in

#OQUEOUVIRDENOVO: A música despretensiosa e solar de BRVNKS

Pra quem gosta de Best CoastWavves, Chastity Belt e Drunk Mums

No começo do ano, fui introduzida ao projeto BRVNKS, da Bruna Guimarães. “Escuta, você vai gostar”, disse meu amigo Higor Garbo, que conhece a Bruna pessoalmente (e também conhece minhas afinidades musicais!). Então, entrei no Spotify pra conferir e… Realmente! Me deparei com uma música delicinha, com uma pegada bem surf-music/lo-fi que lembra Best Coast e Wavves

O EP Lanches, lançado no ano passado, é despretensioso. E todo o trabalho da jovem goiana, no geral.Eu faço o que me dá na telha sempre, por isso não consigo também ficar dando volta nesses assuntos mais conceituais.”

O nome do projeto? Explicação simples.“Brvnks é meu apelido desde a época do orkut, se pronuncia “brunks” de Bruna mesmo. Não tenho absolutamente nenhuma referência de Chvrches (perguntei se tinha alguma coisa relacionada) haha eu coloquei com v porque tinha algum dj que já usava os users como “brunks” e foi a única coisa que consegui pensar pra poder usar o nome.”

Veja a capa do disco:

Resultado de imagem para lanches brvnks

E como surgiu o nome do EP? Era uma brincadeira que eu tinha com alguns amigos, e porque eu sempre tive uma péssima alimentação, sempre comendo muito lanche. Começaram a me chamar assim, a gente sempre brincava com isso, e aí eu coloquei no EP.”

As músicas foram compostas por Bruna aos 17 anos, que diz não se recordar do momento exato em que sentou para escrever.“Eu gravei no celular e ia mandando pro Edimar, que hoje é meu baterista. Ele gostou, insistiu pra gente gravar de alguma maneira… Eu ia mandando pra ele as ideias e ele foi produzindo em casa, e saiu assim.  A arte quem fez foi o Eurico Luiz, um amigo meu de Nova Friburgo.”

Embora íntima do violão desde os 11 anos, Bruna não se enxergava como cantora quando compôs o EP de estreia.Na verdade eu nem sabia que cantava, e também não lembro como que eu ‘soube’. Acho que fui cantando aos poucos; ia mostrando pra alguns amigos os covers que fazia em casa e foram me falando que minha voz era boa.”
Modesta demais, a artista disse que a recepção foi “muito melhor do que esperava”“Eu achei que muita gente ia achar uma merda, por ser simples demais, acabou que muita gente gosta bastante.” 

E por que as músicas têm nomes de pessoas e são todas em inglês? “Eu não penso muito no nome das músicas, então se eu faço pra alguém às vezes eu coloco o nome da pessoa, não tem nada premeditado nas coisas que eu faço. Eu só sei escrever em inglês, e acho que combina mais com o som da banda. Não pretendo fazer nada em português, acho que não tem nada a ver.”
 
O clipe de “F.I.J.A.N.F.W.I.W.Y.T.B” me pareceu bastante curioso, com o pessoal da banda da BRVNKS comendo hambúrgueres e fritas. Li que tinha certa referência à The Velvet Underground & Nico e a um filme do diretor dinamarquês Jørgen Leth. Mas, Bruna não é muito ligada nesses conceitos.
“Nada do que a gente faz tem muito conceito por trás, todas as ideias vem no meio de conversas e muitas dessas ideias também vieram do Clever Cardoso, que foi o diretor do clipe. A gente sentou pra conversar, foi pensando em alguns cenários e fez. Estética é importante, mas não é o “mais”, a gente não fica por conta disso.”

Influências? “Eu gosto muito de Chastity Belt e Drunk Mums, na verdade eu queria que fosse mais pra esse lado no disco novo, ao invés de ser tão pop. Por incrível que pareça eu não ouço tanto Best Coast, que é o que todo mundo “compara”, mas se você for ouvir um e outro, eu acho que não parece não hahaha.”

Boa notícia!  Daqui dois meses deve sair um LP!

“Mas, a gente ainda não decidiu o que vamos fazer ou não. Depende de como sair tudo, tempo, grana, etc.”

Brvnks não quer ver a música como trabalho. “Não quero que seja uma obrigação. Eu faço porque tá sendo legal de todas as formas e não fico pressionando minha cabeça em querer nada específico.Tô bem satisfeita com a proporção que tomou já. Se for nesse ritmo, só de estar tocando e viajando, já fico feliz. Turnê mundial não é tão fácil né hahaha Mas, se rolasse, eu iria sim.”

Siga nossa playlist no Spotify!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *