A banda britânica Keane realizou em São Paulo, no sábado (9), seu último show no Brasil para a turnê de 20 anos do álbum “Hopes and Fears“. O grupo também passou por Curitiba na última terça (5) e no Rio de Janeiro na última quinta-feira (7).
O quarteto formado por Tom Chaplin (vocal), Tim Rice-Oxley (teclado), Richard Hughes (bateria) e Jesse Quin (baixo) esbanjou carisma e vitalidade na apresentação. A premissa foi similar ao show do Rio, com homenagens prestadas ao fã-clube brasileiro da banda e um cover de “Under Pressure”, de Queen e David Bowie.
Veja fotos do show do Keane em São Paulo
Show marca 20 anos de álbum de estreia
A turnê celebra o aniversário de duas décadas do primeiro álbum dos britânicos. “Hopes and Fears” é um dos álbuns mais vendidos da história do Reino Unidos e teve a comercialização de mais de 10 milhões de cópias mundialmente.
Em pouco mais de duas horas, o show passeou pelas 12 faixas do disco, incluindo as famosas “Everybody’s Changing” e “Somewhere Only We Know” – esta última com direito ao coro a capela do público.
Entretanto, sucessos de outros álbuns não ficaram de fora, como foi o caso de “Crystal Ball”, do disco “Under The Iron Sea” (2006), e “Sovereign Light Café”, de “Strangeland” (2012). No encore, a banda atendeu a um dos pedidos dos fãs e tocou “Disconnected” (2012).
Um dos pontos altos do show do Keane é a entrega dos integrantes na execução, que brilha tanto nas faixas enérgicas quanto nas canções introspectivas. A cenografia das apresentações também carrega um papel cuidadoso na apresentação, ornando com as diferentes oscilações que a banda traz em suas músicas – destaque para uma penumbra hipnotizante durante a melódica “A Bad Dream”.
Outro ponto a se destacar é a sinergia entre os integrantes. Tim, Tom, Richard e Jesse interagem entre si em diversos momentos, evidenciando a boa relação que sustenta o quarteto. “Acho engraçado, porque as pessoas geralmente veem a gente como uma banda bem romântica. Mas eu penso que muitas dessas músicas falam mesmo sobre amizade”, contou Tim em entrevista ao Tracklist sobre o significado das letras de “Hopes and Fears”.
Além disso, a troca entre banda e plateia foi constante ao longo do show. Sob fortes aplausos e reverências, o vocalista Tom Chaplin agradeceu ao público brasileiro e lembrou o carinho dos fãs em outras ocasiões – esta foi a sexta passagem dos britânicos pelo país. “Esperamos voltar muito em breve”, prometeu Tom enrolado à bandeira do Brasil entregue pelos fãs.
Após o show do Keane em São Paulo, a banda segue em turnê pela América do Sul. Até o momento, o quarteto segue com as comemorações de seu álbum de estreia – mas um novo material é aguardado com ansiedade pelos fãs. O último lançamento da banda foi “Cause and Effect”, de 2019.
Confira o setlist:
- Can’t Stop Now
- Silenced by the Night
- Bend and Break
- Your Eyes Open
- Nothing in My Way
- Spiralling
- Sunshine
- The Way I Feel
- The Frog Prince
- You Are Young
- Everybody’s Changing
- Hamburg Song
- Untitled 1
- A Bad Dream
- Perfect Symmetry
- Is It Any Wonder?
- She Has No Time
- This Is the Last Time
- Crystal Ball
- Somewhere Only We Know
Encore
- Disconnected
- We Might as Well Be Strangers
- Sovereign Light Café
- Under Pressure (Queen & David Bowie cover)
- Bedshaped
Colaborou Amanda Chaves