in

Oscar anuncia categoria de “Melhor Elenco”; saiba mais

A novidade será implementada na 98ª edição da premiação

oscar melhor elenco
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (8), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou uma nova categoria para o Oscar: a de “Melhor Elenco”! Com a novidade, a premiação passará a ter 24 categorias.

Essa é a primeira vez, em mais de vinte anos, que a Academia inaugura uma nova seção em sua premiação. A última ocorrência foi em 2001, quando a cerimônia incluiu a categoria “Melhor Animação”. O filme “Shrek” foi o primeiro ganhador da estatueta.

“Melhor Elenco”: saiba mais sobre a nova categoria do Oscar

A nova categoria busca homenagear os diretores de elenco, profissionais que selecionam os atores que compõem um filme. Em nota para a imprensa, o CEO da Academia, Bill Kraner, e a presidente da Academia, Janet Yang, falaram sobre a novidade.

“Os diretores de elenco desempenham um papel essencial na produção cinematográfica e, à medida que a Academia evolui, temos orgulho de adicionar esses profissionais às categorias que reconhecemos e celebramos”, disseram.

Richard Hicks, Kim Taylor-Colman e Debra Zane, diretores da Filial de Diretores de Elenco da Academia, também se manifestaram: “Em nome dos membros da Filial, gostaríamos de agradecer ao Conselho de Diretores, ao Comitê de Premiação e à liderança da Academia por seu apoio”.

“Este prêmio é um reconhecimento merecido aos talentos excepcionais de nossos diretores de elenco e uma prova dos esforços dedicados de nossa Filial”, completaram.

A Academia implementará a categoria na 98ª edição da cerimônia – ou seja, a premiação referente aos lançamentos de 2025. As regras de elegibilidade e votação para o novo troféu serão divulgadas em abril do próximo ano.

Por enquanto, a próxima edição do Oscar está marcada para o dia 10 de março de 2024. O evento será sediado no Teatro Dolby, na cidade de Los Angeles. Confira a lista de indicados aqui.

Não perca nenhuma novidade! Nos siga no X/Twitter, no Instagram e no TikTok.