in ,

Skrillex responde acusação de uso indevido de sample em “Sorry”, de Justin Bieber

Após ser processado por White Hinterland por conta de um suposto uso indevido de um sample na canção “Sorry”, de Justin Bieber, o DJ Skrillex, responsável pela produção da faixa ao lado de Blood, divulgou neste sábado (28) uma resposta à cantora alegando não a ter plagiado.

Através de suas redes sociais, Skrillex publicou um vídeo afirmando que o suposto sample – que, de acordo com White Hinterland, teria sido extraído da música “Ring The Bell”, lançada em 2014 – foi incluído na canção a partir de uma versão a cappella gravada com vocais de Julia Michaels, que colaborou na composição da faixa.

Compare ambas as canções abaixo:

Embora Skrillex tenha provado que o sample utilizado em “Sorry” não tenha sido plagiado de “Ring The Bell”, a ação judicial movida por White Hinterland, cujo verdadeiro nome é Casey Dienel, não deverá ser anulada, uma vez que tal processo é baseado nas semelhanças entre ambas as faixas.

De maneira a justificar sua acusação contra Justin Bieber, Skrillex e Blood, a cantora publicou em suas redes sociais nesta sexta-feira (27) um texto esclarecendo a ação, além de afirmar que teria tentado entrar em contato com o canadense, porém sem sucesso.

Leia o texto divulgado por Dienel na íntegra abaixo:

“Assim como muitos de vocês que seguem minha carreira e meu trabalho já reconheceram, a música ‘Sorry’, de Justin Bieber, copia o riff vocal incluso na minha canção ‘Ring The Bell’. Os escritores, produtores e músicos de ‘Sorry’ não obtiveram uma licença por essa exploração do meu trabalho, sem terem ou procurarem por minha permissão. Na tarde de ontem, eu movi uma ação judicial por violação de direitos autorais contra Justin Bieber e por outras partes responsáveis

Após esta postagem, eu pretendo deixar a questão da ação judicial nas mãos dos meus advogados e do sistema legal. Contudo, por eu não tomar tal ato de maneira leve, quero aproveitar esta oportunidade para explicar brevemente minha decisão para todos aqueles que estão conectados a mim por família, amizade e música.

Criar músicas originais e únicas é a paixão da minha vida, mas é algo desafiador e demanda bastante tempo. Eu derramei meu sangue, suor e lágrimas escrevendo e produzindo ‘Ring The Bell’ e estou orgulhosa do produto final, no qual a [revista] Rolling Stone listou como uma de suas ‘canções favoritas’. Ao longo da minha carreira, eu tenho trabalhado muito duro para preservar minha independência e controle criativo, logo veio como um choque ouvir meu trabalho sendo usado e explorado sem permissão.

Assim como vários artistas que utilizam samples de outras músicas, Bieber poderia ter licenciado minha canção para uso em ‘Sorry’, mas ele optou por não me contatar. Após o lançamento de ‘Sorry’, meus advogados enviaram a Bieber uma carta sobre a infração, mas a equipe dele escolheram novamente a ignorar. Eu ofereci à equipe de Bieber uma oportunidade para termos um diálogo privado a respeito da infração, mas eles recusaram até mesmo reconhecer minha proposta, apesar da obviedade do uso do sample. Justin Bieber é o maior artista do mundo, e tenho certeza que ele e sua equipe irão lançar um ataque completo contra mim. Mas, no fim, eu não tive outra opção. Eu acredito que tenho uma obrigação de me levantar por minha música e minha arte.”

“Sorry” é a segunda música de trabalho do disco “Purpose”, de Justin Bieber, e foi lançada em outubro do ano passado. A canção foi produzida por Skrillex e Blood e co-escrita por Julia Michaels e Justin Tranter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *