in

BBB22: Entenda o significado da blusa de Linn da Quebrada

Peça feita foi feita por artista especialmente para a entrada da cantora no reality

bbb22 linn
Foto: Divulgação/ Globo

Na tarde de ontem (20), Arthur Aguiar, Jade Picon e Linn da Quebrada finalmente chegaram à casa mais vigiada do Brasil. Além da animação já esperada, um detalhe chamou a atenção dos espectadores. A blusa usada por Linn da Quebrada traz à tona um assunto fundamental, que vale ser discutido dentro e fora do BBB22.

A mulher estampada na camisa de Linn é Anastácia, mulher negra escravizada que é conhecida por uma imagem sua onde aparece amordaçada. A pintura original, do artista francês Jacques Etienne Arago, é datada entre os anos 1813 e 1820 e atravessou séculos por causa da notória violência à qual eram submetidos os negros escravizados no Brasil.

A blusa de Linn, no entanto, traz uma releitura. Feita pelo artista contemporâneo Yhuri Cruz, a blusa retira a mordaça da mulher e coloca nela um semblante feliz, cercado por flores.

Leia mais: BBB22 em 21/01: DR e papo sobre casal estão entre acontecimentos da madrugada

O conceito por traz da blusa de Linn da Quebrada no BBB22

A peça e obra tem nome de “Monumento à Voz de Anastácia”. Yhuri Cruz explica que esse gesto se propõe a massificar a ideia de liberdade. Inclusive, a arte contida na peça é parte de um trabalho realizado em 2019, que está à mostra na exposição “Um Brasil para os Brasileiros – Carolina Maria de Jesus”, no Instituto Moreira Salles, em São Paulo.

A boca de Anastácia, como não aparece na pintura original, foi inventada por Yhuri. O artista, que também é dramaturgo e escritor, chama a intervenção de “imagem inventada real”.

Ele explica ainda que o conceito tem a ver com a entrada de Linn na casa e a narrativa negra no Brasil em geral. A ideia é mostrar como inventar novas realidades melhores e que são de fato palpáveis.

Leia também: BBB22: Pedro Scooby revela ter boa relação com Piovani e surpreende internautas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *