in

Shows Oscar 2021: assista a todas as performances musicais

No domingo (25), ocorreu a 93º edição do Oscar ambientado em três cidades: Los Angeles, Paris e Londres. No ano de 2021, a maior celebração da indústria do cinema apresentou pela primeira vez os indicados à categoria de “Melhor Canção Original” em um evento anterior à cerimônia oficial, intitulado “Into the Spotlight”. Os shows realizados no programa antes da premiação foi uma das adaptações adotadas pelos organizadores devido ao contexto pandêmico.

Assim, foram transmitidas direto do terraço do Museu do Oscar, no Dolby Theather, em Los Angeles, quatro apresentações, enquanto a performance de Molly Sandén, fora gravada na cidade de Húsavík, na Islândia.

As apresentações do prêmio são, tradicionalmente, das cinco músicas originais indicadas. Nesta edição, as performances foram exibidas antes da cerimônia oficial e gravadas no começo de abril.

Os shows do Oscar 2021

Os responsáveis pelas performances do fragmento de shows e suas respectivas canções indicadas para a categoria do Oscar 2021 foram:

  • Celeste e Daniel Pemberton (“Hear My Voice” – “Os 7 de Chicago”)
  • H.E.R. (“Fight for You” – “Judas e o Messias Negro”)
  • Leslie Odom Jr. (“Speak Now” – “Uma noite em Miami…”)
  • Laura Pausini e Diane Warren (“Io sì (Seen)” – “Rosa e Momo”)
  • Molly Sandén (“Husavik” – “Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars”)

Celeste e Daniel Pemberton (“Hear My Voice” – “Os 7 de Chicago”) – Indicada

A cantora britânica Celeste e o renomado compositor Daniel Pemberton conduziram a apresentação de uma das músicas da trilha sonora do filme “Os 7 de Chicago”, nomeado a seis categorias da premiação.

A esplêndida interpretação da artista ganhadora do troféu especial “Escolha da Crítica”, do Brit Awards, realçou durante toda a performance seu potente e arrebatador vocal ao lado de Daniel Pemberton, na canção “Hear My Voice”.

H.E.R. (“Fight for You” – “Judas e o Messias Negro”) – Vencedora

H.E.R foi um dos shows do Oscar 2021 e ganhaddora da categoria "Melhor Canção Original". Na foto, a cantora aparece usando uma roupa azul com pedras e véu azul na cabeça. Ela também óuclos de lente roxo e segura o Oscar na mão que possui um anel de diamante no dedo
Foto: reprodução/Instagram

A norte-americana de 23 anos executou a forte e única “Fight For You”, canção do longa “Judas e o Messias Negro” que concorria a seis estatuetas do Oscar, e foi a grande vencedora da categoria “Melhor Canção Original” do maior evento cinematográfico pela faixa. Essa foi a primeira indicação e vitória da cantora no Oscar.

Neste ano, H.E.R já havia conquistado o prêmio de “Canção do Ano” por “I Can’t Breathe” e Melhor Música R&B do Ano por “Better Than I Imagined” no Grammy Awards 2021.

Escrita pela cantora Tiara Thomas, “Fight For You” é uma canção que fala abertamente sobre justiça social. Em seu discurso, a musicista ressaltou a importância de produzir e espalhar faixas que tragam temas pertinentes, com o intuito de conscientizar a sociedade.

“Músicos, cineastas, acredito que temos a oportunidade e a responsabilidade de dizer a verdade e de escrever a história do jeito que ela foi e como ela nos conecta ao dia de hoje e ao que vemos acontecendo no mundo hoje. não tenha palavras, estou muito, muito grata.”

Concluindo seu discurso com uma nota inspiradora, ela acrescentou: “Conhecimento é poder, música é poder e, enquanto eu estiver de pé, sempre lutarei por nós. Sempre lutarei por meu povo e por ele o que é certo, e acho que é isso que a música faz, e é isso que a narrativa faz.”

Quando H.E.R foi escolhida para escrever a música para “Judas e o Messias Negro”, ela sabia que não seria difícil tirar do presente e honrar o passado. 

“Eu queria criar uma mensagem universal que representasse o que ainda está acontecendo hoje e como isso conecta duas gerações. Estamos passando a tocha e continuando no trabalho de Hampton”, revelou a cantora à revista Variety 

Leslie Odom Jr. (“Speak Now” – “Uma noite em Miami”) – Indicada

A faixa está presente na trilha sonora da produção “Uma noite em Miami”, obra cinematográfica dirigida por Regina King e foi uma das cinco canções que concorreu a estatueta de Melhor Canção Original. O longa acompanha um encontro entre Cassius Clay/Muhammad Ali (Eli Goree), Malcom X (Kingsley Ben-Adir), Sam Cooke (Odom Jr.) e Jim Brown (Aldis Hodge).

Assim, “Speak Now” é executada pelo cantor e ator estadunidense, Leslie Odom Jr, ator no papel de Aaron Burr no musical da Broadway “Hamilton”, pelo qual ganhou o Tony Award de 2016 e o Grammy de “Melhor Álbum de Teatro Musical” como vocalista principal. 

Laura Pausini e Diane Warren (“Io sì (Seen)” – “Rosa e Momo”) – Indicada

A dupla fenomenal de cantoras Laura Pausini e Diane Warren protagonizaram uma emocionante interpretação da canção “Io sì (Seen)”, tema do drama italiano “Rosa e Momo”.

No Museu da Academia Cinematográfica, o duo deu vida a marcante música do filme acompanhado por uma orquestra. A faixa, que já ganhou outras 4 versões em espanhol, francês, inglês e português, dominou o local de apresentação, que abre suas portas em setembro, por sua impactante forma de execução feita pelas artistas.

Molly Sandén (“Husavik” – “Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars”) – Indicada

A cantora sueca Molly Sandén entoou a canção “Husavik” apresentada no pré-show da cerimônia do Oscar de 2021. Esse concerto, ao contrário dos demais, foi gravado direto da Islândia e teve participação de um coral infantil e fogos de artifícios no seu encerramento.

Na produção, “Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars”, a música é cantada pela personagem de Rachel McAdamsSigrit. No entanto, a faixa é interpretada pela cantora sueca Molly Sandén (My Marianne) e pelo próprio ator que vive LarsWill Ferrell. A música é inspirada na cidade do filme, Húsavík, localizada no norte da Islândia, nas margens da baía Skjálfandi.

Os shows do Oscar 2021 foram exibidos na íntegra, indo ao ar como parte de “Oscar: Into the Spotlight” na ABC. Nessa edição, “Fight For You” de “Judas e o Messias Preto”, música de H.E.R e Dernst Emile e letra de H.E.R e Tiara Thomas), foi a grande vencedora na categoria Melhor Canção Original.

No último ano, o cantor britânico Elton John foi o vencedor da estatueta ao concorrer com a canção original “I’m Gonna Love Me Again”, composta por ele e por seu fiel escudeiro Bernie Taupin para a trilha sonora de sua cinebiografia, “Rocketman”. A faixa tem os vocais de Elton e de seu intérprete, o ator Taron Egerton.

Acompanhe o Tracklist no Instagram e no Twitter!

Leia também: Naya Rivera não aparece em homenagem do Oscar a artistas falecidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *