in

Luísa Sonza fala sobre caso de racismo em entrevista; veja mais

“Cometi esse erro e me arrependo profundamente”, disse ela

luísa sonza
Foto: Divulgação

Luísa Sonza falou, nesta sexta-feira (3), sobre o caso de racismo no qual se envolveu em 2018. A artista comentou o assunto em entrevista com a youtuber Bianca DellaFancy.

Em 2020, a advogada Isabel Macedo por racismo. O episódio, no entanto, ocorreu em 2018, quando ela e a artista estavam em uma festa em Fernando de Noronha. Na época da abertura do processo, a advogada detalhou a situação em uma entrevista para o site Notícia Preta.

Isabel comentou: Era meu aniversário, eu tinha viajado sozinha e estava dançando, me divertindo e aproveitando a festa. Por um acaso parei atrás da Luísa. No evento tinham vários famosos, mas nem sabia quem era ela. Nunca tinha ouvido falar. Foi então que ela virou, bateu no meu ombro e disse “Pega um copo d’água pra mim?’. Eu respondi que não tinha entendido, ela repetiu a frase e completou ‘Você não trabalha aqui?’”

Ela completou, dizendo: “Não é demérito algum ser empregada, eu mesma já fui doméstica, a questão é por que a branquitude sempre nos enxerga nessa posição de serviçal? Por que nos entendem como pessoas que só podem servi-los mas nunca como pessoas que podem consumir, viver e viajar como eles?

Luísa Sonza se pronuncia sobre o caso de racismo

Em conversa com Bianca DellaFancy, Luísa Sonza falou abertamente sobre o caso. Ela assumiu o erro, e contou que passou por um longo processo interno para entender melhor a situação.

“Eu tive muita dificuldade de entender no começo. Por eu ser uma pessoa branca, e não ter vivido isso na pele. Então eu tive que realmente estudar para entender profundamente”, disse. “Cometi esse erro e me arrependo profundamente. Óbvio que não foi uma coisa intencional, óbvio que não. Mas gente comete isso diariamente”.

Ela prosseguiu: “Eu tive esse período de negação. Eu passei muito tempo assim. […] Até você realmente aceitar, e falar: ‘Não, eu realmente cometi um ato racista’”.

O caso foi arquivado em agosto deste ano. De acordo com o Splash UOL, Luísa e Isabel chegaram a um acordo. Como o processo correu em segredo de justiça, a defesa da advogada não divulgou o valor da indenização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *