in

Mariah Carey: a clássica voz de um símbolo natalino

mariah carey natalino

Há pouco menos de um mês para o Natal, All I Want For Christmas Is You, de Mariah Carey, ressurge nas paradas musicais como no dia do seu lançamento, há 26 anos. Isso torna Mariah uma das artistas mais aguardadas pelo público no período natalino.

Mas como a cantora se tornou esse sucesso de fim de ano?

All I Want For Christmas Is You: um sucesso natalino

Lançada em 29 de outubro de 1994, a canção faz parte do aclamado álbum Merry Christmas, além de ser a trilha sonora de muitos natais ao redor do mundo. Sendo assim, naquele momento, Mariah consagrava para sua carreira um futuro triunfante que a marcaria como um ícone artístico que sempre retorna aos ouvidos do público.

Para Carey, é visível sua preferência pela temporada de Natal, pois nessa época a cantora se dedica exclusivamente para entregar grandes produções que abordam as festas de fim de ano com seus famosos e tradicionais enfeites e personagens. A exemplo disso, na última noite de Halloween nos Estados Unidos, a artista já prepara seus admiradores para a grande celebração do ano.

Produção do hit natalino

A faixa de sucesso, apesar de atravessar gerações e gêneros musicais, quase não veio ao estrelato. Em uma entrevista para o The New York Times, Mariah afirmou que havia recusado a ideia de sua antiga gravadora, Columbia Records, de produzir um álbum de natal. Segundo a cantora, ela se encontrava em um momento de glória da sua carreira saindo do seu terceiro álbum, Music Box.

De acordo com ela, as coleções de Natal eram consideradas ultrapassadas.

“Não quero dar todo o tipo de crédito aos executivos de gravadoras”, disse Carey, “mas acho que acabou sendo um brilhante movimento de negócios”.

Conforme a norte-americana, All I Want For Christmas Is You surgiu em uma casa no interior de Nova York. Diante de um teclado, ela cantou um verso e uma melodia, e após isso, junto com seu colaborador Walter Afanasieff, gravaram os arranjos.

mariah carey natalino
Foto: Reprodução

Para Walter, produtor da canção My Heart Will Go On de Celine Dion, o processo de produção foi diferente.

Não sei como explicar a versão de Mariah das coisas. Eu sei que quando eu olho para os direitos autorais da música – 50 por cento para ela, 50 por cento para mim – nós dois escrevemos a música.

Por fim, Carey mais tarde finalizou a letra, enquanto Afanasieff finalizava a composição da faixa. Dentro do espírito natalino, a dupla enfeitava o estúdio onde finalmente no verão gravariam a música.

Como já dito, All I Want For Christmas Is You é uma canção que atravessa gêneros, principalmente público. Em meio a magia e ao milagre que o natal desperta, a cantora em 2011 juntamente com Justin Bieber integrou no álbum natalino do canadense, Under the Mistletoe, uma nova versão para a faixa, que contou com a gravação de um clipe ao lado de Bieber.

Mariah e o topo da Billboard como presente de natal

Em 2019, após 26 anos, o hit atemporal que registrou Mariah Carey como um símbolo além do que a música poderia lhe proporcionar, encontrava-se pela primeira vez no topo da parada musical da Billboard. A canção se tornou a primeira faixa natalina a comandar o chart desde The Chipmunk Song lançada em 1958.

Dessa forma, a música se transformou no primeiro #1 de Mariah Carey desde 2008 com Touch My Body e a 19ª em toda sua carreira. Entretanto, apesar do grande feito, Mariah em entrevista a Joe Coscarelli para o The New York Times declarou não se importar com os números alcançados.

É algo que vem dos meus fãs obstinados. Mas não preciso de mais nada para validar a existência dessa música. Eu sei que é brega e não me importo

Sendo assim, entende-se que não só por Mariah, mas como pelo público, All I Want For Christmas Is You adaptou-se a era digital, reinventou-se na contemporaneidade. Porém, permanecendo um clássico imutável.

Um império natalino

A artista não se satisfez apenas com o surgimento da canção, já que a partir dos reconhecimentos adquiridos pelo single do álbum Merry Christsmas, Mariah iniciou um enorme ciclo de divulgação, produção e shows advindos do sucesso natalino.

O começo de uma série de concertos no ano de 2014 com paradas em Las Vegas, Madrid, Londres e Paris a levou no ano passado a uma temporada de sucesso com um show esgotado no tradicional Madison Square Garden.

Além de uma pequena passagem pela literatura com o lançamento do seu livro intitulado All I Want For Christmas Is You, que foi adaptado pela Amazon e transformado em um filme de animação em 2017.

Logo após, no aniversário de 25 anos do álbum de Natal, a gravadora Sony Music lançou uma edição deluxe para o disco Merry Christmas contendo quatro novas interpretações do sucesso de Mariah.

Por fim, em 2019 diante de uma época de tantas celebrações para a faixa, a cantora nos presenteou com o novo clipe de All I Want For Christmas Is You dirigido por Joseph Khan, demonstrando deste modo a resistência de uma música que ultrapassa a linha do tempo.

Especial de Natal

Na quarta-feira (18), Mariah Carey anunciou um novo projeto temático de Natal. O Magical Christmas Special é uma produção audiovisual que será transmitido pelo serviço de streaming Apple TV+ no dia 4 dezembro. Aliás, o projeto conta com participações de diversos artistas como Jennifer Hudson, Ariana Grande, Tiffany Haddish e Snoop Dogg.

Mariah Carey na produção natalina
Foto: reprodução/Instagram

Segundo a Billboard, o especial de Natal será recheado de novas interpretações. Ariana Grande e Jennifer Hudson, por exemplo, irão se unir na interpretação do single principal e estarão presentes no videoclipe de Oh Santa!, que serão lançados em todas as plataformas de streaming também no dia 4 de dezembro.

Confira o teaser:

https://twitter.com/MariahCarey/status/1332312238791798788?s=20

A cantora é a produtora executiva do Magical Christmas Special, escrito por Caroline Fox.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *