in

Skate Park nas Olimpíadas: Entenda como funciona o sistema de notas

Augusto Akio conquistou o bronze nesta quarta-feira (07)

Foto: Luiza Mores/COB

A competição de Skate Park acontece em um percurso variado que combina bowls e inúmeras curvas, que os atletas utilizam para ganhar velocidade e realizar manobras no ar. O brasileiro Augusto Akio acaba de garantir a medalha de bronze com nota 91.85. Pedro Barros e Luigi Cini, outros representantes do Brasil, também se classificaram para a final, contudo, não conseguiram um lugar no pódio.

A avaliação dos skatistas se dá pela altura e velocidade dos truques realizados durante os saltos, além da capacidade de usar toda a superfície e os obstáculos do percurso. Cada competidor realiza três apresentações de até 45 segundos, e a melhor das três é a que vale para a pontuação final da rodada.

Como funciona o Skate Park

São 22 atletas competindo em quatro baterias, cada uma com cinco ou seis participantes. Dessa forma, durante cada bateria, os skatistas têm três voltas de 45 segundos para mostrar suas habilidades.

Cinco juízes avaliam as performances, atribuindo notas de 0 a 100. A maior nota obtida em uma das três voltas é considerada como a pontuação final. Sendo assim, em caso de empate, utiliza-se a segunda melhor nota para desempatar.

Por fim, os oito melhores atletas se classificam para a final, onde terão a oportunidade de competir pelo título. Nesta edição tivemos duas medalhas de bronze no Skate Park. Na modalidade feminina a medalha veio com Rayssa Leal e na masculina foi Augusto Akio quem conquistou