima estão explicados aqui e o site que causou a polêmica está aqui.