Por Lidiane Nóbrega – Entre produções clássicas e mais recentes, separamos 20 produções, entre filmes e séries, para assistir no Mês do Orgulho LGBTQIA+, que é celebrado em junho. Acompanhe a lista completa a seguir e confira alguns trabalhos que selecionamos!
Lista: 20 produções para assistir Mês do Orgulho LGBTQIA+
1) “Heartstopper”
Com a 3ª temporada confirmada para 3 de outubro, “Heartstopper” mostra os adolescentes Charlie e Nick descobrindo que são mais que amigos e precisam lidar com as dificuldades da vida escolar e amorosa.
2) “Heartbreak High: Onde Tudo Acontece”
A Netflix renovou a série teen australiana para sua 3ª e última temporada. O programa acompanha os alunos do Colégio Hartley após um mural expor as ficadas secretas dos adolescentes.
3) “Young Royals”
Também da Netflix e presente na nossa lista de produções para assistir neste Mês do Orgulho, a produção sueca conta com três temporadas e mostra o relacionamento do príncipe Wilhelm com o colega Simon Eriksson.
4) “Você Nem Imagina”
Paul, um atleta gentil da escola, pede para Ellie escrever uma carta de amor por ele para uma aluna popular e Ellie acaba se apaixonando pela crush dele.
5) “Clube da Luta para Meninas” / “Bottoms”
A trama conta a história de duas amigas consideradas “lésbicas em talento”. Elas decidem criar um “clube da luta” para mulheres com o objetivo de chamar a atenção dos alunos populares.
6) “A Vida Sexual das Universitárias”
A série acompanha as vidas de quatro garotas de personalidades distintas que dividem o mesmo dormitório. Leighton passa pelo processo de aceitação de sua orientação sexual e vive um relacionamento escondido.
7) “Carol”
Com Rooney Mara e Cate Blanchett no elenco, o longa mostra a história de amor discreto entre duas mulheres em plena década de 1950. É uma adaptação de “The Price of Salt”, livro de Patricia Highsmith lançado em 1952.
8) “Vermelho, Branco e Sangue Azul”
Alex Claremont-Diaz é o filho da presidente dos EUA e Henry é o príncipe britânico – os dois têm desdém um pelo outro. O atrito que existia entre eles, no entanto, acende algo mais profundo do que eles esperavam. Uma sequência foi confirmada.
9) “O Jogo da Imitação”
A história do “pai da computação” é explorada nesse longa. O matemático gay Alan Turing foi responsável por decifrar mensagens nazistas criptografadas, o que ajudou os Aliados a vencer durante a Segunda Guerra Mundial.
10) “Com Amor, Simon”
A apaixonante história de Simon mostra os dilemas de um adolescente gay. O jovem se apaixona enquanto troca e-mails com um garoto misterioso que se identifica como Blue.
11) “Meu Policial”
Mais uma das produções indicadas para assistir no Mês do Orgulho. Neste filme, Harry Styles interpreta Tom, um policial na Grã-Bretanha dos anos 1950 que se envolve em um triângulo amoroso entre uma professora na costa de Brighton e um curador de museu.
12) “Dickinson”
A série, protagonizada por Hailee Steinfeld, retrata aspectos reais da vida da poetisa estadunidense Emily Dickinson. Um dos pontos tratados é seu relacionamento com Susan Gilbert, esposa do seu irmão.
13) “Moonlight”
Primeiro filme com o elenco totalmente negro e primeiro filme com temática LGBTQ+ a ganhar Melhor Filme do Oscar. A trama é dividida em três etapas e acompanha a jornada de Chiron, que lida com a descoberta de sua sexualidade e consciência racial.
14) “Orange Is The New Black”
Sucesso absoluto, ela ficou no ar entre 2013 e 2019 e acompanha a adaptação de uma mulher privilegiada em uma prisão feminina. O trabalho, que rendeu vitórias no Emmy, tem sete temporadas.
15) “Todos Nós Desconhecidos”
Com Paul Mescal e Andrew Scott, o drama britânico acompanha Adam e seu encontro casual com o misterioso vizinho Harry. O relacionamento dos dois é atrapalhado quando Adam passa a ser perturbado por memórias de seu passado.
16) “Love Lies Bleeding: O Amor Sangra”
Com Kristen Stewart e Katy O’Brian como protagonistas, o longa tem muito romance e suspense. O trabalho foi bem recebido nos festivais de Sundance e Berlim.
17) “Alice Júnior”
Tocante, sensível e divertido são só algumas palavras para descrever esse filme. Alice Júnior é uma YouTuber trans que tem várias mudanças na vida quando se muda do Recife para uma escola católica.
18) “Eu Não Quero Voltar Sozinho”
O longa-metragem brasileiro completou uma década de lançamento e já é um clássico. É uma história de amadurecimento de um adolescente cego que se envolve com um colega de escola.
19) “Manhãs de Setembro”
Estrelada por Liniker, a produção nacional acompanha a jornada de Cassandra, uma mulher trans que trabalha como motogirl na cidade de São Paulo. A série da Prime Video tem duas temporadas e rendeu o prêmio de Melhor Atriz pela CCXP Awards para Liniker.
20) “13 Sentimentos”
Democracia, cinema e café. A comédia romântica conta a história de um jovem que se aventura na busca por um novo amor através de aplicativos de relacionamento. Chega aos cinemas no dia 13 de junho.
Não perca nenhuma novidade! Nos siga no X/Twitter, no Instagram e no TikTok.