Na última semana, o Rock in Rio 2022, em parceria com o Filtr Brasil, apresentou o line-up completo do palco Supernova! Serão 28 atrações principais, somadas a algumas participações especiais, totalizando um total de 37 nomes.
Leia mais: Entrevista: Lia Clark fala sobre “LIA (pt. 2)”, ascensão do funk e mais
O Supernova irá marcar presença pela segunda vez no festival. Todo o cast foi definido através de uma curadoria feita pelo Filtr Brasil (plataforma de entretenimento da Sony Music Brasil).
Nessa edição, o espaço irá seguir o conceito de “Fábrica dos Sonhos”. A programação trará uma diversidade de gêneros e incluirá desde nomes consolidados a artistas revelações.
No line-up, estão presentes Ratos de Porão; Mc Poze do Rodo; Lil Whind (Whindersson Nunes); Francisco, El Hombre; Sebastianismos; Supercombo; Jovem Dionísio, Priscilla Alcântara e muito mais. Veja a agenda completa no site do evento.
“O Supernova foi uma das maiores surpresas de 2019 e estamos ansiosos para ver a performance dos artistas que estarão este ano. Não tenho dúvidas de que será uma experiência única, não só para as bandas, mas para os fãs do Rock in Rio 2022”, disse Luis Justo, CEO do Rock in Rio.
Em entrevista ao Tracklist, Roberto Verta, curador do palco Supernova, falou sobre a parceria entre a plataforma e o festival. Confira abaixo!
Roberto Verta fala sobre a parceria Filtr Brasil x Rock in Rio
O que significa o conceito de “Fábrica dos Sonhos”? Qual é a ideia por trás desse espaço?
“O conceito de “Fábrica dos Sonhos” era inicialmente a ideia de um espaço em que o Filtr Brasil proporcionaria ao artista novo em desenvolvimento, acesso ao Rock in Rio Brasil 2022. Porém, fomos entendendo que, não apenas o artista em ascensão, como também alguns artistas já consolidados e reconhecidos pelo público, vivem momentos em suas carreiras que justificam e merecem estar no maior festival de música do mundo. Um exemplo no Supernova 2022, são os Ratos de Porão que estão comemorando seus 40 anos de existência, mas que nunca havia estado em um palco do Rock in Rio. Então sob esse prisma, o Filtr e o Supernova funcionam como apoiadores desse momento especial para os Ratos, que são uma banda de importância histórica no rock brasileiro e internacional. “.
O line-up do palco é bem diversificado, e vai desde nomes consolidados a artistas revelações. Além disso, também se nota uma grande variedade de gêneros musicais. Com tudo isso, o que a curadoria buscou apresentar?
“Queremos que o palco Supernova represente um pouco de tudo o que acontece na música atual. Do trap do Teto aos hits do Jovem Dionísio, passando pela fúria death metal das meninas do Crypta, queremos que o palco seja inclusivo, democrático e que mostre um painel amplo do que acontece na música e algumas novidades”.
Qual foi o maior desafio na montagem desse line-up?
“Foi sem dúvida o primeiro dia, teoricamente o dia do metal. Existem bandas excelentes do gênero no Brasil, mas queríamos mostrar várias vertentes da música pesada, e não somente o metal clássico que está bem representado em outros palcos. Então abrimos o Supernova 2022 com a fúria death metal das meninas do Crypta (banda brasileira que foi lançada mundialmente pela gravadora austríaca Napalm Records), uma amostra que o universo feminino está musicalmente bem representado até no metal, um gênero predominantemente masculino até então. Aí encontramos o trash punk brutal do Surra onde o peso e as questões sociais são o foco. Em 2019, um dos pontos altos do Supernova foi o show do Jimmy & Rats, do grande Jimmy London. Então abrimos espaço para que o Matanza Ritual (um Matanza repaginado), mostre seu novo repertório e seus clássicos. Aí terminamos com os Ratos celebrando seus 40 anos de estrada conosco. Enfim, um dia em que a cobra vai fumar… e que os fãs venham preparados!”
O último dia do festival conta com uma programação totalmente feminina no Supernova. Como surgiu essa iniciativa?
“Em 2019, o Supernova já havia feito, no dia 05 de outubro, um dia de cantoras – com Dani Vellocet, Tássia Reis, MARIA, Ana Gabriela e Mariana Nolasco. E este ano, o Rock in Rio tem line-ups exclusivamente femininos no dia 109 1também nos palcos Mundo, Sunset e Espaço Favela. Como sempre tivemos esse desejo de ter um dia exclusivamente ao talento feminino, coordenamos com o Rock in Rio para que o nosso dia fosse também em 11/09. Então encerraremos o Supernova 2022 com um show da Priscilla Alcântara apresentando no Rock in Rio pela primeira vez o seu novo repertório secular.”
O Palco Supernova foi um sucesso na edição de sua estreia, no Rock in Rio 2019. O que o público pode esperar de novo na edição de 2022?
“Além de acolhimento e diversidade, o Filtr Brasil, através do Supernova, quer que todos possam ter acesso tanto às novidades quanto a momentos musicais especiais, os quais, só a somatória entre o talento, um palco padrão Rock in Rio (com som e iluminação de primeira linha), podem prover. Enfim, os fãs podem esperar uma boa vibe e diversão garantida!”
Siga nossos perfis no Twitter e no Instagram!