in ,

Kpop no Brasil: Confira 9 grupos que já vieram ao país

Kpop: Grupos sul-coreanos em uma montagem com quatro fotos para ilustrar o kpop

Não é de hoje que o kpop vem dominando o Brasil, é provável que você já tenha escutado algum termo da cultura coreana por aí. Apesar de muitos acharem que o pop coreano teve sua explosão com BTS, não é bem assim. Isto é, em 2014, um dos maiores programas coreanos desembarcou no Brasil.

O “Music Bank“, um programa feito desde 1998 na Coreia, trouxe um Festival para o Rio de Janeiro. Como resultado do crescimento do gênero no país, grupos bastante conhecidos como SHINee , INFINITE e B.A.P passaram por aqui. Conforme o esperado, os ingressos acabaram rapidamente.

SHINee

Um dos grupos mais conhecidos no kpop veio ao Brasil duas vezes, mas performou apenas no “Music Bank Brasil“. No entanto, em 2014 o grupo não se apresentou completo no Festival. Já que um dos membros, Onew, estava em processo de recuperação de uma cirurgia nas cordas vocais. O grupo continua em atividade, mas sem Jonghyun que suicidou-se no fim de 2017.

B.A.P

Em 2014 o grupo sul-coreano estava em seu auge, mas agora as coisas estão bem diferentes. Aliás, pode dizer que é um grupo extinto. Já que sofreu disband e os quatro membros que restaram não renovaram contrato. No entanto, no “Music Bank Brasil“, o grupo também era um dos mais esperados da noite e claro, fizeram um show inesquecível.

INFINITE

Da mesma forma que os grupos anteriores, INFINITE também veio ao “Music Bank Brasil“. O grupo de kpop que canta o sucesso “Last Romeo” perdeu um integrante, mas ainda existe. Apesar de não ser tão conhecido no Brasil como BTS e EXO, INFINITE aqueceu o coração das fãs lançando música nova no começo do ano.

Super Junior

Apesar de ser um dos grupos mais famosos de kpop, o SuJu veio ao Brasil apenas uma vez. Mas foi tanto sucesso que em menos de dois dias os 7 mil ingressos esgotaram. A apresentação aconteceu em 2013 com a turnê “Super Junior 5“. Além disso, há um documentário do grupo pela América do Sul e no Brasil eles arriscaram cantar até uma música em português.

VIXX

Em 2014 o VIXX veio ao Brasil para um evento de kpop gratuito. Com o intuito de promover ainda mais o k-pop, eles deram entrevistas em alguns programas de TV. Desde então, os fãs do grupo cresceram bastante, junto com o pop coreano.

UNIQ

Em 2016 o UNIQ veio ao Brasil para uma apresentação única em São Paulo. Além disso, eles também foram em alguns programas promover o kpop e provaram comidas brasileiras. Em 2017 foi anunciada uma pausa por problemas de promoção do grupo e os membros deram continuidade a projetos solos.

BTS

Um dos maiores grupos de kpop no Brasil e no mundo, o BTS já veio ao Brasil quatro vezes. A princípio, a primeira vez, em 2014, foi um show menor para 1500 pessoas. Mas em 2015 foi bem maior e teve que ser transferido por conta da procura de ingressos. Assim como 2017 e a mais recente em 2019 que tiveram a primeira noite esgotada e foi adicionado um show extra.

Monsta X

Similarmente ao BTS, o Monsta X é um dos principais grupos de pop atualmente e eles vão voltar ao Brasil ainda este ano. Mas não é a primeira vez do grupo por aqui. Em 2018 o Monsta X veio ao Brasil com apresentação única em São Paulo. Só que o sucesso foi tanto que eles voltam com a turnê mundial “WE ARE HERE” em julho com quase todos os ingressos esgotados.

4Minute

O 4Minute acabou em 2016, mas em 2011 elas vieram ao Brasil. Na ocasião, o girlgroup veio ao “United Cube – Fantasy Land” que aconteceu em São Paulo. Além disso, a cantora G.NA e o grupo B2ST também performaram no festival.

Kpop no Brasil

Apesar de ter suas raízes no Brasil há muito tempo com grupos tradicionais, é inegável a febre que o BTS trouxe. Não há uma pessoa que não tenha ouvido falar, bem ou mal, do grupo sul-coreano. Mas um dos picos do kpop no Brasil foi com “Gangnam Style” do PSY.

De fato, a música foi lançada em 2012, antes mesmo do BTS ser formado. Mas ainda que pouco, o kpop era um pouco conhecido. Antes mesmo do PSY, mas também em 2012, o NU’EST lançou “Face” que chegou até a tocar em rádios.

É inegável o sucesso de grupos como EXO, BlackPink e Girls Generation, entre outros no Brasil. Mesmo que os grupos em questão nunca tiveram a chance de vir para cá. Além disso, é possível ver produtos de grupos sul-coreanos sendo vendidos em cada canto do Brasil. Dessa forma, o kpop só cresce no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *