O Lollapalooza Brasil deste ano acabou tendo quatro cancelamentos de suas atrações, sendo rapidamente substituídas por outros nomes para integrar o line-up. Em entrevista ao Splash UOL, a organização do festival explica mais sobre o caso e seus motivos. Entenda mais a seguir.
Entenda a questão dos cancelamentos do Lollapalooza Brasil
O primeiro artista a cancelar sua vinda ao Lollapalooza Brasil foi o Paramore, que era um dos headliners do sábado (23 de março), sendo substituído por Kings of Leon. Outros cancelamentos do festival foram Jaden, Rina Sawayama e Dove Cameron, substituídos por Greta Van Fleet e Jessie Reyez.
Leia mais: Lollapalooza Brasil 2024 anuncia cancelamentos; veja atualização
“Os motivos passam por doença, custos de viagens e o fator saúde mental, do qual não se fala tanto”, explicou Marcelo Beraldo, curador artístico do evento, em entrevista ao Splash UOL, afirmando que cancelamentos são um fenômeno em festivais do mundo todo.
A diretora mundial do festival, Leca Guimarães, contou ainda ao site que “não existe uma ‘cláusula de cancelamento’ nos contratos”. “Ter que sair correndo para achar uma atração disponível em tão pouco tempo é complicado. Tem que acionar os contatos, quase pedir favor. E normalmente sai caro”, complementou em fala ao UOL.
As fontes relembraram de quando o Foo Fighters, headliner de 2022, precisou cancelar sua apresentação devido a morte do baterista Taylor Hawkins (1972-2022). “Nenhum artista internacional que estava no país quis pegar o lugar — nem Miley Cyrus quis assumir mais um dia —, por saberem que não era uma substituição fácil”, escreveu o site.
No lugar, foi feita uma homenagem ao músico com a união inédita de Planet Hemp, Emicida e convidados. “O que aconteceu ali mostrou que a música existe mais para unir do que para separar”, finalizou Guimarães.
A edição de 2024 do Lollapalooza Brasil acontece nos dias 22, 23 e 24 de março, no Autódromo de Interlagos. Os ingressos seguem disponíveis online por meio do site da Ticketmaster.