ENEM: MC Fioti e mais 6 músicos que já foram citados na prova

O ENEM é conhecido por trazer questões de atualidades em suas provas

Por em 25 de janeiro de 2021

Ele é o momento! Não bastava Bum Bum Tam Tam ser o videoclipe brasileiro mais assistido do Youtube, o hit de MC Fioti teve seu comeback quase 4 anos depois, com direito até a aparição no ENEM.

Leia também: “Bum Bum Tam Tam” e outras músicas que bombaram em fatos marcantes

Videoclipe de Bum Bum Tam Tam (remix).

Além de um aumento de 200% nas reproduções de Bum Bum Tam Tam, que foi declarada a música oficial da Coronavac, a canção também foi citada em uma das questões do ENEM de 2020.

A questão falava sobre como as manifestações artísticas populares podem se basear em manifestações eruditas, como é o caso do funk de Fioti com a música clássica de Bach.

Foto: Divulgação.

Além da aparição do MC Fioti, você lembra de outros artistas que foram citados no ENEM? Aqui, separamos mais 6 músicos que apareceram na prova.

Emicida

Também na prova realizada nesse ano, Emicida esteve presente. Na capa dos 4 cadernos de prova do primeiro fim de semana, trechos de músicas do artista apareceram, sendo 3 delas de seu último álbum, AmarElo.

Após o término da prova, o cantor foi um dos assuntos mais comentados do Twitter e chegou a publicar uma matéria sobre o ocorrido na sua rede social:

Já o segundo fim de semana do ENEM não foi diferente. Trechos de músicas do Emicida estamparam os 4 cadernos de provas novamente.

Legião Urbana

Emicida não foi o primeiro artista a ser homenageado nas capas do ENEM. Em 2019, Legião Urbana foi a banda escolhida para ilustrar as primeiras páginas da prova. Durante o primeiro fim de semana, os 4 cadernos estiveram estampados com versos do grupo.

A canção Perfeição foi representada pelo trecho “Venha, o amor tem sempre a porta aberta”, A Via Láctea contou com os versos “Quando tudo está perdido, sempre existe um caminho”, a letra escolhida de Há Tempos foi “Disciplina é liberdade, compaixão é fortaleza” e Metal Contra as Nuvens teve o fragmento “Teremos coisas bonitas para contar”.

Videoclipe de Perfeição.

Já no segundo fim de semana de provas, foi Eduardo e Mônica, um dos maiores sucessos da banda, que apareceu.

Coldplay

No ENEM de 2010 foi a vez da banda britânica Coldplay aparecer na prova. No bloco de perguntas de língua inglesa, a letra da canção Viva La Vida foi citada na seguinte questão:

“Letras de músicas abordam temas que, de certa forma, podem ser reforçados pela repetição de trechos ou palavras. O fragmento da canção Viva La Vida, por exemplo, permite conhecer o relato de alguém que

A) costumava ter o mundo aos seus pés e, de repente, se viu sem nada.

B) almeja o título de rei e, por ele, tem enfrentado inúmeros inimigos.

C) causa pouco temor a seus inimigos, embora tenha muito poder.

D) limpava as ruas e, com seu esforço, tornou-se rei de seu povo.

E) tinha a chave para todos os castelos nos quais desejava morar.”

A resposta correta é a letra A.

Videoclipe de Viva La Vida.

Madonna

Já em 2019, outra artista pop ser citado na prova de inglês: a diva Madonna. Um trecho da canção In This Life, do álbum Erotica de 1992, apareceu numa questão de interpretação de texto.

A música fala sobre um amigo de Madonna que morreu aos 23 anos em decorrência da Aids, tornando a letra A a resposta correta.

Performance de In This Life.

Cazuza 

Quem também deu as caras na prova de 2019 foi o cantor Cazuza. A letra da música Blues da Piedade, composta por ele e Frejat, foi tema de uma das questões do ENEM.

Dado o refrão da música: “Vamos pedir piedade / Senhor, piedade! / Pra essa gente careta e covarde / Vamos pedir piedade / Senhor, piedade! / Lhes dê grandeza e um pouco de coragem”, o candidato tinha que interpretar a letra e dizer o que os versos queriam transmitir.

Performance de Blues da Piedade.

Caetano Veloso

Também na prova desse ano, 2020, esteve presente o músico Caetano Veloso. Em uma das questões, a letra de Alegria, Alegria foi citada.

Você lembra de algum outro artista que já foi citado no ENEM? Deixamos algum de fora? Conta pra gente nas nossas redes sociais!


Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!