5 músicas e álbuns inspirados em filmes que você precisa ouvir!

Chris Martin recentemente confirmou que o próximo álbum do Coldplay é inspirado em ‘Star Wars’.

Por em 15 de junho de 2021

Na hora de escrever músicas e álbuns, muitos artistas tiram inspiração de diversas situações e fatores, sejam eles uma experiência pessoal, uma pessoa, ou até mesmo filmes e programas de televisão. Sendo assim, existem diversos trabalhos de cantores que o público nem imagina que foram inspirados nessas produções.

Diferente de trilhas sonoras, essas músicas não são pensadas como parte de determinado filme. Ao contrário, elas são pensadas a partir deles.

Recentemente, o vocalista do Coldplay, Chris Martin, revelou que o novo álbum da banda foi inspirado no clássico ‘Stars Wars‘. Entretanto, esse não será o primeiro a ter um filme como inspiração!

músicas inspirados filmes
Foto: Reprodução/YouTube

5 músicas ou álbuns inspirados em filmes

1. Coldplay

O novo álbum do Coldplay está cada dia mais próximo. Mesmo ainda não tendo um nome oficial divulgado, a banda já começou a falar brevemente sobre as influências e inspirações por trás do trabalho.

O vocalista Chris Martin disse durante entrevista para o The Zach Sang Show que essa inspiração surgiu quando, assistindo novamente os filmes de ficção científica, ele começou a se perguntar como são as músicas em outros planetas. “Uma vez eu estava assistindo ‘Star Wars‘ e eles tiveram uma cena com a banda Cantina, certo? E eu fiquei tipo: ‘Como são os músicos ao redor do universo?’ e isso nos levou a toda essa situação, e agora aqui estamos”, disse.

O lead single ‘Higher Power‘ já aborda essa temática em seu videoclipe, que se passa em uma planeta fictício chamado Kaotica, onde a banda performa o single ao longo do vídeo.

2. Death By A Thousand Cuts – Taylor Swift

Taylor escreveu a música do álbum ‘Lover‘ inspirada no filme ‘Alguém Especial’, da Netflix. A comédia romântica conta a história de uma casal que termina o relacionamento após nove anos juntos. “É um filme sobre como ela tem que terminar esse relacionamento que ela não queria terminar porque ainda ama aquela pessoa, mas eles se afastaram e ele não é um idiota”, a cantora explicou durante entrevista a Elvis Duran. “É muito triste porque é realístico. O tempo passou e agora somos pessoas diferentes, e essa é a coisa mais devastadora”, completou.

Então, depois de assistir ao filme, a cantora decidiu que queria escrever uma música com base na dinâmica dos personagens. Foi assim que ela se juntou ao produtor e compositor Jack Antonoff para produzir a faixa. Taylor disse ainda, em entrevista a SiriusXM, que a letra favorita do álbum para ela é a ponte de ‘Death By A Thousand Cuts‘.

Leia também: Quem produziu? 5 produtores queridinhos das estrelas pop

3. American Gangster – Jay-Z

O álbum possui o mesmo nome do filme ‘American Gangster‘, entretanto, não possui nenhuma relação com a trilha sonora oficial do longa dirigido por Ridley Scott. A inspiração foi tanta, a ponto de acreditarem que durante as sessões de gravação do álbum, Jay-Z deixava os monitores do estúdio exibindo o filme.

Seguindo o mesmo conceito dos filmes, o rapper queria que os fãs ouvissem o trabalho por completo, para que entendessem a história pelo todo, não apenas através dos singles. A inspiração é também notada na temática do disco, que assim como o longa, aborta assuntos como violência e o estilo de vida gangster.

4. Cool Girl – Tove Lo

A faixa presente no álbum debut de Tove Lo, ‘Queen Of The Clouds‘, foi inspirada no famoso filme ‘Garota Exemplar’, do diretor David Fincher. Mais especificamente, no monólogo de Amy Dunne, protagonista interpretada por Rosamund Pike.

“Eu escrevi a música assim que terminei de assistir ‘Garota Exemplar’. É o momento que ela vai de vítima a psicopata”, a cantora contou para o The Sun. Para a BBC, ela disse que a música fala do sentimento frio da concepção de que em um relacionamento, quem sente menos é quem tem mais poder.

5. Black Swan – BTS

A música é parte do álbum ‘Map Of The Soul: 7‘ e teve como inspiração o memorável filme ‘Cisne Negro’, do diretor Darren Aronofsky. As referências ao longa podem ser notadas tanto na letra como no videoclipe da música. Nessa canção, BTS se aprofunda nos sentimentos sobre o que a música significa para eles como artistas, tangendo a temática da busca pela perfeição artística abordada no filme.

No clipe, os sete integrantes se apresentam em um grande palco, onde a luz foca totalmente neles e seus movimentos. É possível notar também a alternância dos figurinos entre as cores preto e branco, características marcantes dos momentos de confusão de Nina Sayers em ‘Cisne Negro’.


Qual dessas músicas e álbuns inspirados em filmes você já conhecia? Conta pra gente no Twitter!


Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!